Brasil e México vão retomar sistema de visto eletrônico para viagens entre os países

Notícias

Por Igor Tonetti

Boa notícia para o viajante brasileiro que deseja conhecer o México! Os países assinaram um acordo bilateral que deixará de exigir vistos físicos para os viajantes de ambas as nações. Dessa forma, será necessário apenas o visto eletrônico – que poderá ser feito online, sem a necessidade de ir a um consulado.

mexico capa

O anúncio foi feito pelo Ministério de Relações Internacionais que, em nota, informou que os governos de ambos os países estudam maneiras de facilitar a mobilidade de seus cidadãos.

“No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países”.

Há um certo tempo, o visto eletrônico já chegou a ser adotado pelos dois países, mas durou pouco tempo. Contudo, em agosto do ano passado, apenas nove meses de funcionamento, o México voltou a exigir do Brasil a autorização física para a entrada em seu país.

Embora anunciado em julho, o acordo já estava discutido desde abril, quando o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve no México para o encontro da 5ª Reunião Binacional Brasil-México. O acordo foi tratado com a secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra.


Comentário

Apesar do anúncio, até momento não foi definida uma data para que a nova política de vistos seja iniciada. Contudo, de acordo com o comunicado oficial do governo brasileiro é esperado que a nova norma seja implementada nos próximos meses.

Hoje em dia, para conseguir permissão de entrada ao México, sem a necessidade de visto físico a pessoa de ter um visto válido e vigente ou então residência permanente em países como Canadá, Estados Unidos, nações que integram o Espaço Schengen, Japão ou Reino Unido.

Com a notícia, o México se torna o segundo país a liberar o turista brasileiro da obrigatoriedade de visto físico. O primeiro foi o Japão, que em março anunciou o fim do visto físico para o viajante do Brasil.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.