fbpx

Choramos mais facilmente a bordo de um avião?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Você costuma chorar mais facilmente quando está a bordo de um avião? Muitas pessoas dizem que choram mais ao assistir filmes em aviões do que se estivessem assistindo em casa ou no cinema. Apesar de não existirem explicações científicas para esse fato, o blog da KLM reuniu alguns fatores interessantes que podem contribuir para que as lágrimas desçam mais facilmente quando você está nas alturas.


Partida para o desconhecido

O primeiro fator é você está partindo para o desconhecido. Viajar é uma experiência de estresse e ansiedade para muitas pessoas. Afinal, você está partindo para explorar o desconhecido ou vai se reunir com pessoas e lugares que conhece e ama. Em todo caso, você vai ter passado um certo tempo planejando detalhes com antecedência e isso gera muitas expectativas. Após fazer o check-in, despachar sua mala e passar pela segurança, você finalmente pode subir a bordo. Esse é um momento de alívio e relaxamento, o qual pode fazer com que muitas pessoas chorem mais facilmente por qualquer motivo. Muitos pesquisadores confirmam que o choro é uma forma de alívio de estresse.


O ambiente da cabine

Você está sentado dentro de um tubo de metal com estranhos, voando numa altitude gigantesca. Há uma tela de TV exatamente na sua frente e você a encara usando fones de ouvido. Há poucas distrações. Isso ajuda a colocá-lo num estado onde os filmes têm mais chances de causar um impacto. Os fones de ouvido também garantem que você esteja mais atento ao filme. Assim, você se envolve mais na história e há maior probabilidade de que ela afete suas emoções, pois sua atenção está voltada para dentro e para o filme.

Também há um senso de intimidade por estar sozinho em um lugar não muito familiar, onde você tem tempo para pensar. Fontes sugerem que chorar com filmes a bordo de um avião pode ter mais a ver com alívio do que com tristeza.

Além disso, existem mais chances de você assistir a filmes que não escolheria normalmente, trazendo vários tipos de reflexões.


Os efeitos do voo

A pressão do ar na cabine de um avião é equivalente à pressão a 2 mil metros do chão. Além disso, o ar é relativamente seco e os níveis de umidade podem contribuir para mudanças de humor e comportamento, principalmente em voos mais longos. Psicologicamente, você tem mais chances de estar mais sensível, o que significa que há mais chances de chorar.


Nenhum desses fatores tem comprovação científica, mas se pararmos para pensar, fazem sentido não é mesmo? Você acha que existe mais algum fator que contribua para derramar lágrimas no voo?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.