Conforme noticiamos, a GOL começou a disponibilizar ontem (em fase teste) o acesso sem custo a aplicativos de mensagens de texto em todas as suas aeronaves equipadas com Wi-Fi, atualmente um total de 93 estão equipadas com a tecnologia. Tivemos a oportunidade de voar com a GOL anteontem – data da estreia do serviço gratuito.
Como se conectar
O primeiro passo é a conexão a rede Wi-Fi interna da aeronave, chamada de “gogoinflight”.
Após a conexão, é só abrir o navegador e então acessar a página de entretenimento de bordo gratuito – a GOL Online.
Ao consultar os pacotes de internet disponíveis, o pacote de envio de mensagens, que antes era comercializado com custo, agora aparece sem custo para o usuário. A companhia está disponibilizando o acesso gratuito a serviços de mensagens em uma fase teste de 30 dias. Os seguintes aplicativos são suportados pelo pacote grátis:
- Facebook Messenger;
- Google Hangouts;
- iMessenger;
- WhatsApp.
Chamadas de voz, vídeo, envio de mídias, arquivos e áudios não são suportados. Para adquirir o pacote, é necessário acessar seu cadastro com login e senha na Gogo (empresa que oferece o serviço de internet a bordo na GOL, Delta e outras companhias). Caso não tenha cadastro, é possível realizá-lo através do próprio navegador.
Utilizamos o serviço e a velocidade estava de acordo com o esperado. Nenhum aviso foi feito pela tripulação quanto a gratuidade deste pacote (mesmo que temporária). O speech feito foi somente quanto ao entretenimento de bordo gratuito GOL Online e sobre os pacotes pagos.
A oferta de Wi-Fi a bordo sem custo vem se mostrando uma tendência no mercado. A Delta, maior parceira e acionista da GOL, começou em 2017 a oferecer acesso gratuito a aplicativos de mensagens de texto em todos os seus voos e, mais recentemente, deu o primeiro passo para oferecer acesso total a internet (e não apenas aplicativos de mensagens).
Você é do tipo que gosta de ficar online ou offline durante um voo?