fbpx

Catar adiciona o Brasil na “Lista Verde” e facilita a entrada no país

Notícias

Por Raimundo Junior

O site do Ministério da Saúde Pública (Ministry of Public Health) do Catar, divulgou as novas regras para entrada no País a contar da próxima quarta-feira, 06/10. A boa notícia é que o Brasil agora faz parte da Lista Verde (Green List), o que enquadra os viajantes vindos do Brasil, dentre aqueles em que são exigidas medidas menos rígidas para o ingresso no país árabe.

Doha


Política de retorno da atividade turística

O conjunto de medidas referidas, têm como foco a política de reabertura turística do Catar. Essas medidas serão aplicadas, efetivamente, a contar da próxima quarta-feira, 06/10.

Para fins de controle, os países foram classificados em três listas:

  1. Lista Verde;
  2. Lista Vermelha;
  3. Lista Vermelha Excepcional (Países de alto-risco).

Há, também, diferença de exigências, conforme o viajante seja cidadão/residente no Catar e demais países do Conselho de Cooperação do Golfo, ou turista.

Também são diferenciados pelo status da vacinação, assim como pelo tipo de vacina recebida, em relação àquelas com aprovação definitiva ou condicional (provisória), pelo Ministério da Saúde Pública do Catar.


Categorias de vacinas

As exigências sanitárias variam conforme os critérios acima descritos, inclusive em relação ao status do registro do imunizante perante o Ministério da Saúde Pública do Catar.

Nesse quesito, as vacinas são classificadas conforme tenham recebido a aprovação e registro definitivo pelo Ministério da Saúde, ou tenham apenas aprovação e registro provisório (condicional).

Sob esse critério, as vacinas estão assim classificadas:

A boa notícia é que todos os imunizantes aplicados no Brasil estão contemplados.


Status da imunização

Apesar da boa notícia de todos os nossos imunizantes estarem abrangidos, é preciso observar que as regras para as vacinas com aprovação provisória, são mais redigidas.

Para as vacinas do primeiro grupo (aprovadas/registro definitivo), basta a comprovação da aplicação da última dose/dose única há 14 dias, para que o viajante seja considerando como totalmente imunizado.

Entretanto, para os que receberam uma das vacinas com aprovação/registro condicional (provisório), além da prova de ter tomado as duas doses da vacina há pelo menos 14 dias, deverá o viajante apresentar um teste de anticorpos com resultado positivo, realizado nos últimos 30 dias antes da chegada ao Catar.

Para os viajantes que tomaram uma das vacinas com aprovação/registro condicional (provisório), e adicionalmente receberam uma terceira dose de reforço das vacinas Pfizer ou Moderna, o teste de anticorpos fica dispensado, bastando a prova que que recebeu a dose de reforço (das vacinas Pfizer ou Moderna) há pelo menos 14 dias.


Dos requisitos de entrada conforme a origem

As regras divulgadas são bastante abrangentes e detalhadas. Além da imunização completa, como acima mencionado, agrupa os viajantes conforme sejam ou não nacionais/residentes do Catar, estejam ou não completamente imunizados e conforme a classificação do país de proveniência (Lista Verde, Vermelha ou Vermelha Excepcional).

Na classificação por lista de países de origem, para os viajantes provenientes dos países da Lista Verde, estabelece os subgrupos A e B, sendo o primeiro para os nacionais e/ou residentes no Catar e demais países do Conselho de Cooperação do Golfo e o segundo para os turistas/visitantes:

  • Lista Verde – Grupo A: nacionais do Catar ou de países do Conselho de Cooperação do Golfo e residentes no Catar

  • Lista Verde – Grupo B: turistas/visitantes (Brasil)

Catar Brasil Lista Verde

  • Lista Vermelha – Grupo A: nacionais do Catar ou de países do Conselho de Cooperação do Golfo e residentes no Catar

  • Lista Vermelha – Grupo B: turistas/visitantes

Catar Brasil Lista Verde

  • Lista Vermelha Excepcional – Grupo A: nacionais do Catar ou de países do Conselho de Cooperação do Golfo e residentes no Catar

Catar Brasil Lista Verde

  • Lista Vermelha Excepcional – Grupo B: turistas/visitantes

Catar Brasil Lista Verde


A classificação dos países

Como mostramos acima, os países foram classificados em três diferentes categorias, conforme o risco potencial de transmissibilidade atual do Coronavírus: Green List (Lista Verde), Red List (Lista Vermelha) e Exceptional Red List (Lista Vermelha Excepcional).

Como a lista é extensa, não convém nominar aqui todos os países de cada lista, que você poderá acessar clicando nos links abaixo:

Analisando as listas, interessa dizer que Brasil e América do Sul (exceto Suriname), praticamente toda a Europa, com raras exceções (Montenegro e Sérvia), além de boa parte da América Central e Caribe, mais toda a América do Norte, estão incluídos na lista verde.

Da lista vermelha, chama a atenção o Egito, destino relativamente popular dos viajantes brasileiros durante a pandemia.

Na lista mais restritiva (Exceptional Red List), basicamente os países do chamado Subcontinente Indiano: Índia, Nepal, Bangladesh,  Sri Lanka e Paquistão, além de alguns poucos países do Sudeste Asiático, mais afetados pela pandemia atualmente, como Filipinas e Indonésia. Da África, apenas Quênia e Sudão.

Essa configuração atual da lista favorece bastante o viajante brasileiro, inclusive.


Outros requisitos/providências

Além da vacinação, leve em conta que devem ser atendidos outros requisitos, para ter a entrada permitida no Catar.

Destacamos os que entendemos mais relevantes:

  • Os viajantes que não tenham residência do Catar, devem se registrar na plataforma digital ehteraz.gov.qa e fazer upload de todos os documentos considerados relevantes pelo governo catari, tais como resultado de teste PCR, Certificado de Vacinação, dentre outros, em até 3 dias antes da chegada ao Catar;
  • Baixar o aplicativo para celular Ehteraz e ativá-lo usando um SIM card (chip) local (do Catar) ou internacional, que permita o rastreamento durante a sua estada no país;
  • Todos os passageiros devem preencher o Acknowledgement Form​ (Formulário de Reconhecimento), antes da chegada ao Catar, exceto os passageiros nacionais do Catar, totalmente vacinados e provenientes de países da “Green List”;
  • Os passageiros que estejam totalmente imunizados com vacinas aprovadas pelo Ministério da Saúde do Catar, mas que tenham recebido o imunizante em outros países, devem apresentar o Certificado de Vacinação original, escrito em inglês ou árabe, contendo no mínimo os seguintes dados: Nome do viajante (idêntico ao passaporte); datas das doses (data da dose única da Janssen e as datas das duas doses, para as demais vacinas); tipo/nome da vacina e o respectivo número de série do lote.

Esteja atendo, portanto, a todos esses detalhes, evitando frustrações de última hora, ou pior, necessidade de quarentena, que pode estragar seus planos de viagem.


Resumo das regras para viajantes vindos do Brasil

Como nosso foco é o viajante que parte do Brasil, vamos resumir aqui os requisitos específicos para que esse viajante possa entrar no Catar sem problemas.

Viajando do Brasil (ou outro país da Lista Verde) para o Catar, 14 dias após receber duas doses de Pfizer, Moderna, Astrazeneca, a dose única da Janssen ou a 3ª dose (reforço) de Pfizer ou Moderna, mesmo tendo recebido as duas doses iniciais da Coronavac:

  1. PCR com resultado negativo, realizado nas 72 horas que antecedem a chegada ao Catar;
  2. Registrar-se na plataforma digital ehteraz.gov.qa e fazer upload dos documentos necessários (PCR, Certificado de Vacinação, etc, em até 3 dias antes da chegada ao Catar;
  3. Baixar o aplicativo Ehteraz e ativá-lo usando um SIM card (chip) local (do Catar) ou internacional;
  4. Preencher o Acknowledgement Form​ (Formulário de Reconhecimento).

Viajando do Brasil (ou outro país da Lista Verde) para o Catar, 14 dias após receber duas doses de Coronavac ou outra vacina com aprovação provisória:

  1. PCR com resultado negativo, realizado nas 72 horas que antecedem a chegada ao Catar;
  2. apresentar um teste de anticorpos com resultado positivo, realizado nos últimos 30 dias antes da chegada ao Catar;
  3. Registrar-se na plataforma digital ehteraz.gov.qa e fazer upload dos documentos necessários (PCR, Certificado de Vacinação, etc, em até 3 dias antes da chegada ao Catar;
  4. Baixar o aplicativo Ehteraz e ativá-lo usando um SIM card (chip) local (do Catar) ou internacional;
  5. Preencher o Acknowledgement Form​ (Formulário de Reconhecimento).

Viajando do Brasil (ou outro país da Lista Verde) para o Catar, sem estar completamente imunizado, inclusive aqueles que tomaram duas doses de Coronavac (ou outra vacina com aprovação provisória) e não apresentarem o teste mostrando a presença de anticorpos, realizado nos últimos 30 dias antes da viagem:

  1. PCR com resultado negativo, realizado nas 72 horas que antecedem a chegada ao Catar;
  2. Registrar-se na plataforma digital ehteraz.gov.qa e fazer upload dos documentos necessários (PCR, Certificado de Vacinação, etc, em até 3 dias antes da chegada ao Catar;
  3. Baixar o aplicativo Ehteraz e ativá-lo usando um SIM card (chip) local (do Catar) ou internacional;
  4. Preencher o Acknowledgement Form​ (Formulário de Reconhecimento);
  5. Quarentena de 7 (sete) dias;
  6. PCR no sexto dia de quarentena (em caso de resultado negativo, liberado do sétimo dia).

Comentário

Essa é mais uma boa notícia para os viajantes brasileiros, que têm mais um bom destino aberto, sem necessidade de quarentena. O mais relevante dessa notícia, aliás, foi o fato de o Brasil ter tido o enquadramento na lista de países com a melhor situação sanitária, no momento, o que, salvo engano, é a primeira vez que acontece durante a pandemia. Prova que o avanço da vacinação, vai nos permitir recuperar o tempo perdido.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.