fbpx

Como cadastrar o mesmo e-mail como chave do PIX em várias contas bancárias

Guias Notícias Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

O PIX está chegando para revolucionar o sistema bancário brasileiro. Em fevereiro escrevi aqui no PP um dos primeiros artigos sobre a tecnologia: “Adeus TED e DOC! Banco Central anuncia o PIX”. De lá pra cá, o PIX entrou em fase teste, foi instituído oficialmente pelo BC e na última segunda entrou na fase de cadastro de chaves. Essa última, um pouco tanto quanto conturbada – isso porque muita gente está cadastrando chaves idênticas (como o mesmo e-mail) em várias contas bancárias, o que não é permitido. Cada e-mail, CPF ou nº. de telefone pode estar ligado a um único banco.

“- Ah, Lorenzo, mas por que eu não posso cadastrar meu e-mail no Bradesco e no Itaú?”. A explicação é simples: a ideia do Banco Central com o PIX é facilitar ao máximo transações bancárias. No dia 16 de novembro, quando o PIX for liberado, você não informará o banco de destino ao fazer uma transferência. Apenas uma das chaves. Portanto, se você cadastrar o mesmo e-mail em várias contas bancárias, haverá um conflito (possivelmente apenas o 1º cadastro será efetivado com sucesso).

Mas há uma maneira de contornar isso: através do GmailiCloud Mail, Outlook (Hotmail) e provavelmente outros provedores.


Cadastrando o mesmo e-mail como chave do PIX em várias contas

Para quem não sabe, é possível colocar um “sinal de adição mais uma palavra qualquer” (ex: +itau) no seu endereço de e-mail e o recebimento de mensagens não será afetado. Não entendeu? Vamos a um exemplo.

Meu e-mail é “lorenzo@gmail.com”. Eu posso então criar variações desse endereço:

  • lorenzo+itau@gmail.com
  • lorenzo+bradesco@gmail.com
  • lorenzo+nubank@gmail.com

O que está escrito em vermelho (após o sinal de adição e antes do @gmail.com) é automaticamente desconsiderado. Ou seja, caso o Itaú envie uma mensagem para “lorenzo+itau@gmail.com”, o e-mail será recebido pelo endereço “lorenzo@gmail.com”.

Simples, não é mesmo? Dessa forma você pode criar várias chaves do PIX utilizando uma única conta de e-mail. E, na hora de receber uma transferência, basta informar o endereço com o “+nomedobanco”.


Exemplos

Eu já fiz o cadastramento em algumas contas bancárias utilizando a dica acima, veja alguns exemplos:

Em ordem: Bradesco, Nubank, CAIXA e PicPay.

Observe que para todos os cadastros coloquei “lorenzo+nomedobanco@gmail.com”.


Comentário

É uma mão na roda!

Eu até cheguei a cadastrar diferentes e-mails como chaves do PIX – porém, fui salvo a tempo pelo nosso leitor Paulo. Se eu fosse cadastrar um e-mail como chave do PIX por conta bancária, eu precisaria de inúmeras contas de e-mail.

Através dessa dica do Gmail basta adicionar “+banco” no seu endereço de e-mail principal e usar a mesma conta do Google como chave do PIX em diversos bancos, serviços financeiros e apps.

Como vai o cadastro das suas chaves do PIX? Lembre-se que diversos bancos estão oferecendo promoções para incentivá-lo a cadastrá-las.


Este recurso funciona com o Gmail, iCloud Mail, Outlook (Hotmail) e provavelmente com outros provedores de e-mail. Se você souber de algum que também permita isso, compartilhe com a gente nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.