O ano de 2025 chegou, e que tal começarmos o ano olhando um pouco para trás e conferindo os resultados de 2024? Sendo assim, de acordo com dados levantados pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), no ano passado o Brasil foi o quarto país no mundo com maior número de voos domésticos realizados. Confira!
Brasil sobe para quarto lugar na lista de países com mais voos domésticos
No fim do ano passado, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que é uma associação global das companhias aéreas, que representa, promove e regula as normas e práticas do setor de aviação comercial, divulgou o seu ranking anual, onde o Brasil está posicionado como o quarto colocado dentro da lista de países com maiores mercados de voos domésticos do mundo.
De acordo com o Ministério do Turismo, a ascensão do Brasil a quarta posição é sinal de uma recuperação do número de passageiros internos depois da pandemia de COVID -19 que começou em 2020. O Ministério também afirma que o crescimento dos números segue uma tendencia global, que pode ser vista em outros países como os Estados Unidos, China e Japão, que são os ocupantes do pódio.
Aumento do número de voos domésticos em 2024
Em nota, o Ministério do Turismo também afirma que o crescimento do número de voos domésticos no Brasil em 2024 foi acima da média global, atingindo um percentual de 6,6%, sendo que a média entre os outros países foi de 5,6%.
Outro dado interessante levantado pela IATA sobre os voos domésticos brasileiros, é de que até o mês de julho, já haviam sido transportados cerca de 44 milhões de passageiros, um número bem surpreendente.
Influência do Voa Brasil nos números
Em julho de 2024, o Governo Federal iniciou o programa Voa Brasil, que é o primeiro programa social da aviação brasileira, e que tem como objetivo tornar o transporte aéreo mais acessível e democrático no Brasil. Para isso, o programa permite que seus beneficiários viagem pelo país com passagens aéreas no valor de até R$ 200, por trecho, sem contar a taxa de embarque.
Desde o início de suas atividades, o Voa Brasil já comercializou cerca de 10,4 mil passagens para mais de 68 destinos diferentes dentro do Brasil. Sendo assim, é possível ver uma forte influência do programa na ascensão do número de voos domésticos brasileiros.
Para entender mais sobre o Voa Brasil, confira esta matéria do Passageiro de Primeira.
Comentário
É sempre muito positivo observar o crescimento no número de voos domésticos, pois isso demonstra que a aviação está se tornando cada vez mais acessível para a população. Além disso, reflete uma preferência crescente por destinos nacionais durante os períodos de recesso, o que representa uma excelente notícia para o fortalecimento do turismo brasileiro.
E você, qual foi o último destino nacional que você conheceu? Conte para nós aqui nos comentários!