fbpx

Brasil tem 9 aeroportos entre os mais pontuais do mundo

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A OAG – provedora global de dados de aviação – divulgou uma lista com os aeroportos mais pontuais do mundo. O ranking foi criado com base em 57 milhões registros de voos feitos em 2019, e o Brasil marcou presença com nove aeroportos que se encaixam nessas categorias.


Aeroportos mais pontuais do mundo

Esse documento conta com os 20 aeroportos mais pontuais nas categorias pequenos (2,5 a 5 milhões de assentos), médios (5 a 10 milhões de assentos), grandes (10 a 20 milhões de assentos), muito grandes (20 a 30 milhões de assentos) e megas (mais de 30 milhões de assentos).

Muito grandes:

Entre os aeroportos, está o de Guarulhos, em São Paulo. Ele se destacou na categoria, ficando em quarto lugar, com 81,39% dos voos no horário. Na frente dele, apenas o aeroporto de Istambul, na Turquia, Mineápolis e Detroit, nos Estados Unidos.

Grandes:

Também ocupando o quarto lugar, ficou o aeroporto de Brasília, com 85,4% dos voos no horário. Essa lista também contemplou o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, que ficou na 12ª colocação, com 82,21% de pontualidade. À frente de Brasília estava apenas o aeroporto de Osaka, São Petesburgo e Honolulu. Já Congonhas ficou a frente de grandes hubs mundiais, como por exemplo o aeroporto de Abu Dhabi, que ocupou a 14ª posição.

Médios:

Essa categoria foi a que mais contou com os brasileiros, tendo quatro na lista. Recife, com 82,64%, é o mais bem colocado, na sétima colocação. Depois do aeroporto nordestino ainda contamos com Galeão, no Rio de Janeiro (82,06%) e Belo Horizonte, com 81,55%. Santos Dumont, outro aeroporto localizado na capital fluminense ficou com o 15º lugar, com 80,91% de pontualidade. Quem liderou a lista foi o aeroporto do Panamá, com mais de 92% dos voos pontuais.

Pequenos:

Nos aeroportos pequenos, os representantes brasileiros foram Fortaleza e Curitiba. A capital cearense ficou em 11º, empatada com o aeroporto japonês de Kagoshima, ambas com 83,34% de pontualidade. Já a capital paranaense ficou em 18º, sendo 82,49% pontual.

Mega:

O Brasil não possui aeroportos classificados como Mega, com isso ela foi a única categoria que não contou com nenhum aeroporto nacional. Quem liderou a categoria foi o aeroporto de Moscou, seguido por Tóquio, Cingapura, Atlanta e Seattle.


Ranking

Para ver o ranking completo de todas as categorias, é só clicar na imagem abaixo:


Comentário

É muito legal ver que nove(!) aeroportos nacionais estão entre os mais pontuais do mundo, em suas respectivas categorias. Apesar de ser um dever (a pontualidade), sabemos que alguns anos atrás essa não era a realidade no Brasil.

De qualquer forma, o que você achou dessa lista?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.