fbpx

Classe Executiva da South African no A320 – Johannesburgo para Maputo

Cias Aéreas Classe Executiva

Por Fábio Vilela

Bom, eu não costumo fazer review de aviões narrow bodies aqui no site não pois geralmente são mais simples e dispensam alguma avaliação mais profunda e criteriosa.

Mas como peguei um A320 da South African com o novo interior – fiz questão de registrar pra vocês conhecerem.

Vôo South African SA0144 – 19/10/2016
Johannesburgo (JNB) ✈ Maputo (MPM)
Assento: 1C – Classe Executiva
Partida: 13:50 / Chegada: 14:50 / Duração: 1h00 
Aeronave: A320

O embarque foi feito pelo andar de baixo do terminal, ou seja, onde ficam as posições remotas – por isto tivemos que ir de ônibus. O layout na business deste avião é 2-2 com poltronas mais largas, em couro e com um bom acabamento.

DCIM100GOPROGOPR4527.

Além disto o espaço entre as mesmas são maiores que já todas possuem descanso retrátil para os pés.

DCIM100GOPROGOPR4529.

Eu peguei a primeira fileira – 1C e pra minha sorte fui sozinho. Eu senti falta do entretenimento de bordo individual, afinal com um interior tão bacana desses eu acredito que o cliente merecia uma amenidade a mais, não acham?

DCIM100GOPROGOPR4525.

No console que separa as poltronas você encontra portas USB e tomadas universais – ponto super positivo.

img_9432

Na lateral estão 2 botões – um pra reclinar a parte das costas e o outro levantar o descanso dos pés – tudo de forma manual. Há também um pequeno controle de canais e volumes – mas que não funcionaram.

img_9425

Nesta foto levantei o apoio dos pés e reclinei a poltrona e conforme vocês podem ver a diferença é muito pequena – quase que imperceptível – para um vôo longo com certeza não seria confortável.

DCIM100GOPROGOPR4534.

Como o trajeto não levou nem 50 minutos, foi servido apenas uma refeição expressa. Mesmo assim estava bem elaborada e apresentada – comi este rolinho de patê de salmão com legumes. Foi servido também bebida alcóolica – mas sem cardápio/menu.

img_9436

Apesar do pouco tempo de duração as comissárias foram super simpáticas em fazer o serviço de forma correta e sem pressa. Ambas educadas e solicitas com as necessidades dos passageiros – quanto à isto estão de parabéns.

E toda vez que pego um voo desse fico pensando – quando será que teremos um serviço desse em voos domésticos no Brasil? Acho que é uma realidade muito distante, né?

Visto e entrada em Moçambique

Bom, de acordo com a legislação vigente entre os dois países, todo brasileiro pode pegar o visto de entrada no aeroporto. E foi baseado nisto que eu embarquei – levei tudo impresso e achei que não teria problemas – bom em partes.

screen-shot-2016-11-23-at-12-07-31

Ao chegar em Maputo fui ao guichê de “Visa on Arrival” e falei que queria pedir o visto – tudo em português já que é a língua oficial do país. A funcionária sem paciência alguma perguntou minha nacionalidade – eu disse que era brasileiro. Neste momento ela surtou e falou “Mas como você embarcou para cá sem visto? Isto não é possível – você tem que pegar o visto na embaixada antes de sair do Brasil”.

Eu gentilmente e sem perder a calma expliquei que eu não tive tempo de pegar na embaixada pois estava fora do país e que por causa disto optei por comprar e obter o visto no aeroporto já que era possível – mostrei então o documento que eu tinha que falava que brasileiro pode pegar o visto no aeroporto.

Ela novamente sem paciência disse “Não vou resolver sua situação – se quiser preencha este formulário e vá falar com a oficial de imigração”. Bom, fiz o que ela pediu – preenchi o formulário num papel de xerox que mal dava para ver o que se pedia – de tantas vezes que já havia sido copiado. Depois fui pra salinha oficial. Cheguei lá e a senhora estava almoçando – na hora já pensei – ixi, vou interromper o horário de almoço dela, ela vai ficar mais p**** ainda e vai me mandar embora. Mas enfim, o que era um peido pra quem já tava cagado né? Entrei e expliquei a situação e entreguei o formulário.

A sala era super precária, cheia de papel em cima da mesa – mesmo lugar onde ela estava comendo. Enfim, ela leu meu formulário e fez a mesma pergunta: “Mas você não poderia ter embarcado sem o visto – tem que pegar o visto na embaixada”. Novamente eu expliquei a situação e que eu não tive tempo – que vivo viajando porque tenho um site de viagens e e que eu iria pegar no aeroporto já que era possível. Aí ela perguntou quantos dias eu iria ficar – quando eu falei somente 1 dia e meio – aí que ela pirou o cabeção mesmo. “Como alguém atravessa o oceano e fica só 1 dia e meio em um país que não conhece?” “O sr. não irá conhecer nada daqui neste tempo”. “Porque somente 1 dia e meio?” Aí eu novamente com minha sabedoria e paciência que Deus me deu expliquei que tinha ido só para pegar um voo que queria avaliar, etc. Quanto mais eu falava pior minha situação ficava e ela mais desconfiada.

Bom, em meio à nossa discussão eu reparei que ela estava com uma pequena TV ligada na Record – vendo novela. Foi a deixa que eu precisava – apontei pra TV e falei – Está vendo esta emissora? Então meu site é parceiro e fica dentro do portal deles – se eu quiser eu te mostro no seu computador as reportagens que eu faço. Ahhh mas foi como se transformasse água pro vinho. Na hora ela já mudou de comportamento e começou a me tratar diferente e até começou a perguntar sobre minhas viagens. Tem base? Impressionante o tamanho do absurdo!

Eu como não queria me prolongar muito, continuei respondendo apenas o necessário pois não estava afim de desenvolver assunto – ela pegou o meu formulário carimbou a autorização e mandou eu voltar na primeira funcionária para pagar o visto. Voltei lá, mostrei o papel autorizado e finalmente comprei o bendito visto – paguei em cartão de crédito e acho que foi uns 50U$. Elas tiram sua foto na hora, imprimem o visto e já colam no passaporte.

E porque eu narrei tudo isto? Porque eu não aconselho ninguém à ir pra Moçambique sem o visto pré-arranjado aqui no Brasil. Inclusive uma amiga minha que mora em Maputo disse que já teve 2 amigos que tiveram o embarque negado no Brasil por não terem o visto.

Enfim, a dor de cabeça é muito grande e não vale a pena o stress que você irá passar. Por mais que perante a legislação vigente você pode pegar o visto na chegada os funcionários não ficam muito satisfeitos em saber que você fará este processo e irão dificultar a sua entrada. Foi uma novela – mas graças a Deus com um final feliz!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.8
Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.