fbpx

Como é a acessibilidade no Aeroporto Internacional de Orlando para Pessoas com Deficiência

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje eu vim contar para vocês um pouco como é a acessibilidade no Aeroporto Internacional de Orlando (MCO), um dos mais visitados pelos brasileiros!

O aeroporto é um dos mais movimentados dos Estados Unidos. É o lar do Walt Disney World, Universal Studios, Sea World e uma grande variedade de outros locais para entretenimento familiar. O MCO também fica a apenas uma hora de distância de Cabo Canaveral e do Centro Espacial Kennedy, bem como de St. Augustine , Daytona Beach e excelentes praias da Costa Atlântica.

A Flórida também é um excelente refúgio para Pessoas com deficiência (PCD) que procuram fugir do frio do inverno. A acessibilidade para cadeiras de rodas no MCO é excelente, com apenas algumas exceções. Abaixo um guia do aeroporto para Pessoas com deficiência que planejam visitar Orlando no futuro


Layout do aeroporto

O Aeroporto de Orlando tem um layout de hub e spoke. O edifício do terminal principal é dividido em duas áreas: Terminal A no lado norte e Terminal B no lado sul. Cada terminal é dividido em dois, por onde os passageiros podem chegar aos seus portões.

O Terminal A abriga o Airside 1, que tem portões 1-29 e é um saguão de desembarque internacional secundário, e o Airside 2, que conta com os portões 100-129. Já o Terminal B abriga o Airside 3 (portões 30-59) e o Airside 4 (70-99), no qual está o principal saguão de desembarque internacional usado por muitas companhias aéreas europeias. Todos os quatro Airsides estão conectados ao terminal principal por transfers totalmente acessíveis a cadeiras de rodas.

Além das duas áreas (Terminal A e Terminal B), o edifício do terminal principal do Aeroporto de Orlando tem quatro níveis, sendo que o nível inferior possui túneis para os passageiros se movimentarem até as garagens de estacionamento de cada terminal. Enquanto o nível 1 contém a retirada de bagagem e acesso ao transporte terrestre, o nível 2 contém a retirada de bagagem e o nível 3 contém balcões de emissão de passagens aéreas e acesso a todos os portões.

Por fim, há uma grande praça de alimentação e área comercial conectando o Terminal A ao Terminal B. Sobre os banheiros, todos eles são acessíveis para cadeiras de rodas, sendo que o Terminal B tem um banheiro familiar e acessível separado com uma mesa de troca dobrável.

#PraTodoMundoVer Vista da planta baixa do aeroporto.


Jantar e compras

Há muitos lugares acessíveis a cadeiras de rodas para comer no Aeroporto de Orlando, desde restaurantes tradicionais até fast food com serviço de balcão. Tanto no Terminal A quanto no Terminal B, há grandes praças de alimentação, além de diversas lojas. Há também restaurantes e lojas no átrio principal do aeroporto e os átrios menores em cada hub Airside.


Saindo do Aeroporto de Orlando

Se você mora na Flórida Central e vai levar seu próprio veículo para o aeroporto, as duas garagens de estacionamento do Terminal A e do Terminal B têm vagas de estacionamento acessíveis a cadeiras de rodas.

Se você estiver devolvendo um carro alugado, também fará isso na garagem. Da garagem, você pegará um elevador até o nível do túnel e atravessará a rua para chegar ao prédio do terminal. Em seguida, você pegará outro elevador até o nível 3 para fazer o check- in. Se você chegar de táxi, não precisará usar o túnel. Basta pegar o elevador, se necessário, até o nível 3 para chegar aos balcões de check-in.

Se você precisar de assistência para se deslocar dentro do aeroporto, você pode solicitar assistência para PCD’s no nível 3 em frente aos balcões de check-in. Ainda, existem dezenas de cadeiras de rodas manuais localizadas em todo o saguão. Se você precisar de uma cadeira de corredor para embarcar no avião, deverá solicitá-la no momento do check-in.

Depois de fazer o check-in e ter seu cartão de embarque, você precisará passar pela segurança. Há uma linha dedicada para passageiros em cadeiras de rodas. Se você puder andar alguns passos, os rastreadores pedirão que você passe pelo detector de metais para outro scanner. Caso contrário, você receberá uma revisão manual de um rastreador da TSA, a menos que tenha uma pré-verificação da TSA. Neste último caso, eles verificarão manualmente sua cadeira de rodas e limparão suas mãos e a cadeira em busca de explosivos.

Eu viajo acompanhado e, mesmo assim, os monitores da TSA no Aeroporto de Orlando geralmente são muito gentis para me ajudar a colocar e tirar meus pertences da esteira de raios-x. Depois de passar pela segurança, você terá que pegar um transfer para chegar ao seu portão no Airside apropriado. O transfer está completamente nivelado com a plataforma e o espaço é de apenas cerca de 10cm.

Da estação do transfer, você pode seguir diretamente para o seu portão ou fazer algumas compras e fazer um lanche na praça de alimentação do hub Airside. No seu portão, o agente chegará aproximadamente uma hora antes da partida do voo. Eu entraria em contato com ele mais uma vez para confirmar que uma cadeira de corredor e assistência foram solicitadas para você. Você deve ser uma das primeiras pessoas a embarcar no avião, de acordo com o Air Carrier Access Act (ACAA).


Chegando ao Aeroporto de Orlando

Chegadas domésticas

Se você estiver chegando em Orlando a partir de outro aeroporto dos EUA, o processo de saída do aeroporto será bastante simples. De acordo com a ACAA, as companhias aéreas são obrigadas a devolver sua cadeira de rodas na porta do avião.

Certifique-se de não sair do avião até que sua cadeira seja devolvida a você. Uma dica que dou: você pode solicitar a um comissário de bordo que passe um rádio cerca de 30 minutos antes do pouso para garantir que a equipe de terra saiba que você precisará logo da sua cadeira. Do seu portão de desembarque, você pegará o transfer acessível para o terminal principal.

Certifique-se também de seguir as indicações para o terminal apropriado (A ou B), onde você pode encontrar seu carro, suas malas despachadas ou ambos. Se você tiver apenas bagagem de mão, você pode seguir para o nível 1 pelo elevador para transporte terrestre ou para o túnel para chegar ao seu veículo na garagem.

Se você for pegar um carro alugado, eles também estarão localizados na garagem. Se você tiver bagagem despachada, você pegará o elevador do terminal principal até o nível 2. Há placas de LED no teto para ajudá-lo a encontrar o caminho adequado para sua companhia aérea. Há também vários funcionários que podem ajudá-lo a levar sua bagagem para seu táxi ou seu veículo.

Chegadas internacionais

De acordo com a ACAA , as companhias aéreas que chegam aos aeroportos dos EUA são obrigadas a devolver o seu dispositivo de mobilidade para você na porta do avião. Certifique-se de não sair do avião até que sua cadeira seja devolvido a você.

Assim como nas chegadas nacionais, aqui também dou a dica: solicite a um comissário de bordo que cerca de 30 minutos antes do pouso informe à equipe de terra que você precisará logo da sua cadeira. Não deixe que eles digam que seu dispositivo estará esperando por você na Alfândega porque é para lá que eles o levarão por padrão. Diga-lhes imediatamente que você precisa na porta do avião de acordo com a lei dos EUA. Depois de sair do avião, você irá em direção à Imigração e Alfândega dos EUA.

Um funcionário de assistência das pessoas com deficiência do aeroporto do MCO levará você a uma fila separada para passageiros PCD’s, o que deve ajudá-lo a passar pelo processo mais rapidamente. Depois de passar pela imigração, você coletará qualquer bagagem despachada na área de retirada de bagagem da alfândega e passará por um posto de controle alfandegário.

Normalmente você passa direto pelos policiais e não precisa fazer nada. O Aeroporto de Orlando tem dois principais postos de controle de imigração, mas um deles pode ser usado se o tráfego estiver ocupado. Sair do posto de controle Aeroportuário 1 é simples. Tudo está nivelado e você só precisa passar por várias portas deslizantes para chegar ao transfer que o levará ao edifício do terminal principal.

Depois de passar pela imigração na área alfandegária primária, você descerá um andar de elevador para embarcar no transfer para o edifício do terminal principal. Se você estiver fazendo conexão para outro voo doméstico, precisará colocar sua bagagem em outra esteira para despachá-la novamente com sua companhia aérea.


Comentário

Eu adoro este aeroporto, pois o público principal é formado principalmente por famílias que irão pra Disney e saber que é totalmente inclusivo me encanta ainda mais.

E aí, quem já foi, concorda comigo? Comentem aí embaixo!

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.