Classe Executiva da TAM no Boeing 777-300
Não consegui passar na sala VIP da TAM no aeroporto de Guarulhos pois o nosso vôo de Belo Horizonte saiu com 1:30 de atraso e a fila do passaporte em GRU estava gigante quando chegamos, então vou ficar devendo esta para vocês.
Fomos direto pra sala de embarque, e esperamos em torno de 15 minutos e já embarcamos. Fiquei muito decepcionado com o serviço da TAM no portão de embarque, pois pedi para entrar primeiro (coisa de 2 minutos antes) para fazer as fotos da cabine vazia e divulgar as poltronas da cia, mas me foi negado. A resposta do atendente é que eu não poderia embarcar antes dos passageiros elite da cia (Fidelidade Vermelho, Vermelho Plus e Black e 1st Class), mesmo eu sendo Star Alliance Gold de outra cia. Enfim, até hoje de todas as cias que testei aqui no site, NUNCA tive um embarque prioritário negado para fazer fotos, afinal as empresas sabem que é para divulgação e no final das contas não deixa de ser um marketing efetivo.
O layout da classe executiva do B777 da TAM é 2-3-2, e o assento é padrão em todas as aeronaves da cia, inclusive nos A330. (Com exceção dos novos B767 que vieram da LAN)
Um dos pontos positivos desta poltrona é o tamanho da tela, realmente faz a diferença.
Nesta foto dá para ver a luz de leitura individual e o descanso para os pés.
Embaixo do monitor tinha 2 suportes, um para colocar água e outro para colocar sapato.
Detalhe para esta meia suja em frente ao nosso assento do passageiro anterior que não foi retirada da aeronave. Preciso comentar?
No console aonde divide as duas poltronas ficava as entradas de energia e o compartimento com o colete salva-vidas.
Aqui os comandos da posição do assento, muito me admira ter uma posição cama, pois realmente o assento está longe de ficar retinho assim.
Os fones noise-cancelling eram oferecidos no inicio do vôo e recolhidos no final.
Amenity Kit oferecido.
O cardápio que foi entregue para escolhermos as refeições.
O serviço começou com pre-drinks e castanhas ao embarcar.
Achei bacana o fato da TAM oferecer babador. Ótimo para não sujar a roupa!
Em relação a refeição, tenho duas observações à fazer: Todos os pratos são servidos juntos, entrada, sopa e principal, o que eu não aprovei, é quase um bandeijão da econômica mas com com talheres de metal e louças. E segundo fiquei IMPRESSIONADO com a pressa das atendentes em fazer todo o serviço e terminar logo. Só faltaram pedir para comermos rápido. Podem me chamar de exigente ou fresco, mas quando se tá viajando de Business o mínimo que se espera é um atendimento diferenciado por parte da tripulação.
Bom, depois fui colocar a poltrona no modo “Cama” (Oi?) Vejam vocês mesmo!
Além do assento não deitar 180 na parte superior do tronco, a parte inferior também fica inclinada, então você dorme em formato V, o que é ótimo pra coluna. Rs.
Aqui dá para se ter uma idéia do espaço descanso dos pés, que fica inclinado pro chão. Não gosto deste tipo de assento pois você fica escorregando, não consigo relaxar.
Como o suporte para os pés é de metal, também não oferece conforto.
Depois fui acordado pro café da manhã, que foi servido mais ou menos 1:30 antes de chegar em Miami.
No final do vôo os passageiros ganharam estes chocolates.
Bom, realmente não gostei desta poltrona da TAM para vôos longos. O assento não oferece o conforto que um passageiro de executiva espera, que é chegar relaxado e revigorado no destino, já que a reclinação não é 180 o que dificulta extremamente um sono tranquilo.
Ao chegar em Miami na esteira das malas (detalhe: no dia do meu aniversário), tenho a infeliz notícia que minha mala tinha sido extraviada e que nem no sistema ela constava como embarcada. Quem me acompanha no instagram e Facebook acompanhou tudo em tempo real. Stress a parte, a mala foi achada depois de 48 horas e mandada pro meu hotel. A assistência que recebi?! U$150 apenas! E isto porque eu estava na business, se estivesse na econômica, o valor é de U$50. A funcionária me falou que este é o valor máximo por evento e não por dias e nem horas, ou seja, se eu tivesse ficado 1 semana sem a mala, teria sido o mesmo.
Comprei as passagens com o The Platinum Card e ele infelizmente não oferece seguro para atraso de bagagens (vivendo e aprendendo), somente para perda e roubo. Agora as próximas vou comprar com o Masterblack e/ou Visa Infinite que cobrem este tipo de incidente.
E aí pessoal, quero saber a opinião de vocês? O que acham da TAM? Quem costuma viajar na executiva da cia teve esta mesma impressão que eu tive? Me contem!
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
5.7