Faltando pouco mais de 15 minutos pro embarque eu já fui pro portão. A Iberia opera com 2 tipos de aviões: A340 e A330. Todos os A330 já possuem a nova classe executiva, já os A340 estão em processo de reforma. No meu vôo de ida peguei o A340 não reformado, que é este que vocês irão ver nas fotos.
Vôo Iberia IB6820 – 26/10/2014
São Paulo (GRU) ✈ Madrid (MAD)
Assento: 4D – Classe Executiva
Partida: 00:45 / Chegada: 14:00 / Duração: 10h25
Aeronave: A340-300
Como vocês podem ver neste avião o layout da classe executiva é 2-2-2 dividido em 4 fileiras. Para quem viaja sozinho sugiro sentar nas poltronas do meio, assim você tem acesso livre ao corredor durante o trajeto.
O assento não oferece muita privacidade se você estiver viajando com um desconhecido. A propósito, este modelo é o mesmo que já experimentei no B767 da US Airways , B767 da Air Maroc e A340 da South African.
Gostei do fato do número de fileiras ser bem pequeno se comparado ao tamanho do avião, apenas 4 para a classe executiva.
Eu escolhi sentar na 4D que era a última fileira da Business. Logo atrás dela tinha uma espécie de bar com revistas que eles montavam durante o vôo.
O espaço entre a cadeira e a poltrona da frente é bem amplo. Na traseira de cada poltrona tem bolsão com folheto de segurança, porta casacos, porta trecos e suporte p/ água.
Necessáire com produtos L’Occitane foram distribuidos. (Esqueci de abrir pra tirar foto, sorry).
No meio das cadeiras entre os encostos de cabeça estava a luz de leitura com regulagem de intensidade.
O fone de ouvido deixou muito a desejar, com baixa qualidade.
A poltrona tinha 2 posições pré-estabelecidas e ajustes personalizáveis. Logo abaixo do comando estava o joystick para o entretenimento de bordo.
A TV tinha um tamanho razoável, qualidade mediana e sem muita variedade no sistema de entretenimento.
A tomada ficava em um lugar péssimo, logo na lateral de onde você assenta, ou seja, se você por exemplo utiliza uma adaptor, já era, pois não cabe, muito apertado! Sem falar no estado da mesma, bem suja.
Bom, logo começaram a distribuir o cardápio com as opções de refeições.
A carta de vinhos é bem qualificada, vejam só:
O serviço começou com entrada, queijos, salada e sopa.
E logo depois serviram o prato principal. A propósito o filet estava muito bom!
Terminando com a sobremesa.
Achei o atendimento da Iberia bem razoável. Uma das comissárias da Business era bem gentil e educada, já um comissário estava sem paciência e fazendo o serviço com má vontade. Uma pena!
Depois do jantar, eles colocaram água no porta garrafas.
E entregaram este papelzinho que acho que é pra por na poltrona para ninguém te perturbar.
Deitei a poltrona na posição vertical para vocês verem como ela fica. Não é total flatbed e fica levemente inclinada.
O pior pra mim é o suporte para os pés com este metal, extremamente desconfortável.
Quase chegando em Madrid foi servido o café da manhã. Esta torrada estava tão dura, que se eu tentasse morder era perigoso eu quebrar meus dentes, rs.
Bom pessoal, achei o serviço da Iberia OK. Nada demais! O avião está bem “gasto”, assim como a qualidade da poltrona já comprometida. Ainda bem que estão reformando e introduzindo um novo layout e modelo, né? Assim continuam a ficar competitivos no mercado.
A melhor forma de saber se vai pegar um avião novo ou velho é checar o mapa de assentos. Se na classe executiva for 2-2-2 é o velho, se for 1-2-1 é o novo. 😉
Alguém aí já viajou de Iberia? Avião novo ou reformado? Como foi sua experiência?
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
6.7