Oi pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje eu vim contar para vocês um pouco da minha cidade preferida no Mundo: Chicago. Todo viajante tem um destino preferido, e de todas as cidades que já rodei por este “mundão” afora, a Windy City certamente é o meu lugar predileto!
Cidade surpreendente
Na maioria das vezes, praticamente ninguém se da conta, mas aquele direito de ir e vir, pra nós PCD’s nem sempre vale. Muitas vezes não vale. É chato, é triste, é irritante… mas não sou de ficar lamentando, me viro e vou. Vou do meu jeito!
#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas na estação de metrô
Normalmente os centros das cidades não são muito acessíveis, pois são obras muito antigas… Mas até nisso Chicago surpreendeu positivamente. Por exemplo, o Downtown de Chicago foi totalmente aprovado.
#PraTodoMundoVer: Eu no Downtown de Chicago olhando os prédios
Transporte coletivo (várias opções de acesso ao metrô), ruas e calçadas acessíveis, com rebaixos e rampas adequadas, estabelecimentos comerciais com acesso automático, além do acesso para o Chicago Riverwalk e os passeios de barco também serem acessíveis.
#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas na estação de metrô olhando a placa Elevator to Street para cadeirantes
#PraTodoMundoVer: Eu dentro do water taxi na cadeira de rodas
Atrações acessíveis
Chicago tem diversas atrações e TODAS que fui eram 100% acessíveis e por isso nem precisa de um review de acessibilidade de cada uma, desta vez vou ilustrar somente com fotos os meus lugares preferidos na Windy City.
Crown Fountain
O Crown Fountain é uma fonte interativa e muito divertida, que está entre as principais atrações do Millennium Park.
#PraTodoMundoVer: Eu olhando as crianças brincando na fonte
Navy Pier
O pier é um misto de grande praça de alimentação, lojas diversas, parque de diversão, passeios de barcos e, claro, curtir a vista do Chicago River. Ele é 100% acessível, inclusive a roda gigante, passeio de barco, etc.
#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas olhando o Chicago River
Willis Tower
A Willis Tower é um arranha-céu, sendo o mais eleito o mais alto edifício da América do Norte até 2014 quando o One World Trade Center em Nova York foi concluído.
#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas dentro do cubo pra baixo de vidro
John Hancock Center
Assim como a Willis Tower, o John Hancock Center é um dos arranha-céus mais altos do mundo, com 344 metros de altura. Ele foi concluído em 1969 com 100 andares, passando a ser o edifício mais alto da década de 1960 fora de Nova Iorque.
#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas olhando a vista do observatório do Hancock
Comentário
Chicago é uma delícia de lugar para mim e para todos os PCD’s! Um pouco fria, confesso… verão com 19 graus complica pra quem anda de cadeira de rodas, mas super contornável. Zero problemas e 100% das expectativas atendidas. Me senti profundamente respeitado e parte daquele lugar.
Uma coisa que já falei em outro post, mas gosto de mencionar sempre que possível, é que quando você vê cadeirante na rua é porquê a cidade é acessível, e em Chicago se vê muito, muito mesmo. Nas lojas, na rua, ônibus, metrô, parques… Lá, sou só mais um, e isso é muito bom. O nosso direito de ir a todos os lugares é respeitado, e é justamente isso que queremos. Se você pode ir, nós também podemos!
No meu viajômetro de acessibilidade que vai de 1 a 5, Chicago recebeu nota 5! Tudo por lá é perfeitamente acessível, podem ir!
Alguém já foi para lá? Alguma observação sobre a acessibilidade de Chicago? Comenta aí embaixo!
Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas