Classe Executiva da British Airways no 777-200 – Londres para Vancouver

Avaliações Cias Aéreas Classe Executiva

Por Rodrigo Betancourt

Fala pessoal! Eu me chamo Rodrigo e vou compartilhar com vocês como foi o terceiro voo da minha viagem entre a Espanha e o Canadá, viajando com a British Airways.

Voo British Airways BA8527/10/2022
Londres (LHR) Vancouver (YVR)
Assento: 1K – Classe Executiva
Partida: 17:15 / Chegada: 18:50 / Duração: 10h15
Aeronave: Boeing 777-200

pular para… 


Aeroporto e Embarque

Como cheguei de uma conexão, tive que fazer o processo de conexão no Aeroporto de Heathrow. Apesar de amar voar com a British Airways e partir de Londres pelo T5, passar pela segurança é sempre um caos (ao menos que você tenha acesso a First Wing da BA). Filas longas, processo lento… é tudo complicado.

Depois de quase 30 minutos de burocracias, chegou a hora do embarque, que foi uma zona. Atrasamos horrores para sair e ninguém dava informações concretas sobre o que estava acontecendo. No final, depois de uma hora de atraso, descobrimos que a equipe de solo estava tendo problemas com um passageiro alcoolizado que embarcaria no meu voo. A demora se deu porque tiveram que chamar a chefe de cabine para ver se ele poderia embarcar e retirar suas malas da aeronave – tudo pela segurança do voo!

Passageiros viajando na Classe Executiva embarcaram pelo Grupo 2. O Grupo 1 era exclusivo para passageiros com status GOLD no programa da BA e oneworld Emerald nos outros programas da aliança.

E lá estava o Boeing 777-200 que me levaria até Vancouver! Abaixo, seguem os seus dados e foto:

  • Matrícula: G-YMMG
  • Idade: 22 anos

Assento e Cabine

A Classe Executiva da British Airways nesta configuração do Boeing 777-200 tem capacidade para acomodar 26 passageiros, na configuração 1-2-1. Além da Business, a aeronave tem mais duas classes de serviço: Premium Economy e a Economy.

Se você viaja acompanhado(a), as poltronas localizadas no centro da aeronave são as melhores opções. No entanto, se viaja sozinho(a), recomendaria escolher as fileiras nas laterais da aeronave.

Minha primeira impressão do assento e da cabine foi positiva e eu achei as cores acolhedoras e sofisticadas. Em minha opinião, a BA é uma das empresas mais “sofisticadas” da Europa, assim como a Air France e SWISS. Acho que grande parte dessa impressão é fruto do serviço de bordo e design da cabine e outros itens de bordo. Tudo com aquele profissionalismo e tradicionalismo britânico!

Para viajar (eu estava sozinho, cabe lembrar!), eu escolhi a poltrona 1K, assim estaria mais próximo aos banheiros e à galley – e fico com minha primeira opção de refeição praticamente garantida ;)! Inclusive, adorei o novo assento que a British escolheu para sua classe executiva, um upgrade muito desejado depois de anos com a antiga Club World. Apesar de ter sido inovadora quando estreada (por ter sido a primeira poltrona de executiva que reclinava 180º), ela ficou muito para trás nos novos parâmetros da indústria.

Achei a poltrona confortável e espaçosa, com inúmeras opções para armazenamento. Mas claro, a estrela deste assento é a porta, que quando fechada, torna a cabine extremamente privativa, principalmente quando reclinamos o assento:

Repare que a porta não fecha totalmente, ela fica com uma pequena fresta, mas nada que atrapalhará sua experiência. De acordo com a comissária, isso é uma “medida de segurança” – aliás, tudo na aviação é pensado para segurança do voo! Por isso, sempre preste atenção nas indicações da tripulação.

Outras características do assento:

Do lado direito, o assento tem um grande console lateral, com três “mini compartimentos” para armazenamento de itens pessoais. Para começar, o maior e mais profundo dos três é onde encontramos o controle da televisão, tomada universal, entrada USB e a entrada para fones de ouvido. Justo ao lado, temos outro espaço menor, exclusivo para armazenamento.

O terceiro e último “porta-trecos” está localizado perto do apoia-cabeças e conta com um espelho na parte interna.

Abaixo, está o controle digital do assento:

Há também um espaço de armazenamento na parte inferior do assento, ao lado de um mini revisteiro. Foi lá que encontrei o cartão de segurança da aeronave.

Esta também é uma boa oportunidade para analisar a tela de entretenimento de bordo, que é fixa e está localizada à frente de sua poltrona.


Entretenimento de bordo

Tela individual

Todos os assentos da aeronave são equipados com uma tela de entretenimento individual e touch screen. Neles, os passageiros podem encontrar diversas opções de entretenimento e informações sobre a viagem.

As opções do entretenimento de bordo incluem:

  • Mapa e informações do voo;
  • Filmes;
  • Opções de áudio – músicas e podcasts;
  • Área para crianças; e
  • Jogos.

No geral, achei o entretenimento de bordo excelente! Claro, sempre há espaço para melhorias, mas me mantive bem entretido durante todo o voo!


Serviço de bordo

Agora, vamos falar sobre a parte mais importante para muitos! Vou contar para vocês todos os detalhes do voo e do serviço de bordo oferecido.

Embarque e primeiras impressões

Embarcado, eu me dirigi à minha poltrona, 1K, e encontrei alguns itens me esperando: roupa de cama (travesseiro e coberta), fones de ouvido noise cancelling e amenity kit.

Achei a roupa de cama ok, nada do outro mundo. Além de travesseiro e cobertor, recebemos um duvet para forrar o assento, porém ele não era o correto para esta poltrona, já que foi desenhado para a antiga Club World. O fone de ouvido, que era noise cancelling, funcionava bem e realmente reduzia a quantidade de ruído.

Sobre o amenity kit, apesar de ser super completo e com os itens de sempre, ele já está muito antiquado. Já faz uns 5 anos que a BA oferece a mesma necessaire:

Ainda durante o embarque, os comissários ofereceram três opções de welcome drink: espumante, água ou suco de laranja – optei pelo suco de laranja e champagne, assim pude fazer uma Mimosa.

Cardápios

Jantar

O serviço de bordo começou assim que a aeronave atingiu a altitude de cruzeiro. Os pedidos foram retirados ainda em solo, portanto o processo foi todo muito rápido.

Primeiramente, eu recebi uma toalha refrescante e pude escolher as minhas bebidas: água e um drink exclusivo da BA, o Citrus Burst. Para acompanhar, recebemos um mix de nuts:

Neste momento, a tripulação aproveitou para montar a mesa. Recebi uma toalha de pano e uma bandeja que continha a refeição completa: Trio de pães (branco, integral e com ervas), manteiga, saleiro e pimenteiro, o prato principal e por fim a sobremesa:

Em um voo longo como este, confesso que prefiro receber o serviço de bordo em partes, acho que torna a experiência mais premium. Neste caso, era o último dia que a BA estava com o serviço adaptado para a pandemia, por isso ele foi feito dessa maneira.

Para finalizar, pedi um café com leite!

Fiquei satisfeito com o serviço de bordo e com minha opção de prato, que estava saborosa e leve. Confesso que estou ansioso para ver como é a nova proposta de serviço de bordo pós-pandemia da British Airways. Aliás, se você voou com eles recentemente, conta aqui nos comentários como foi sua experiência!

Durante o voo

Como acordei às 3 da manhã para iniciar esta viagem e esse já era o meu terceiro voo do dia, estava exausto. Assim que o primeiro serviço acabou, comecei a preparar a minha poltrona para a hora de dormir.

Dormi quase 6 horas e, quando acordei, resolvi assistir a um filme para esperar o segundo serviço. Achei que a poltrona vira uma cama muito confortável, apaguei.

Aliás, detalhe importante para aqueles que acordam com fome! A tripulação preparou um bar com diversas opções de snacks na galley das portas 2 (ou seja, na porta de embarque).

Segundo serviço de bordo

Faltava 1 hora e 45 minutos para o pouso quando o segundo serviço de bordo começou. Como esperado, a refeição antes do pouso costuma ser mais simples, e também foi servida de maneira “express”, ou seja, tudo em uma única bandeja. Recebi uma toalha refrescante e minha escolha de bebida foi água.

Optei pelo sanduíche. O prato veio acompanhado de um saco de batatas chip, bolo de cenoura e uma seleção de pães oferecidos pela tripulação.

Para finalizar, pedi um café com leite.

Pouso

O pouso em Vancouver foi mexido, uma vez que havia várias tempestades na região (a cidade é conhecida como Raincouver) .


Comentário

Bom pessoal, o que acharam de toda a experiência? Depois de 3 voos, confesso que estava bem ansioso para chegar em Vancouver!

No geral, o voo com a “Flagship Carrier” da Inglaterra me agradou muito. Como já mencionei, a evolução da empresa é clara, não só na cabine em si, mas também no serviço de bordo. Achei os comissários extremamente atenciosos e profissionais, me chamaram pelo sobrenome e até se abaixaram para falar comigo, um gesto simples que faz a diferença na hora do atendimento.

E aí? Já voou com a British Airways? Como foi a sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.9
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.