Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje vou falar um pouquinho sobre como é a acessibilidade no Caribe para pessoas com deficiência. Confira!
O Caribe é lindo e certamente é um lugar perfeito para visitar com muita diversão, praia e sol. Embora seja um lugar espetacular, para pessoas com deficiência, a acessibilidade pode ser um pouco imprevisível dependendo da(s) ilha(s) que você pretende visitar.
A acessibilidade certamente varia em todo o Caribe, mas as ilhas mais populares são adaptadas para PcD’s. Se você deseja realizar os passeios acessíveis ou simplesmente desfrutar do mar do Caribe, saiba que lá quase tudo é possível.
Porto Rico
Muitos aspectos de Porto Rico são fantásticos, como as praias, a história e as infinitas atrações. Se você é um viajante frequente ou novo em viagens internacionais, este pode ser um destino acessível ideal para você.
A Adames Luxury Transportation e Go Puerto Rico Shuttle oferecem transporte adaptado e passeios pela ilha. Algumas possibilidades de passeios podem incluir a Floresta Nacional El Yunque ou pontos turísticos de San Juan, como o Castillo San Felipe del Morro ou a destilaria Bacardi. Há tantas coisas divertidas e acessíveis para fazer em Porto Rico que você provavelmente terá dificuldade em decidir um itinerário.
Barbados
Outro destino incrível para pessoas com deficiência fica no sul do Caribe, a ilha de Barbados. No entanto, o lugar não é apenas um dos mais acessíveis do sul do Caribe, como também é um dos melhores destinos para cadeirantes em toda a América do Norte.
O Órgão que regulamenta os direitos das pessoas com deficiência em Barbados tem um programa chamado Barbados Totalmente Acessível, que visa criar uma ilha inclusiva. Se você gosta de uma aventura, pode explorar as cavernas de Harrison’s Cave, que é surpreendentemente acessível para cadeirantes.
Aruba
Em Aruba, não importa quais sejam as suas limitações, graças a várias empresas que se concentram em aprimorar a acessibilidade na ilha, você poderá aproveitar ao máximo sua viagem. Empresas como a Adapted Happy Wheels possuem cadeiras de rodas anfíbias para alugar e, se você estiver afim de explorar mais a ilha, a Accessible Caribbean Vacations e a Chogogo Tours oferecem passeios totalmente acessíveis com transporte adaptado.
Você também pode visitar os pontos turísticos mais notáveis, como a Ponte Natural e o Farol da Califórnia. Se necessário, as empresas acima também providenciam transporte acessível para toda sua viagem.
Bahamas
Não tecnicamente no Caribe, as Bahamas consistem em aproximadamente 700 ilhas e apenas algumas delas são habitadas. Embora há várias ilhas que valem a pena conhecer em Bahamas, New Providence Island (onde fica a capital Nassau) e Paradise Island são as mais adequadas para os PcD’s.
Paradise Island é mais conhecida pelo Atlantis Resort, que possui diversos quartos adaptados, cassino, vários restaurantes, parque aquático, aquário e piscinas acessíveis, Além disso, cadeiras de rodas anfíbias estão disponíveis para os hóspedes.
Jamaica
A Jamaica é um dos lugares mais acessíveis do Caribe e é também conhecida como o berço do reggae. A comida é deliciosa, há uma variedade de belas paisagens de costa a costa e os jamaicanos são extremamente solícitos e simpáticos.
Se você é cadeirante, existem algumas empresas de turismo maravilhosas na Jamaica especializadas em acessibilidade: Jamaica Wheelchair Taxi e Ken’s Wheelchair Service & Tours. Ambas as empresas oferecem transfers do aeroporto e passeios totalmente inclusivos e personalizados. Há passeios acessíveis para cadeirantes para Dunn’s River Falls, às praias de Falmouth e até passeios inspirados em Bob Marley. Não importa o que você espera de uma viagem à Jamaica, lá, quase tudo é possível.
Comentário
Quem já foi para o Caribe concorda comigo?
Escreva nos comentários aí embaixo e não deixe de compartilhar alguma dica caso você tenha também! 😊
Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas