Checklist do PP – o que não esquecer no dia da sua viagem de avião?

Notícias

Por Thiago Santos

Viajar de avião é uma experiência que grande parte de nossos leitores contam cada segundo até chegar o grande dia, seja em uma viagem a trabalho, seja em um momento de lazer. Mas como nem tudo são flores, não é raro esquecer alguma coisa indispensável que pode te dar a maior dor de cabeça. Nesta matéria, vamos te mostrar algumas sugestões do que não esquecer no dia da sua viagem. Confira!

viagem avião

☞ pular para…


O que não esquecer no dia da sua viagem de avião

Veja abaixo o nosso checklist completo sobre o que não esquecer no dia da sua viagem avião:

1. Documentos de identificação com foto

Apresentar os documentos de identificação com foto é um item indispensável para que sua viagem de avião ocorra. Se não apresentar, o seu embarque será simplesmente negado.

Nas viagens nacionais e para países do Mercosul, é exigido apenas o RG dos passageiros que irão embarcar. Já em viagens internacionais para demais destinos, é obrigatória a apresentação de um passaporte válido. Em alguns países, é necessário também apresentar um visto, como, por exemplo, os Estados Unidos.

Recomendamos que, no caso de viagens internacionais, você entre em contato com o consulado do país que você irá visitar para entender quais são os documentos exigidos para evitar qualquer problema no dia do seu embarque!

viagem avião

2. Cartão de crédito e/ou dinheiro

Ter dinheiro também é imprescindível para sua viagem, seja através de um cartão ou em espécie. Caso prefira levar dinheiro “vivo”, recomendamos que use uma doleira como um instrumento de segurança, visto que ela estará com você 100% do tempo e livre dos famosos batedores de carteiras, conhecidos internacionalmente como “pickpockets“.

Já o cartão de crédito pode ser uma boa opção para quem quer acumular pontos mediantes os gastos. Se sua viagem é internacional, recomendamos que você utilize o cartão da Nomad para fugir do IOF mais alto e demais taxas como o Spread. Ao abrir a sua conta, você ainda pode ganhar US$ 20 de cashback ao abrir a conta utilizando o código de convidado ‘PASSAGEIRO20’ [sem aspas]! Para isso, basta fazer a sua 1ª remessa de câmbio dentro do prazo de 15 dias.

Para mais informações, acesse esta matéria.

viagem avião

3. Bagagem

Mesmo para aqueles que são mais minimalista, a bagagem é um item que merece atenção, pois é nela que você levará suas roupas, calçados, itens de higiene, etc. Lembrando que na bagagem de mão é proibido levar líquidos acima de 100 ml. Caso tenha a necessidade de transportar algo fora da especificação, será necessário despachá-la.

E aqui vai uma dica extra bem valiosa: se você for despachar alguma bagagem, tenha pelo menos uma troca de roupa completa na mala de mão para não ficar sem roupas limpas caso ela seja extraviada.

viagem avião

4. Comprovantes da viagem 

Esse é um item muito importante, principalmente caso a sua viagem seja internacional. Os oficiais de imigração costumam pedir para ver os comprovantes de hospedagem e a passagem de retorno para o Brasil ou seu local de origem. Nossa recomendação é que você tenha tudo isso impresso. Apesar de estarmos na era da tecnologia, é sempre bom ter um backup caso o seu celular dê algum problema, como, por exemplo, acabar a bateria bem na hora de apresentar os comprovantes.

Mais uma dica valiosa: leve os comprovantes na mala de mão. Nas viagens internacionais, na grande maioria dos países você passará pela imigração antes de ter acesso às malas despachadas. Leve isso em consideração!

viagem avião

5. Seguro Viagem 

Não é novidade que viajar é uma das experiências que mais valorizamos aqui no PP – afinal, quem não gosta de “dar uma escapadinha” para outra cidade/país a fim de se desestressar e se esquecer dos problemas do dia a dia, não é mesmo? Todavia, sempre estamos sujeitos a imprevistos que podem dar a maior dor de cabeça em nossas viagens!

Tanto nas nacionais, como principalmente nas internacionais, nossa recomendação é que você tenha um seguro para viajar com mais segurança e tranquilidade. Quem já precisou de atendimento médico nos EUA, por exemplo, sabe que os custos são extremamente elevados, ou seja, contratar o produto é sempre uma boa pedida. Lembrando que a contratação do serviço é algo obrigatório em alguns países.

Como já abordamos algumas vezes aqui no site, as principais bandeiras oferecem o seguro viagem gratuitamente ao comprar a passagem aérea – ou pagar as taxas no caso de bilhetes emitidos por milhas/pontos – com o cartão de crédito. Mas se você prefere contratar um serviço a parte, nossa recomendação é a empresa Ciclic.

Ao comprar o seguro, você pode acumular muitos pontos Livelo, como em promoções que oferecem, por exemplo, 15 pontos por real gasto. Mas caso prefira um desconto adicional ao invés de acúmulo de pontos no programa de recompensas, nós temos uma boa notícia: usando o cupom ‘PASSAGEIRODEPRIMEIRA’ [sem aspas] neste link, é possível obter um desconto de até 70%.

6. Medicamentos

Ao viajar, estamos sujeitos a diversos problemas de saúde: alergias, resfriados, indigestão, enjoos, dores de cabeça e por aí vai. Por isso é muito importante levar medicações preventivas, além das de uso contínuo, caso passe por alguma situação indesejada, principalmente caso sua viagem seja internacional, onde os preços dos remédios tendem a ser mais caros.

Vale ressaltar que alguns países exigem receitas em inglês de alguns tipos de medicamento. Recomendamos que você verifique as restrições antes do seu embarque!

7. Álcool em Gel

Acredito que todos nós concordamos que os aviões não são um dos lugares mais limpos. Apesar dos processos de higienização constantes, alguns estudos recentes confirmaram que o local mais sujo do avião é a mesa de refeições. Por isso, recomendamos que você leve álcool em gel – com menos de 100 ml – para higienizar o seu assento de forma simples para diminuir o risco de possíveis infecções por vírus, bactérias, etc. Afinal, higiene nunca é demais, não é?

8. Comprovante de vacinação

Alguns países exigem vacinas específicas para passageiros vindos do Brasil. Assim como no tópico 4, recomendamos que você tenha tudo isso impresso. Lembrando que alguns comprovantes somente são emitidos se a vacina for tomada num certo período antes da viagem. No caso da vacina contra a febre amarela, por exemplo, é necessário se vacinar com pelo menos 10 dias de antecedência. Já no caso de viagens emergenciais emitidas em cima da hora, o contato deve ser realizado diretamente com a Anvisa para que eles emitam o certificado mediante a apresentação dos documentos exigidos.

Assim como no tópico 1, recomendamos fortemente que você verifique os requisitos para entrada no país em que você pretende visitar com o máximo de antecedência possível!

9. Blusa de frio para usar durante o voo

Você já percebeu que, durante o voo, o avião fica “gelado”? Não é à toa quem nos trajetos de longa duração boa parte das companhias oferecem uma manta para os passageiros.

De acordo com a Abear, o motivo é simples: conforto térmico. O médico credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Dr. Marco Antonio Ribeiro Cantero, afirmou que as temperaturas são reguladas para ficarem, normalmente, entre 20° e 22°, um padrão mundial para gerar comodidade à maior parte dos passageiros durante a viagem.

Por isso, não se esquece de levar aquela blusa extra para ficar aquecido durante o voo!

10. Aproveitar o momento

O fenômeno viajar de avião é uma das experiência que mais valorizamos. Apreciar a vista lá de cima, literalmente nas nuvens, num lugar onde não fomos feitos para estar, é algo que sempre nos causa frio na barriga, sendo que, a cada voo que pegamos, sempre parece ser a primeira vez.

Então não se esqueça de relaxar, por mais difícil que às vezes seja devido às turbulências. Independente de estar só ou acompanhado, saiba que esse momento é mais do que especial. Cada vez que um de nossos leitores voa seguindo as nossas dicas, nós voamos juntos!

passageirodeprimeira.com-governo-portugues-suspende-voos-entre-o-pais-e-o-brasil-aviao-preto-e-branco.jpg


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.


Comentário

Essas são 10 dicas do Passageiro da Primeira para você não se esquecer no dia da próxima viagem de avião! Esperamos que elas possam te auxiliar a evitar possíveis problemas para que sua viagem ocorra dentro do planejado.

E você? O que achou do nosso checklist? Acrescentaria algo a mais nesta lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.