fbpx

Com que antecedência a Alitalia libera assentos em executiva para o Smiles e outros parceiros

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Um dos resgates mais vantajosos do Smiles para a Europa é a classe executiva da Alitalia, que atualmente tem o menor valor cobrado pelo programa para esta região nos voos saindo do Brasil.

E eu sempre recebo questionamentos que vocês nunca conseguem achar disponibilidade na executiva – mas isto tem um motivo:

A Alitalia só libera a classe executiva para o Smiles (e demais parceiros) em rotas transatlânticas com 1 semana da data do voo!

Aliás esta política é bem similar com a Lufthansa – que libera a sua Primeira Classe somente com 14 dias (leia mais aqui).

Vou aproveitar para tirar a prova e mostrar pra vocês!


Buscando disponibilidade

Primeiro, para facilitar eu utilizo o site da Delta para fazer a pesquisa (tenho um tutorial aqui – que aliás preciso atualizá-lo) pois assim consigo visualizar o calendário todo e usando os filtros forço o sistema a mostrar somente os voos diretos.

Na página de resultados, quero que vocês notem que só existem lugares disponíveis na rota GRU-FCO até o dia 24 – que são 7 dias da data de hoje.

Bom, agora, para confirmar, vou lá no site do Smiles e pesquiso a mesma rota, nas mesmas datas, vejamos:

Notem que a disponibilidade bateu praticamente em 95% dos resultados que simulei no site da Delta.

Mas seguem algumas observações extras:

  • A decisão de liberar o assento somente com 1 semana de antecedência é de quem opera o voo, portanto da Alitalia.
  • A quantidade de assentos disponíveis para a Smiles pode não ser a mesma pra Delta ou de outros parceiros.
  • Eventualmente você pode achar lugares disponíveis fora do intervalo de 1 semana.
  • Em algumas simulações saindo de GRU o sistema não mostra o voo, mas alterando a origem para outra cidade do Brasil ele monta a conexão em GRU – não dá pra entender.
  • Os valores da tabela não são fixos, portanto somente na hora da emissão para você saber quanto custará seu resgate.
  • As simulações que fiz foram somente em voos saindo do Brasil (GRU/GIG), então pode ser que a empresa libere assentos em outro intervalo de tempo em outras rotas transatlânticas.

Classe Executiva da Alitalia

A executiva da Alitalia no B777 e A330 é a mesma, layout 1-2-1 com poltronas flatbed e que garantem acesso ao corredor para todos os passageiros. Vocês conferem um relato meu recente aqui.


Considerações finais

Bom, com esta informação eu espero ter ajudado de alguma forma a amenizar a frustração que às vezes temos de não conseguirmos encontrar disponibilidade em executiva em algum parceiro – que neste caso é a Alitalia.

Então para quem precisa emitir passagens para Europa de última hora – esta é uma boa opção! Já para quem precisa se programar – infelizmente ela acaba não atendendo.

E aí, gostaram da dica?

Para emitir passagens da Alitalia na Smiles clique aqui!

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.