A Cathay Pacific pretende operar o voo mais longo do mundo. A operação, que ligará os aeroportos de Hong Kong (HKG) e Nova York (JFK), deve bater o recorde do voo operado pela Singapore Airlines, que liga os aeroportos de Singapura (SIN) e Nova York (EWR).
Sobre a operação
O recorde deve ser quebrado por conta das novas restrições ligadas ao espaço aéreo russo, que é chave na ligação entre o Ocidente e o Oriente. Sem a permissão de sobrevoar o país, a Cathay Pacific foi obrigada a alterar os planos da rota entre Nova York e Hong Kong e deverá operá-la pelo Oceano Atlântico e Europa, passando ao sul da fronteira com a Rússia.
No sentido inverso (Hong Kong a Nova York) o voo continuará sendo operado pelo Oceano Pacífico. Confira abaixo a mudança na rota:

Fonte: Bloomberg
Devido as mudanças, o voo entre JFK e HKG, que geralmente leva cerca de 13 horas de voo, passará a percorrer 16.668 quilômetros, em operação de aproximadamente 18 horas. Para comparar, no caso do voo entre Singapura e Nova York, o avião percorre cerca de 15.343 quilômetros.
O voo será operado pelo A350-1000 que, de acordo com a companhia, tem “totais condições de operar a nova rota”. Contudo, vale lembrar que os ajustes são temporários por conta da situação entre a Rússia e a Ucrânia.
A companhia de Hong Kong, que já vem sofrendo fortemente com as restrições impostas pelo país por conta da COVID-19, terá que arcar com custos adicionais de combustível para chegar a Nova York, já que a viagem era reduzida quando a aeronave sobrevoava o espaço aéreo russo.
Você encararia um voo de 17h?