fbpx

Brasil e Catar acabam de vez com a exigência de visto

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Os governos do Brasil e Catar assinaram um acordo de isenção de visto para seus habitantes que desejarem conhecer algum dos dois países. De agora em diante, os turistas podem ficar até 90 dias nos países, sem a necessidade de apresentar o visto. O acordo foi publicado na última terça-feira (14) no Diário Oficial da União.

Cidadãos dos dois países que tiverem passaporte comum, válido por no mínimo seis meses, podem entrar e permanecer por até 90 dias no território alheio – anteriormente, o tempo máximo de brasileiros em estadia no Catar sem visto era de até 30 dias. Com a decisão, o governo brasileiro espera atrair investidores, mas também movimentar o turismo no Brasil.

O acordo foi assinado em outubro do ano passado, quando o presidente Jair Bolsonaro esteve no Catar. Além da importância no turismo e economia, o novo acordo entre os países também favorece o esporte.

Uma isenção de visto, a longo prazo, favorece brasileiros que pretendem conhecer o país árabe para acompanhar a principal competição de futebol entre nações: a Copa do Mundo. Com a não obrigatoriedade de apresentação deste documento, fica mais em conta – e menos burocrático – ver a competição em 2022.


Como era antes?

Anteriormente, brasileiros que chegavam ao Catar recebiam um visto no aeroporto, o chamado visto On Arrival. Com a nova decisão dos governos, os brasileiros que resolverem visitar o país não precisarão da documentação e poderão ficar no Catar por até 90 dias.


Isenção de visto

Durante o governo Bolsonaro, o Brasil isentou o visto de vários países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, por exemplo. No entanto, a medida nunca foi recíproca, ou seja, brasileiros continuam tendo de apresentar visto para entrarem nestes países. Dessa vez, as relações entre os governos deram match e a nova medida deve entrar em vigor nos próximos 30 dias.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.