fbpx

Como é a acessibilidade no Fairmont RJ Copacabana para Pessoas com Deficiência

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje vou mostrar para vocês a minha experiência nesse hotel 5 estrelas da rede Accor, localizado no famoso bairro de Copacabana: o Fairmont RJ Copacabana.

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

O Fairmont Copacabana é o primeiro hotel da marca na América do Sul. São oferecidas 6 categorias de quarto, restaurante, bar 24h, café e beach club, além de um spa e duas piscinas. Já adianto que o serviço é muito bom e a staff é muito querida. Em minha primeira noite, fiquei hospedado no quarto Carioca acessível para PCD, que é a categoria mais básica oferecida na propriedade.


Quarto carioca

O quarto é super espaçoso e totalmente fácil de circular com a cadeira:

 

A cama é grande e possui altura perfeita para fazer a transferência da cadeira de rodas. A bancada de trabalho também possui fácil acesso para a cadeira, que encaixa perfeitamente:

O banheiro é perfeito para cadeirantes! A bancada com a pia possui espelhos e tomadas na altura correta.

E olha o tamanho desse box! É um espaço perfeito para circulação, e o chuveiro regula a altura, além de ter duas opções: um preso na parede e uma ducha no teto.

O box possui banco fixo, mas como prefiro utilizar a cadeira de banho, o Fairmont me disponibilizou uma prontamente. Além disso, as toalhas e torneiras estão todas em alturas boas. O vaso sanitário possui altura padrão, com barras que facilitam a transferência.

Outro ponto importante é a sinalização de emergência que está disponível tanto no box quanto ao lado do vaso sanitário, e também a presença de interfone dentro do banheiro para qualquer emergência.

Opinião sobre o Quarto Carioca

Quanto às minhas propostas de melhoria, posso dizer que o posicionamento das tomadas tanto na bancada quanto na cama não são muito agradáveis, pois ficam muito distantes para alcançar. Além disso, o ar condicionado central fica fora do meu alcance, então o ideal seria a disponibilização de um controle remoto.

#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas de frente pra parede onde tem o AC

Já a sacada, apesar de ter uma porta de correr que facilita o acesso, possui um pequeno degrau que dificulta um pouco a passagem.

#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira entrando na sacada e depois na sacada olhando a piscina

O armário também poderia ter uma melhoria, pois não é vazado. Dá pra se virar, mas o acesso é um pouco complicado.

Mas o ponto que precisa de maior atenção é com a porta de entrada, que só abre para fora e não possui trava. Ou seja, eu sempre preciso que alguém abra e segure a porta para que possa passar.

De maneira geral, achei o quarto muito confortável, espaçoso, fácil de circular e o banheiro, que costuma ser um problema em vários hotéis, é perfeito! Muito bom mesmo! Já o problema das tomadas e da porta são impeditivos, mas muito simples de resolver, com o reposicionamento das tomadas e com a instalação de uma tranca para segurar a porta aberta. Nota 9/10! Na minha segunda noite, recebi um upgrade de quarto para o Deluxe. 🙂


Quarto Deluxe

O Deluxe, que mesmo não sendo quarto adaptado para PCD, é tranquilamente fácil de circular com a cadeira de rodas. A cama possui boa altura para transferência da cadeira.

O banheiro é semi-adaptado com porta de correr, mas o vaso sanitário não possui as barras. Ainda assim há um espaço amplo para posicionar a cadeira. A bancada também não é vazada, mas posicionando a cadeira na lateral é possível acessar sem problema algum. É possível entrar com a cadeira de rodas totalmente no box, o chuveiro possui barra de altura para regular e também uma ducha no teto, além de barra de apoio.

A sacada é ampla e tem essa vista lateral linda para o mar!

Opinião sobre o Quarto Deluxe

Esse quarto superou as minhas expectativas! Apesar de não ser um quarto preparado para PCDs, eu consegui me virar perfeitamente. Os grandes destaques ficam pela porta de correr do banheiro, e pelo fato de ser possível circular tranquilamente com a cadeira, inclusive na sacada. Nota 10 de 10!


Opinião sobre o Fairmont Copacabana

De maneira geral, o hotel está de parabéns! O hall de entrada é bem bonito, espaçoso e fácil de circular com a cadeira.  Todas as dependências do hotel são acessíveis, dispondo de rampas, elevadores e banheiros com acessibilidade.

O café da manhã é delicioso e acessível, além da equipe ter sido gentil e me oferecido a opção de desfrutar do café da manhã na beira da piscina de borda infinita com essa vista linda.

O bar da piscina principal é totalmente acessível e possui várias opções de entretenimento, com shows e DJs, além de ter uma vista maravilhosa! Para acessar a segunda piscina, há um elevador para cadeirante.

 

O restaurante também é um grande destaque, pois possui janelas até o chão e mesas redondas, o que é ótimo para nós!

#PraTodoMundoVer: Vista da janela do restaurante

Quanto aos pontos de melhoria, infelizmente as piscinas não possuem acessibilidade para nós cadeirantes, pelo fato de não haver o equipamento que faz a transferência do cadeirante para a água. Se pelo menos uma das duas pudesse ter o equipamento, seria espetacular.


Comentário

Resumindo, com certeza eu voltaria a me hospedar no Fairmont Copacabana!

Se você gostou desse review, deixe aqui seu comentário!

Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.