fbpx

Como cadastrar o mesmo e-mail como chave do PIX em várias contas bancárias

Guias Notícias Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

O PIX está chegando para revolucionar o sistema bancário brasileiro. Em fevereiro escrevi aqui no PP um dos primeiros artigos sobre a tecnologia: “Adeus TED e DOC! Banco Central anuncia o PIX”. De lá pra cá, o PIX entrou em fase teste, foi instituído oficialmente pelo BC e na última segunda entrou na fase de cadastro de chaves. Essa última, um pouco tanto quanto conturbada – isso porque muita gente está cadastrando chaves idênticas (como o mesmo e-mail) em várias contas bancárias, o que não é permitido. Cada e-mail, CPF ou nº. de telefone pode estar ligado a um único banco.

“- Ah, Lorenzo, mas por que eu não posso cadastrar meu e-mail no Bradesco e no Itaú?”. A explicação é simples: a ideia do Banco Central com o PIX é facilitar ao máximo transações bancárias. No dia 16 de novembro, quando o PIX for liberado, você não informará o banco de destino ao fazer uma transferência. Apenas uma das chaves. Portanto, se você cadastrar o mesmo e-mail em várias contas bancárias, haverá um conflito (possivelmente apenas o 1º cadastro será efetivado com sucesso).

Mas há uma maneira de contornar isso: através do GmailiCloud Mail, Outlook (Hotmail) e provavelmente outros provedores.


Cadastrando o mesmo e-mail como chave do PIX em várias contas

Para quem não sabe, é possível colocar um “sinal de adição mais uma palavra qualquer” (ex: +itau) no seu endereço de e-mail e o recebimento de mensagens não será afetado. Não entendeu? Vamos a um exemplo.

Meu e-mail é “lorenzo@gmail.com”. Eu posso então criar variações desse endereço:

  • lorenzo+itau@gmail.com
  • lorenzo+bradesco@gmail.com
  • lorenzo+nubank@gmail.com

O que está escrito em vermelho (após o sinal de adição e antes do @gmail.com) é automaticamente desconsiderado. Ou seja, caso o Itaú envie uma mensagem para “lorenzo+itau@gmail.com”, o e-mail será recebido pelo endereço “lorenzo@gmail.com”.

Simples, não é mesmo? Dessa forma você pode criar várias chaves do PIX utilizando uma única conta de e-mail. E, na hora de receber uma transferência, basta informar o endereço com o “+nomedobanco”.


Exemplos

Eu já fiz o cadastramento em algumas contas bancárias utilizando a dica acima, veja alguns exemplos:

Em ordem: Bradesco, Nubank, CAIXA e PicPay.

Observe que para todos os cadastros coloquei “lorenzo+nomedobanco@gmail.com”.


Comentário

É uma mão na roda!

Eu até cheguei a cadastrar diferentes e-mails como chaves do PIX – porém, fui salvo a tempo pelo nosso leitor Paulo. Se eu fosse cadastrar um e-mail como chave do PIX por conta bancária, eu precisaria de inúmeras contas de e-mail.

Através dessa dica do Gmail basta adicionar “+banco” no seu endereço de e-mail principal e usar a mesma conta do Google como chave do PIX em diversos bancos, serviços financeiros e apps.

Como vai o cadastro das suas chaves do PIX? Lembre-se que diversos bancos estão oferecendo promoções para incentivá-lo a cadastrá-las.


Este recurso funciona com o Gmail, iCloud Mail, Outlook (Hotmail) e provavelmente com outros provedores de e-mail. Se você souber de algum que também permita isso, compartilhe com a gente nos comentários!

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.