fbpx

Classe Econômica da KLM no B777-300 – São Paulo para Amsterdam

Avaliações Cias Aéreas

Por Dérek Arakaki

Quem acompanha o nosso Instagram (segue lá @passageirodeprimeira), viu que recentemente estive em Amsterdam, na Holanda. O objetivo dessa viagem foi mostrar para vocês como é a classe econômica da companhia no voo direto entre São Paulo e Amsterdam a bordo do Boeing 777-300.

Já adianto que o voo da volta foi feito na Economy Comfort, que conta com maior reclinação do assento e mais espaço para as pernas. Em breve posto o review dele para que vocês vejam a diferença entre os produtos.

Além disso fiz outras atividades por lá. Visitei o Crew Center da KLM no Aeroporto de Schiphol e também a sede da companhia. Conto como foi minha experiência em um outro post.

Mas por hora, compartilho com vocês minha experiência voando na Econômica da companhia. A foto abaixo foi tirada assim que cheguei em Amsterdam, a iluminação estava melhor do que em São Paulo, rs

Voo KLM KL792 – 29/01/2019
São Paulo (GRU) Amsterdam (AMS)
Assento: 21E – Classe Econômica
Partida: 21:05 / Chegada: 11:40+1 / Duração: 11h35
Aeronave: B777-300

Confesso que eu estava particularmente ansioso com esse voo. Era a primeira vez que voava com a KLM e muitos conhecidos sempre falavam bem das suas viagens com a companhia, principalmente em relação ao atendimento.


Check-in

Peguei muito trânsito para chegar ao Aeroporto de Guarulhos, foram mais de 2 horas. Muito em função de uma interdição em uma ponte da marginal que da acesso a Rodovia Dutra, o que gerou muitos reflexos para quem vai para o aeroporto.

Cheguei lá faltando 2 horas para o embarque e estava realmente preocupado. A fila para fazer o check-in já estava saindo para fora do espaço da KLM e se formando no corredor do aeroporto.

Fui informado depois que era reflexo de um cancelamento em um voo da Air France no dia anterior. Muitos passageiros foram reacomodados para aquele dia. Como os voos, tanto da KLM para Amsterdam quanto da Air France para Paris partem em horários próximos, o grande número de pessoas era em função disso.

A parte boa é que a companhia tinha funcionários em praticamente todos os guichês disponíveis. Isso agilizou muito o processo, que levou uns 25 minutos no total. Achei que seria bem pior! Rs


A aeronave

Para essa rota a KLM utiliza tanto o Boeing 777-300 quanto o 777-200. No meu caso foi o primeiro que conta com 334 assentos na classe econômica e mais 40 na economy comfort (que eu testei no voo da volta), dispostos no layout 3-4-3.

O meu assento nesse voo foi o 21E, que apesar de ficar na última fileira dessa primeira sessão da econômica não tinha limitação na reclinação. Porém, era bem próximo aos banheiros, o que pode incomodar alguns passageiros.

Aliás, quero compartilhar algo com vocês! Eu particularmente não gosto desse layout para quem viaja sozinho na econômica. Minha preferência é por layouts que contam com apenas 2 assentos próximos a janela (2-3-2 ou 2-4-2). Para mim eles aumentam a chance de você viajar sem alguém do seu lado. Também evitam que você divida o espaço com um casal por exemplo.

Quando vocês viajam sozinho, qual layout preferem?


O assento

Pessoal, aqui vocês vão ter que me perdoar, mas espero que me compreendam. Uma das minhas maiores dificuldades voando em econômica é conseguir uma foto boa do assento. É muito difícil conseguir uma sem atrapalhar os outros passageiros. Nesse voo, como já tinham passageiros sentados próximos não consegui tirar. Então, compartilho com vocês uma imagem disponibilizada pela própria KLM.

Falando especificamente sobre eles, na minha opinião possuem um bom espaço tanto para as pernas (79cm) quanto de largura (45cm), já a reclinação eu pensei que seria maior.

Para os passageiros voando na econômica a KLM disponibiliza um kit com uma manta e aqueles pequenos travesseiros.

Além disso, os comissários também distribuem fones de ouvido para quem desejar. Aliás, foi a primeira vez que peguei esse modelo de fone (intra-auricular), vocês gostam deles ou preferem o tradicional?

Logo após a decolagem também foram distribuídos lenços umedecidos acompanhados de uma garrafinha de água. Também foi a primeira vez que vi isso na classe econômica, pode parecer algo bobo, mas para mim é um diferencial.


Entretenimento de bordo

O entretenimento de bordo é bem completo e com uma interface muito rápida. Conta com entrada USB para carregar seus dispositivos, que eu sempre utilizo.

Bastante opções de filmes, séries, jogos e música. Tinha uma parte bem interessante também que dava dicas dos destinos em que a KLM opera seus voos.

Gostei muito do mapa de voo que com a  tela touch permitia que você desse zoom, girasse, enfim, dava para acompanhar a aeronave da forma que você achasse melhor.


Serviço de bordo

Cerca de 1 hora após a decolagem começaram a servir o jantar, as opções eram carne ou frango. Eu optei pela primeira que veio com uma torrada, polenguinho (gosto demais!), salada e um escondidinho de carne moída.

Ah, destaque para o pão que estava quentinho! De sobremesa tinha um pudim e para bebida optei por um vinho tinto.

Achei a comida bem saborosa. Detalhe para a salada que vem com repolho, o que pode não ser do agrado de todos (não é o meu caso, rs). O pudim em particular estava MUITO BOM!

Agora vem a melhor parte do voo! Durante a viagem os comissários distribuem um Stroopwafel para os passageiros, que para quem não conhece, é um biscoito típico holandês.

Achei isso sensacional! Um detalhe que para mim fez muita diferença e já te deixa com um gostinho da Holanda antes mesmo de chegar lá.

Já chegando em Amsterdam foi servido o café da manhã, com pão (quentinho novamente), salada de frutas, omelete e um muffin.


Considerações finais

No geral gostei muito do voo da KLM e pude comprovar o que muitos me falaram, o atendimento da companhia realmente é diferenciado. Comissários sorridentes, prestativos com todos os passageiros.

Detalhes como lenço umedecido e stroopwafel te deixam com a impressão de que realmente a KLM quer lhe oferecer um diferencial para sua viagem ser mais especial. Para quem viaja de econômica qualquer agrado faz muita diferença.

Esse é um voo com uma duração longa e tive muita dificuldade em dormir durante o trajeto, muito em função do lugar que sentei (assentos centrais e entre dois passageiros), não dá para ficar muito confortável. Além disso, o voo teve muita turbulência, algo que havia sido alertado pelo comandante ainda antes da decolagem.

Outro ponto que deixei de mencionar é que saímos com 30 minutos de atraso de São Paulo, mas nada que impactou muito já que chegamos em Amsterdam dentro do horário previsto.

De qualquer forma, sem dúvidas voltaria a voar com a companhia. Se seu destino na Europa for Amsterdam ou cidades próximas considerem a KLM em suas opções. O Aeroporto de Schiphol é bem agradável e me pareceu uma boa escolha para quem precisa conectar na cidade.


Doação de Milhas

Agradecemos o convite da KLM para realizar essa viagem e realizamos uma doação de milhas através do programa Milhas do Bem para o Fundo de Bolsas da ESPM, que apoia na formação e educação de jovens.

Tentaremos sempre que possível adotar essa política nas viagens a convite.


Review no Instagram

Para quem não sabe os reviews dos voos que fazemos saem antes no nosso Instagram. Quem nos acompanha por lá consegue voar praticamente junto conosco e tem uma visão resumida e mais interativa da nossa experiência.

O review desse voo já está nos destaques do nosso perfil, assim como diversas outros experiências que compartilhamos lá!

Sigam o nosso Instagram! @passageirodeprimeira


Aguardem o review do voo de volta na Economy Comfort, assim vão conseguir ver minha percepção sobre os dois produtos oferecidos pela companhia.

Vocês já voaram com a KLM? Gostaram do produto da empresa? Deixem nos comentários sua experiência!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.4

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.