fbpx

Como cadastrar a CNH Digital no seu celular e usá-la para embarcar em voos domésticos

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Pessoal, para quem não sabe, desde o ano passado já é possível cadastrar a CNH Digital em seu celular, o que facilita muito no dia a dia pois, a versão digital do documento, tem a mesma legalidade da versão em papel sendo aceita inclusive pelas companhias aéreas como documento de identificação.

O processo para cadastro era burocrático, pois exigia que a pessoa possuísse um certificado digital ou se dirigisse até o Detran para completar seus dados cadastrais e só assim ter acesso a versão digital.

Mas agora, já é possível realizar todo o processo sem sair de casa, utilizando apenas a câmera do seu celular para validar todo o processo através de reconhecimento facial.

Vamos mostrar aqui o passo a passo para vocês!

Pré requisito: é necessário que você tenha o novo modelo da CNH (emitidas a partir de maio de 2017), que contam com um código QR Code entre as duas “abas” da carteira – na parte de dentro. Caso contrário, será necessário solicitar uma segunda via do seu documento.


Instalando o aplicativo

O primeiro passo é baixar o aplicativo da CNH Digital:

App Store

Google Play

Caso você já tenha instalado, certifique-se de que estejam atualizados com a última versão disponível.


Como adicionar a CNH Digital

Ao acessar o aplicativo será solicitado o seu CPF:

Se for seu primeiro acesso, você será direcionado para uma tela de cadastro e em seguida receberá um email para validação:

Caso já tenha cadastro você será direcionado para a tela de login.

Feito isso, no menu principal do aplicativo, clique sobre o sinal “+” no canto superior direito da tela:

Em seguida selecione a opção “CNH Digital”:

Na próxima tela você deve selecionar o tipo de validação, selecione a opção “Validação pelo celular”. O aplicativo solicitará que você escaneie o QR Code no verso de sua CNH.

Agora basta seguir as instruções do aplicativo para que ele realize o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular.

Após realizada a validação basta incluir o número do celular para finalizar o processo.


A opção da CNH Digital é excelente, e poder gerá-la sem sair de casa é muito conveniente. Ela é aceita por todas as cias aéreas brasileiras para embarques em voos domésticos – o documento deve ser apresentado dentro do aplicativo do CNH Digital – portanto screenshot (printscreen) ou fotos do mesmo não serão aceitos pelas cias aéreas. Mais info no site da  CNH Digital.


Atenção! Muitos usuários têm relatado grande dificuldade em realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular, então queremos saber se vocês conseguiram se cadastrar normalmente sem nenhum contratempo.

Para quem usa o Passbook/Wallet/Etc (cartão de embarque digital) e a e-CNH, vai ter que “se virar nos 30” pra mostrar os dois pro funcionário no portão de embarque ao mesmo tempo, já que a tela do celular é uma só, concordam?

Aliás, o que acharam de ter a opção do documento digital? Vocês tem utilizado no seu dia-a-dia? Acham conveniente?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.