China Eastern vai lançar sua primeira rota para a América do Sul

Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

A companhia membro da SkyTeam, China Eastern Airlines, anunciou que irá operar voos de Xangai para Buenos Aires via Auckland, na Nova Zelândia. Será a primeira rota da companhia para a América do Sul. Saiba mais!

China Eastern América do Sul


Voos da China Eastern para a América do Sul

Anunciado na quarta-feira (18), em uma cerimônia em Xangai, a China Eastern Airlines pretende conectar seu hub no Aeroporto de Pudong, em Xangai, através do Aeroporto de Auckland, ao Aeroporto de Buenos Aires Ezeiza a partir de dezembro de 2025.

A companhia aérea, que opera voos entre a China e Auckland há mais de uma década, planeja iniciar suas operações com dois voos iniciais por semana de Xangai para Auckland, que seguirão para Buenos Aires, Argentina, situação que chamados de voos de quinta liberdade do ar.

A nova rota conectará dois continentes através do Oceano Pacífico, aprimorando significativamente as trocas econômicas e comerciais entre a China e a Nova Zelândia, bem como com a América do Sul, atendendo às crescentes necessidades globais de viagens dos viajantes.

Segundo o portal One Mile at a Time, a companhia chinesa pretende utilizar um Boeing 777-300ER para a rota, com 316 assentos. Isso inclui seis assentos na Primeira Classe, 52 na Classe Executiva e 258 na Econômica. No entanto, a programação oficial ainda não foi publicada.


5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights

Os voos da China Eastern Airlines com destino a América do Sul chegarão a Buenos Aires através de um conceito chamado de 5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights (em inglês). Esse tipo de voo acontece quando uma companhia parte de um país no qual possui operação segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.

Na maioria das vezes, voos que se baseiam no conceito da 5ª liberdade são operados por aeronaves de grande porte em rotas de menor distância, como é o caso de Auckland (AKL) e Buenos Aires (EZE). Sendo assim, a maior vantagem de um voo que se baseia no conceito da 5ª liberdade do ar é, sem dúvida, a possibilidade de voar em cabines mais confortáveis e que normalmente só seriam utilizadas pelas companhias áreas em voos de longa distância.

Outras companhias aéreas operam os 5th Freedom Flights partindo do Brasil ou de demais aeroportos da América do Sul. Para mais informações, acesse esta matéria.


Comentário

Excelente notícia para quem pretende voar para a Ásia! Essa será mais uma opção de rota saindo da América do Sul. Vale ressaltar que como é um voo de quinta liberdade, também será possível comprar separadamente o trecho de Auckland para Buenos Aires.

É interessante observar que, além da China Eastern Airlines, outra companhia chinesa já opera voos de quinta liberdade para a América do Sul na direção oposta. A Air China voa de Pequim (PEK) para São Paulo (GRU) via Madri (MAD).

Os voos ainda não estão disponíveis para a compra. Mas vale lembrar que a China Eastern Airlines é parceira da Smiles. Então pode ser que seja possível fazer o resgate do novo trecho com milhas do programa da GOL.

O que achou da novidade? Nos conte nos comentários.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Conta Global
Conta Global Até R$ 100 de cashback após a 1ª compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.