fbpx

Comer de “graça” em aeroportos – Como funciona o benefício oferecido pela Priority Pass, Lounge Key e Mastercard Airport Experiences

Diversos

Por Fábio Vilela

Bom dia pessoal, tudo bem? Um assunto que tem gerado muita dúvida para os viajantes é de como usar o benefício de “crédito em restaurantes” que o Priority Pass, Mastercard Airport Experiences e Lounge Key oferecem, onde o usuário pode comer em restaurantes do aeroporto “sem pagar”.

Hoje vou tentar explicar de uma forma para que isto fique esclarecido para todos vocês!

Primeiro, vamos a pergunta básica – Seu Priority Pass, Mastercard Airport Experiences ou Lounge Key cobra suas visitas às salas VIP’s conveniadas? Se a resposta for SIM – você será cobrado nos restaurantes parceiros.

Agora se a resposta for NÃO, você não será cobrado, mas há alguns pontos que eu quero destacar antes de você sair usando o benefício.


Sobre o benefício

O benefício de usar os cartões nos estabelecimentos parceiros nos aeroportos consiste no seguinte – os programas oferecerem um crédito de U$27 (que é exatamente o valor de uma visita à qualquer lounge) para você usar no restaurante. Isto se dá como uma “alternativa” à um uso de sala VIP. Em países com moedas diferentes, o valor é convertido – no caso do Brasil são R$89,00 de crédito por pessoa na conta final do restaurante. Caso a conta seja mais alto que o valor do seu crédito, você precisa inteirar o valor, e caso ela seja mais baixa, você não poderá receber nenhum crédito pelo restante do valor que não usou.


Acompanhantes 

A regra é exatamente a mesma em relação à um acesso à salas vip’s. Se o seu “membership” do Priority Pass, Mastercard Airport Experiences ou Lounge Key  te dá direito à acompanhante gratuito, você também poderá trazer visitas ao restaurante para usufruir do crédito. Cada pessoa terá direito à um crédito de U$27.


Sobre o limite de uso

Teoricamente não há limite de uso, você pode usar o crédito no restaurante quantas vezes quiser no ano e inclusive depois usar o mesmo cartão para acessar à sala VIP no mesmo dia. Já em relação à usar o crédito no restaurante  2x no mesmo dia no mesmo estabelecimento, não sei se é permitido.


Vai cobrar ou não?

Para o restaurante não cobrar sua visita/refeição, ele precisa estar listado no site do parceiro seja Priority Pass, Mastercard Airport Experiences ou Lounge Key como SALA VIP / ÁREA DE ESPERA ou LOUNGE. Vejamos exemplos:

Priority Pass (Clique aqui para pesquisar)

No caso do Priority Pass, tudo que aparecer no site ou no app em relação à restaurante, significa que ele é parceiro e você pode usar seu cartão para usufruir do benefício já que o programa só funciona de uma forma.

Mastercard Airport Experiences e Lounge Key (Clique aqui para pesquisar)

É aqui que mora a “bagunça”, pois além de acesso às salas o MAE e o LK também oferecem ofertas em restaurantes, por isto acaba gerando uma confusão entre os usuários.

Para saber se não irá cobrar, o estabelecimento precisa estar listado como Área de Espera/Lounge/Sala VIP, conforme abaixo:

Caso o restaurante esteja listado na aba de Ofertas/Experiências de Aeroporto/Descontos – o programa irá te cobrar!

Vamos pegar o exemplo do Olive Garden, onde um menu completo que custa U$34 terá um desconto e você pagará somente U$27 por pessoa.

Bom, eu acredito que a grande “confusão” de tudo isto, é que logo que o Mastercard Airport Experience/Lounge Key lançou este benefício, os restaurantes (pelo menos no Brasil) não estavam muito treinados para “cobrar” as pessoas, e acabou que muita gente comia de graça pensando ser um benefício do cartão – inclusive tem gente que não é cobrada até hoje – mas não aconselho à correr o risco. Por isto volto a reforçar – somente os restaurantes listados como Sala VIP/Área de Espera/Lounge – não irão te cobrar – portanto fique atento!


Espero que agora tenha ficado claro para todo mundo e que você não seja pego de surpresa mais com nenhuma cobrança indevida no seu cartão! E só para não gerar dúvida mesmo:

Seu Priority Pass, Mastercard Airport Experiences ou Lounge Key cobra suas visitas às salas VIP’s conveniadas? Se a resposta for SIM – você será cobrado nos restaurantes parceiros. Agora se a resposta for NÃO, você não será cobrado!

Ahhh, e aproveitando, não se esqueçam que por tempo limitado os leitores do Passageiro de Primeira tem desconto exclusivo na associação ao Priority Pass no primeiro ano (leia mais aqui). Portanto aproveitem!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.