Pessoal, tudo bem? Para quem ainda não me conhece, eu me chamo Ana Jéssyca (@anazacaron), mas podem me chamar somente de Ana! Hoje vou compartilhar com vocês como foi a minha experiência na Classe Executiva do Airbus A350-900 da Air France de São Paulo para Paris.
Voo AF457 – 13/05/2023
São Paulo (GRU) ✈ Paris (CDG)
Assento: 8E – Classe Executiva
Partida: 15:24 / Chegada: 07:01 +1 (horário local) / Duração: 10h37
Aeronave: Airbus A350-900
☞ pular para…
- Aeroporto e Embarque
- Assento e Cabine
- Entretenimento de bordo
- Serviço de Bordo
- Wi-Fi e Conectividade
- Chegada em Paris
- Comentário
Aeroporto e Embarque
O voo estava previsto para 15h10, por isso, cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) às 11h30. A Air France, assim como outras companhias da SkyTeam como a Delta e a KLM, realiza suas operações no Terminal 3 em GRU.
Apesar de faltar menos de quatro horas para o voo, quando cheguei ao aeroporto, o check-in ainda não estava aberto. Os funcionários informaram que, para aquele voo, o processo seria realizado a partir das 12h. Muitas pessoas estavam aguardando em pé o início do check-in, o que fez com que o saguão ficasse um pouco tumultuado até a abertura.
Um pouco antes das 12h, os agentes da Air France organizaram as filas por classe, além das prioridades por lei. Como estava voando na Classe Executiva, pude utilizar o check-in prioritário “Sky Priority”. Logo no início, a fila estava bem grande, mas foi incrivelmente rápido.
A Air France utilizou quatro balcões para check-in prioritário (na imagem abaixo, no entanto, aparecem apenas três), inclusive o exclusivo da La Premiere, uma vez que o Airbus A350-900 da companhia não possui a cabine de Primeira Classe. O atendimento no balcão foi excelente, a funcionária me atendeu com muita educação e simpatia, realizou o procedimento de despacho da minha bagagem, entregou o cartão de embarque impresso, além de me informar sobre a sala VIP que a companhia utiliza em Guarulhos.
Os passageiros que voam na Classe Executiva da Air France podem aguardar o embarque no W Premium Lounge, que conta com uma aérea exclusiva no segundo piso da sala para passageiros que voam nas Classes Executiva da Air France e da KLM, além de passageiros da La Premiere. Vou deixar abaixo uma foto da localização da sala, que fica logo após os portões 327 e 328 do T3.
Por volta das 14h10, eu me dirigi ao portão de embarque, que ocorreu nos portões 303 e 304. O embarque foi organizado por cabines, com os passageiros da Classe Executiva embarcando prioritariamente no grupo 1. Para este voo, eu pedi autorização à Air France para poder entrar um pouco a fim de realizar fotos da cabine sem incomodar os outros passageiros – o que foi concedido. Por isto, inclusive, quero agradecer a companhia por atender minha solicitação.
Por ter entrado antes, não pude avaliar por completo o processo de embarque, mas as filas estavam devidamente organizadas, com passageiros da Classe Executiva embarcando por um finger exclusivo e separado da Classe Econômica.
Assento e cabine
A Classe Executiva da Air France no Airbus A350-900 tem capacidade para acomodar 34 passageiros, na configuração 1-2-1. Além da business, a aeronave ainda opera outras duas classes, a Econômica Premium e a Classe Econômica. Veja abaixo a disposição dos assentos da aeronave na classe avaliada:
Para quem viaja acompanhado(a), as poltronas de número par, localizadas no centro da aeronave (E e G), são as melhores opções. Elas possuem uma divisória, que pode ser abaixada para aqueles que viajam a dois.
Já para os passageiros que viajam sozinhos, recomendo as fileiras pares nas laterais da aeronave (A e L). Os assentos destas fileiras estão próximos às janelas, o que garante mais privacidade durante a viagem. As poltronas ímpares, no entanto, são viradas para o corredor.
No meu caso, estava viajando com meu marido, por isso escolhi exatamente os assentos centrais, na fileira 8. O meu assento especificamente foi o 8E. Repare que, como eu falei no início do texto, por estar acompanhada, eu optei por deixar a divisória abaixada.
Os assentos da Classe Executiva da Air France no A350-900 são do modelo Zodiac Optima, produzidos pela fabricante francesa Safran. Esta aeronave foi a primeira empresa a contar com esse modelo de assento na business. O encosto do assento é todo feito em couro francês, em azul marinho, uma das cores características da Air France. O azul da poltrona contrasta com os tons de cinza da cabine, que eu particularmente achei de muito bom gosto. Percebam que, no encosto do assento, o accent, tradicional símbolo da companhia, também está bordado em vermelho.
Logo na chegada, cobertor e travesseiro estavam disponíveis no assento. Além disso, havia um cabide para pendurar meu casaco, já marcado com o número da minha poltrona – o que é uma praticidade na hora de identificar o passageiro. No assento, havia um suporte para o cabide, onde pendurei meu casaco e rapidamente a equipe de comissários providenciou que ele fosse guardado.
A poltrona também possui um cinto de três pontas, usualmente usado para pousos e decolagens, que pode se transformar em um cinto de duas pontas para dar mais conforto ao passageiro durante o voo, sem, é claro, deixar de oferecer a segurança necessária.
Especificamente, uma coisa me chamou atenção na minha poltrona: a quantidade de pelos que estavam grudados no assento. Vocês perceberam? Fiquei na dúvida se eram fios de cabelo ou fios de alguma roupa, de lã, por exemplo. Faltou uma atenção na limpeza da aeronave neste caso.
Voltando às características do assento, ele também possui apoio de braço em ambos os lados, que podem ser recolhidos para melhor conforto do passageiro, na hora de dormir, por exemplo.
E por falar em dormir, vou deixar abaixo as fotos de como é o assento na posição cama. A reclinação pode ser feita através do controle lateral do assento ou através do painel de controle digital, que vou falar mais ao longo deste tópico. A poltrona é full flat-bed, e, na reclinação total, conta com 2 metros de comprimento. Este é o maior comprimento de todas as cabines da Classe Executiva da Air France. A título de comparação, o assento da cabine de Primeira Classe da companhia tem apenas um centímetro a mais de comprimento. Bem espaçoso, não é?
E já que estamos falando de espaço, achei o footrest (local onde colocamos os pés) muito confortável. Como diria Fábio: não afunila!
Mesmo oferecendo um nível de espaço satisfatório, esses não são os assentos com o maior footrest do A350-900 da Air France. Neste caso, os assentos laterais 1C e 1J possuem um espaço ainda maior. No entanto, o espaço da minha poltrona não deixou a desejar. Confira na imagem abaixo o espaço disponível nas poltronas da primeira fileira:
Voltando ao meu assento, ele também contava com um porta-objetos, com um elegante puxador em couro na cor bege.
Dentro dele, encontrei uma garrafa de água da marca Evian, além do fone de ouvido para utilizar no entretenimento de bordo. Na porta do espaço, havia um espelho individual de bom tamanho. Abaixo, uma tomada, além de uma entrada USB.
Outra entrada USB estava disponível abaixo da tela do entretenimento de bordo e acima do footrest:
E um porta livros e revistas estava disponível na lateral do assento, onde também estava o cartão com as instruções de segurança do voo:
O assento ainda contava com luz de leitura individual e um painel de controle sensível ao toque, com o qual era possível efetuar a chamada dos comissários, controlar a luz de leitura do teto da cabine, controlar a posição do assento e ativar o “Não perturbe”, para aqueles passageiros que não desejassem serem incomodados pela tripulação durante o voo.
Entretenimento de bordo
Todos os assentos do Airbus 350-900 estão equipados com uma tela de entretenimento individual com 18,5 polegadas de alta resolução e com função touch screen. As telas dessa aeronave são as maiores de todas as cabines de executiva da Air France. Nelas, os passageiros podem encontrar diversas opções de entretenimento, como músicas, filmes, séries, jogos, além de mapa, câmera e informações do voo. O catálogo de filmes contava com mais de 300 títulos, o que achei incrível! O entretenimento estava disponível em 12 idiomas diferentes, dentre eles, inglês, francês, português, espanhol, italiano e alemão.
Além do controle por toque, a tela de entretenimento individual pode ser controlada pelo console, localizado dentro do compartimento porta-objetos. O controle também é sensível ao toque, funcionando como uma espécie de touchpad. Por ele, ainda é possível efetuar a chamada dos comissários e controlar a luz de leitura do teto da cabine.
Serviço de bordo
Agora chegamos a parte principal desse review: a experiência e atendimento durante o voo! Conforme falei no primeiro tópico da matéria, ao chegar ao meu assento, encontrei a roupa de cama e travesseiro para serem utilizados durante o voo. Tanto a roupa de cama, quanto o travesseiro eram de boa qualidade e seguia o padrão de cores da Air France, em tons de azul. No assento, também estava disponível o fone de ouvido para utilizar com o entretenimento de bordo.
O fone de ouvido era noise cancelling e funcionou muito bem, cumprindo a função de reduzir a quantidade de ruído. Aliás, ruído era algo que quase não tinha nesta aeronave. Isso porque o Airbus A350-900 é uma aeronave super silenciosa, produzida com materiais de revestimento 67% mais leves, fazendo com que, além de consumirem 25% menos combustíveis, os aviões dessa família reduzam a emissão de sons em 40%. Neste caso, o fone noise cancelling ajudou a reduzir o ruído de dentro da cabine mesmo – som este feito por um passageiro dorminhoco que roncou quase o voo todo. Haja sono, hein?
Outra coisa que eu reparei e achei muito legal foi o fato de que fone de ouvido já estava conectado, ou seja, era só colocar no ouvido e curtir o voo!
Ainda durante o embarque, os comissários passaram oferecendo o welcome drink, com duas opções: champagne ou suco de laranja. Eu, é claro, optei por champagne.
Após o welcome drink, foi distribuído o amenity kit. Os kits estavam disponíveis nas cores azul e bege. Obviamente, meu marido pegou uma cor e eu, a outra.
Os amenities da Classe Executiva são feitos de material 96% reciclado e contam com o cavalo-marinho alado, emblema histórico da Air France. O zíper em vermelho representa o accent, outro símbolo da companhia, que também está bordado no encosto dos assentos. Diferente de outras companhias, a nécessaire não veio embalada com plástico. Para reduzir o uso do material a bordo de suas aeronaves, a Air France substituiu as antigas embalagens por um selo inviolável no zíper.
Dentro do amenity, estavam os seguintes itens:
- Escova de dentes e creme dental;
- Caneta feita a base de amido de milho;
- Protetores auriculares embalados em papel kraft;
- Máscara de dormir grande e um par de meias;
- Um creme rejuvenescedor para as mãos e um lip balm da marca Clarins.
Por fim, foi a vez dos comissários distribuírem o cardápio. Nele, estavam disponíveis opções para duas refeições: almoço e café da manhã, que poderiam ser servidos de forma completa ou rápida – esta última para os passageiros que desejassem um maior descanso.
A minha escolha do almoço foi feita antes da viagem. Na semana do voo, a Air France nos enviou um email com as opções do cardápio para que escolhêssemos antes mesmo de embarcar e assim o fiz. Vou deixar pra vocês os prints que fiz do cardápio disponível no site da Air France:
Voltando ao cardápio no voo, deixo abaixo as imagens da carta de vinhos. A seleção é feita pelo Paolo Basso, que há anos é o sommelier responsável pelo menu da Air France. Basso também já foi eleito o melhor sommelier do mundo.
Por fim, as opções do open bar e outras bebidas disponíveis:
Cerca de 40 minutos após a decolagem, os comissários começaram o serviço de bordo oferecendo tolhas quentes, snacks de queijo e o dadinho de tapioca, petisco disponível no voo. Eu não gostei muito do snack – mas meu marido sim. Inclusive, comeu o dele e o meu (risos)! Mas, para mim, o dadinho de tapioca estava maravilhoso!
Também foram servidas mais bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, a depender da escolha do passageiro. Eu escolhi tomar champagne durante todo o voo, que era da marca Pommery. Um detalhe que eu reparei no carrinho de bebidas: ele era forrado, com uma capa azul marinho e também com o símbolo da Air France bordado em vermelho.
Como eu disse, já havia escolhido minha opção de jantar previamente antes do voo. A comissária apenas confirmou comigo se era realmente aquilo que eu queria – e disse que sim. Prontamente, abriu minha mesa e a forrou com uma toalha que, ao toque, dava para perceber que era de boa qualidade. A mesa para refeições, inclusive, estava inserida abaixo da tela de entretenimento individual. Para abrir, bastou empurra-la um pouco para dentro. Assim, com um simples toque, a mesa deslizou suavemente para fora.
O almoço começou com as entradas e estava tudo muito bom. O destaque aqui ficou para o rillette de salmão e a maionese de ervas, que estavam realmente muito saborosos. A única coisa que eu não provei foram as cenouras, não porque não estava bom – mas porque é algo que não agrada meu paladar. Com as entradas, vieram três temperos: sal, pimenta e azeite.
Aqui, quero deixar registrado os detalhes desse serviço de bordo. O requinte e sofisticação da Air France é realmente incomparável. Todo o serviço de mesa da companhia foi elaborado pelo renomado designer francês Jean-Marie Massaud, com peças de altíssima qualidade. Massaud assina também a bandeja com a qual são servidas as refeições.
Os pratos são de porcelana DEGRENNE e os talheres, todos em aço, são da famosa e requintada marca francesa Christofle.
Após a entrada, foi servido o prato principal. Como mostrei anteriormente, escolhi a opção de carne vermelha. O prato era peito bovino confitado, acompanhado de purê de batata e legumes. Com ele, também foi servido uma salada e queijos, que, na verdade, são para consumo após o jantar, mas são servidos juntos do prato principal para atingir textura e temperatura correta até o momento do consumo.
E por falar em queijos, repararam que os meus estão mordidos? Pois é! Antes do prato principal, aproveitei para ir ao banheiro. Quando retornei, a mesa estava montada e meus queijos mordidos – meu marido disse que estava com fome e o meu lado da cabine foi servido antes do dele. Por isso, ele quis “degustar” meus queijos (risos). Os cônjuges de vocês também comem suas refeições? 😂😂
Para sobremesa, perguntei para a comissária que estava me atendendo se poderia escolher as duas opções e ela me deixou provar. Oh glória! Assim, fui de frutas e doces, acompanhado de café. As frutas estavam na temperatura e textura ideal para consumo. Os doces eram uma torta de mirtilo, bomba de café e uma rosa de chocolate com pistache. Novamente, tudo uma delícia e foi muito bem com café. Eu adoro essa combinação de café com algo doce e vocês?
Após a sobremesa, escolhi um Calvados como digestivo, acompanhado de água. Ao servir, a comissária também me trouxe um pequeno tablete de chocolate.
O serviço de bordo principal da Air France foi excelente. Tirando o meu “acidente” com os queijos, tudo ocorreu maravilhosamente bem e foi servido de forma impecável, com muito sabor e qualidade. Os comissários nos atenderam com muita educação e cordialidade. Durante o voo, um open bar foi montado da galley com bebidas variadas.
Finalizando minhas refeições, aproveitei para ir ao toalete trocar de roupa para que eu pudesse descansar de forma mais confortável. Aliás, uma dica: como eu já sabia que a Air France não fornece pijamas e chinelos na Classe Executiva, eu levei os mesmos itens na minha mala de bordo para usar durante a viagem. O toalete era relativamente simples, estava limpo e o tamanho era igual a qualquer outro em um avião. O destaque aqui ficou para o espelho de corpo todo – achei um diferencial.
Para uso dos passageiros, estavam disponíveis uma Eau Dynamisante (água perfumada) e um tônico facial da Clarins. Havia também um espelho de aumento.
Logo após, voltei para o meu assento para descansar. Vou deixar mais uma foto do footrest, desta vez comigo deitada:
Por este ser um voo diurno, é um pouco mais difícil para conseguir dormir devido ao horário. Assim, passei parte do voo acordada, assistindo filmes e, claro, degustando um pouco mais de champagne. Pude aproveitar para avaliar o atendimento dos comissários após a primeira refeição. Percebi, que, depois que reduziram as luzes da cabine e muitos passageiros aproveitaram para dormir, os comissários quase não passavam pela cabine para ver se os passageiros que estavam acordados precisavam de algo. Solicitava atendimento através da chamada do assento e eles demoravam muito a vir! Mais de uma vez, levantei eu mesma e fui até a galley para me servir, o que não me incomoda, mas é um ponto de atenção. E ainda bem que o open bar estava lá montado, não é?
Por volta das 00h30 (horário de Brasília) ou 5h30 (horário de Paris), foi servido o café da manhã. Escolhi a opção de frios, meu marido optou por omelete. Tanto o meu prato como o dele estavam, mais uma vez, muito saborosos e na temperatura correta. Ambos vieram acompanhados de geleias, iogurte, pães, manteiga e salada de frutas fresca. Para beber, escolhi um suco de laranja. O destaque nesse prato foi a goiabada, acompanhada dos queijos. Eu amo, então, que delícia!
Wi-fi e Conectividade
No voo, estavam disponível três planos de internet para os que gostam de se manter conectados durante a viagem: Message Pass, gratuito para mensagens; Surf Pass, com uma navegação limitada; e o Stream Pass, sem restrição de acesso. Confira abaixo os preços e condições de cada plano:
Meu marido, apaixonado por futebol, queria assistir o jogo do time dele a bordo, por isso contratamos o plano de 30 euros, sem restrição de acesso. No entanto, o acesso neste plano não foi satisfatório – o jogo travava muito e, quando rodava, a qualidade da imagem era baixa.
Apesar da nossa decepção com o plano Stream Pass, o plano gratuito para mensagens funcionou bem, com algumas interferências enquanto estávamos cruzando o atlântico.
Chegada em Paris
A chegada em Paris aconteceu antes do horário previsto, ou seja, nota 10 para a pontualidade da Air France. Foi um pouso suave e sem contratempos e o tempo em Paris, apesar de muito frio principalmente para um mês como maio, estava aberto e nítido. O desembarque aconteceu respeitando a prioridade da Classe Executiva, porém, diferente do embarque em Guarulhos, não houve finger exclusivo para os passageiros da business.
No aeroporto Charles de Gaulle, os clientes na Classe Executiva da Air France podem usar o Fast Track na imigração – o que é de um adianto e tanto! A fila dos passageiros em Classe Econômica estava dando voltas, enquanto a fila do Fast Track estava bem mais tranquila. Infelizmente, na imigração, não podemos tirar fotos. Saímos da aeronave por volta das 7h20. E, às 7h56, eu já estava na estação de onde pegamos o trem TGV para o centro de Paris.
Comentário
Essa foi minha experiência com a Air France no A350-900 entre São Paulo e Paris! A emissão foi feita no ano passado, utilizando o programa da Smiles, e a viagem aconteceu no dia 13/05/2023. No geral, gostei muito do voo com a Air France. Os únicos pontos realmente negativos foi a questão da limpeza do assento que mencionei no início do texto e o fato da internet não funcionar – e termos pago 30 euros por isso!
Da parte do atendimento, achei que foi um atendimento dentro do esperado, com muita educação e profissionalismo, mas definitivamente não foi aquele que supera expectativas. Poderia ter algo a mais, como aquele gesto de chamar o passageiro pelo nome, algo simples, mas que pode fazer toda a diferença.
Por fim, quero destacar o que a Air France tem de melhor: o catering! Tudo estava extremamente saboroso e preparado de forma correta, na temperatura e textura perfeita. Não tinha nada absolutamente ruim no cardápio – exceto as cenouras, mas isso não é culpa do catering e sim uma opção pessoal. Pra levar 10, só faltou servir Foie Gras! Afinal, é uma iguaria francesa, não é mesmo? Quanto à carta de vinhos, também gostei muito da escolha dos rótulos, escolhidos impecavelmente pelo Paolo Basso.
Você já voou na Classe Executiva do Airbus A350-900 da Air France? Como foi sua experiência?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.1