fbpx

Brasil e EUA fecham acordo para fim dos vistos

Notícias

Por Fábio Vilela

Ontem passou uma nota no Jornal Nacional que Brasil e EUA assinaram uma acordo para o fim da exigência visto americano e também do brasileiro entre as nações.

É a primeira vez da historia, que de fato, existe um documento assinado pelo governo dos dois países !

A reportagem completa está no jornal  O Globo.

“BRASÍLIA – O Brasil e os Estados Unidos assinaram uma declaração conjunta nesta quarta-feira para facilitar as viagens entre os dois países. O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e pela secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, e determina a criação de um grupo de trabalho sobre assuntos relativos a vistos.

O documento cita que, em encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em abril, os dois “se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”

Mais cedo, Janet Napolitano assinou um convênio com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para acelerar e garantir segurança ao fluxo de mercadorias entre os dois países. De acordo com Luís Felipe Barros, subsecretário de Aduana e Relações Internacionais substituto da Receita Federal, a iniciativa é o primeiro passo para a definição de critérios reconhecidos entre os dois países para identificar empresas confiáveis. Assim, na aduana, uma empresa norte-americana que já estiver nessa lista enfrentará menos barreiras para colocar seus produtos aqui. Da mesma forma, mercadorias de companhias brasileiras terão trânsito facilitado nos Estados Unidos.

– Essa declaração cria bases, pois fomenta a troca de informações, um trabalho conjunto na análise de riscos. Os critérios vão dizer que operadora é confiável ou não para negociar com o Brasil e serão utilizados na relação com outros países, além dos Estados Unidos – disse Barros.

Segundo ele, o projeto-piloto está avançado.

– Temos prospecção de quais seriam as empresas e os aeroportos que participariam. Ainda este ano queremos cargas indo e vindo dessa forma. (O intercâmbio) será entre um principal aeroporto do Brasil e um principal dos Estados Unidos – ressaltou.

Ele observou que, para o Brasil, interessa também receber informações antecipadas de passageiros, para saber quais representam risco ou não.

– Estamos falando em equilíbrio entre agilidade e segurança. E isso resultará em benefício também sob a ótica do controle do passageiro – ressaltou.”

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.