O Ministério do Turismo do Brasil assinou na última quinta-feira (19) a adesão ao Código Internacional para a Proteção de Turistas (ICPT), junto à Organização Mundial do Turismo (OMT). Com isso, o país assume o compromisso de debater ações para proteger turistas em situações de emergência.
De acordo com Celso Sabino, Ministro do Turismo, essa nova adesão tem como foco a melhoria da experiência turística no Brasil.
“Este é mais um resultado do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo com foco na melhoria da experiência turística no Brasil, bem como sua segurança em todos os aspectos. Acredito que a assinatura de hoje representa um novo momento no turismo do nosso país”.
Novo compromisso
A adesão ao Código Internacional para a Proteção de Turistas (ICPT) trata-se de um conjunto abrangente de princípios e recomendações para a proteção de turistas em situações de emergência – não somente limitado a pandemias – e os direitos dos consumidores. Esse compromisso tem como objetivo restaurar a confiança das viagens e fornecer garantias aos viajantes estrangeiros.
Com a adesão, o Brasil passa a fazer parte da rede de países que se comprometem com os turistas, devendo informar ao Secretário-Geral da entidade sobre sua aplicação em seu país com o objetivo de compartilhar conhecimentos, experiências e práticas recomendadas.
Comentário
Ótima notícia para os turistas estrangeiros, já que, com a adesão ao Código Internacional para a Proteção de Turistas (ICPT), o Brasil assume um compromisso de passar uma confiança melhor aos viajantes. Vale destacar que o país assume o compromisso para proteger turistas em situações de emergência.
O que você achou da novidade? Para mais informações, acesse o site do Ministério do Turismo.