A Boeing, a SkyNRG e a SkyNRG Americas anunciaram uma parceria focada em aumentar a disponibilidade e o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês) em todo o mundo, com foco na expansão da capacidade de produção, conscientização e engajamento de públicos de interesse em toda a cadeia de valor, incluindo companhias aéreas, governos e organizações ambientais.
A SkyNRG é líder na indústria de SAF em várias frentes: ela adquire e fornece combustíveis sustentáveis de aviação, desenvolve capacidade de produção, assessora em decisões políticas e gerencia programas corporativos de SAF. Já a SkyNRG Americas é uma nova empresa focada no crescimento da produção de SAF na América do Norte. Sua primeira instalação de produção exclusiva de SAF nos EUA abastecerá aeroportos e companhias aéreas na Costa Oeste do país. O investimento da Boeing no projeto inclui a compra antecipada de SAF desta instalação para uso em voos de teste da empresa e em outras operações.
A parceria se baseia no fato da Boeing ser uma das empresas pioneiras no uso deste tipo de combustível, com os primeiros voos do teste de SAF ocorrendo em 2008. Além disso, a empresa ajudou a obter aprovação do combustível para uso comercial em 2011. O Boeing ecoDemonstrator usa SAF em todos os voos e, em 2018, realizou o primeiro voo do mundo usando 100% de SAF em um avião comercial. No início deste ano, a Boeing assumiu o compromisso que seus aviões comerciais possam voar e sejam certificados para usar 100% de SAF até 2030.
Junto da parceria, a Boeing também investirá no projeto de produção de SAF que a SkyNRG Americas atualmente desenvolve com a companhia aérea Alaska Airlines.