“E aí, meu povo! Como estamos?”. Espero que estejam bem porque eu estou melhor impossível – afinal, hoje me apresento oficialmente aqui no Passageiro de Primeira, o que é uma alegria enorme para mim! Para quem não me conhece, eu sou Priscila Brisighello, mais conhecida como Brise do @brisepelomundo, e trabalho no PP desde julho de 2021, começando a parceria exatamente no mesmo dia em que o site completou 10 anos de vida! Iniciei com o pé direito, não é mesmo?!
Mas vamos ao que interessa: afinal, quem sou eu? Por que estou aqui?! Bora lá que eu te conto 🙂 !
Quem é a Brise?
Botucatuense e filha de uma professora com um fazendeiro, eu tinha tudo para ficar na minha zona de conforto: morava em uma cidade razoavelmente pequena e convivia em um ambiente onde poucas pessoas tinham o costume de viajar, mesmo que dentro do Brasil. Inclusive, minha própria família dificilmente saía de Botucatu – quando muito, íamos ao litoral paulista, como Guarujá e Maresias, de carro.
No entanto, aquariana que sou (peço já desculpas àqueles que consideram isso uma baboseira), fui na contramão do esperado. Aos meus 15 anos de idade, em vez de pedir aos meus pais a tradicional festa de debutante, que todas as minhas amigas faziam, eu pedi uma viagem. Era o início de um vício e de uma tradição, pois, desde então, viajo anualmente com minha mãe.
De lá para cá, eu viajei muito pelo Brasil e, no anseio de poder fazer cada vez mais, descobri ocasionalmente os programas de fidelidade. Tudo começou com um cartão TAM Itau Visa Gold – não sei ao certo quando, mas o último registro que tenho no meu e-mail é datado em 2012. Apostaria, talvez, que meu início no mundo das milhas se deu no ano de 2011, porém minha memória é péssima, como podem perceber.
No meu Instagram, eu me defino como “milheira há mais de 10 anos, mesmo quando era universitária e não tinha um tostão no bolso”. Pois é, mesmo sendo universitária, eu dava um jeito de viajar – e as milhas têm uma enorme responsabilidade na concretização dos meus planos. Graças a elas, eu pude começar a me aventurar pelo mundo, pois reduziam consideravelmente os custos das minhas viagens, tornando-as possíveis financeiramente. Sabem como é o orçamento de um estagiário…
Depois de concluir minha graduação (a quem deseja saber, sou formada em Administração de Empresas pela FGV), eu me tornei concurseira e o mundo dos programas de fidelidade veio com um novo propósito. Antes, se eu acumulava pontos e milhas para viajar a lazer, naquele momento o foco era conseguir resgatar passagens aéreas para prestar provas nos quatro cantos do Brasil. Era um gasto a menos diante da enorme vazão de dinheiro que é ser concurseiro: materiais, inscrições, hotéis, transporte, alimentação e afins. Haja grana pra quem não estava recebendo absolutamente nada (na época, eu me dedicava 100% aos estudos)!
A notícia da nomeação chegou em 2015, depois de pouco mais de dois anos nesta vida de concurso público: eu havia passado no cargo de Auditora Fiscal do município de São Bernardo do Campo/SP, local onde atuo até então. Com uma situação financeira melhor, pude, finalmente, cruzar os oceanos e levar minha mãe, que tanto me apoiou nesta trajetória, para conhecer a terra das nossas origens: a Itália e a cidade de Brisighella, uno dei borghi più belli d’Italia e que carrega o meu sobrenome. Promessa feita é promessa cumprida – mas confesso que os programas de fidelidade facilitaram e muito com a minha vida.
Aos 32 anos de idade, depois de muito viajar, comecei a me aventurar no mundo das executivas, salas VIP e hotéis de luxo. Como sempre afirmo, eu vou até onde o meu braço alcança – e é justamente por isso que me mantive firme e constante por mais de 10 anos neste processo de aprendizado sobre os programas de fidelidade, sem pular as etapas da minha caminhada. Em vez de me comparar com as demais pessoas e suas experiências, resolvi aproveitar cada detalhe da minha jornada para chegar onde eu estou – e olhem só como fui longe!
Além de compartilhar meu conhecimento no Instagram, estou escrevendo para o Passageiro de Primeira, site que me ajudou e muito neste processo de aprendizado dos programas de fidelidade. Em tempos em que o Instagram era somente uma rede social de fotos, ser leitora de um site como o PP foi fundamental para a construção de tudo o que sei hoje (sim, sou da época em que só existia o Fábio!). Por isso mesmo, não me canso de reforçar: é uma honra imensa estar aqui.
Como eu posso ajudar?
Como falei, estou neste mundo das milhas há muito tempo. Acertei bastante, errei na mesma proporção, tropecei, levantei e segui para chegar no patamar de hoje. Mas saiba: assim como eu, muitos passam por este processo, pois se existe algo em comum entre os “milheiros” é que todos começaram da etapa zero. O importante é você dar o seu primeiro passo, não importa em qual nível de conhecimento esteja.
Apenas comece – e eu, assim como toda a equipe do Passageiro de Primeira, estou aqui para lhe ajudar. Espero contribuir nesta sua caminhada de tornar suas experiências ainda mais incríveis, de construir histórias em sua vida e de realizar os seus sonhos, independentemente do tamanho que eles sejam! Eu comecei sozinha, sem nenhuma referência no meu círculo social e praticamente zerada de recurso financeiro – e ainda assim foi possível, então por que não seria para você? O mundo dos programas de fidelidade é para todos!
E nós não precisamos focar somente nos programas de fidelidade, não é mesmo? Por exemplo, eu sou pós-graduada em Gestão de Meios de Hospedagem no SENAC, então assuntos como hotelaria me interessam muito. Mas preciso abrir o jogo com você: em relação às viagens, se tem algo que eu AMO conversar é sobre a gastronomia local (incluindo no papo a boa cervejinha, é claro!). O sangue italiano não me deixa mentir. Falar sobre comida é uma enorme paixão – e melhor ainda se eu poder unir o útil com o agradável, tendo experiências gastronômicas e usando os programas de fidelidade a meu favor. Já pensou?!
Bora trabalhar!
Então é isso: deixei de ser ghost writer para oficialmente me tornar a Brise que trabalha no PP! Espero que vocês desfrutem dos meus textos, da minha escrita e, principalmente, do conteúdo passado. A ideia é colaborar sempre, seja com o site e seja com vocês!
Ao Ale, obrigada pelo primeiro contato. Confesso que até hoje não sei direito como me achou no Instagram, mas que bom que me encontrou! Ao Fábio e Lorenzo, com quem eu conversei antes de fazer parte da equipe, muito obrigada pela confiança! Derek, Gabriel, Thiago, Igor, Raimundo, Dymitri, Rodrigo e todos os demais colunistas, uma honra poder trabalhar com vocês!
Por fim, queria também agradecer a quem chegou até aqui! Obrigada pelo carinho em querer saber mais sobre quem é a tal da Brise. A gente se tromba por aí nos meus próximos textos e no meu instagram @brisepelomundo!
Um forte abraço e até mais,
Brise