A Primeira Classe da Emirates é renomada por seu luxo e conforto, mas os altos preços frequentemente a tornam inacessível para muitos viajantes. No entanto, estratégias inteligentes de resgate de milhas e pontos podem democratizar essa experiência, mesmo diante das restrições de acesso ao acervo da Primeira Classe para a maioria dos parceiros aéreos da companhia. Nesta matéria, exploramos alternativas, utilizando programas de fidelidade nacionais para contornar essa limitação. Confira!
☞ pular para…
- Emitindo a Primeira Classe da Emirates
- Utilizando o ALL – Accor Live Limitless
- Emitindo com o Qantas Frequent Flyer
- Analisando os custos da emissão
- Emitindo com o Aeroplan
- Emitindo com o Skywards
- Conheça a Primeira Classe da Emirates
- Comentário
Emitindo Primeira Classe da Emirates
A emissão da Primeira Classe da Emirates na modalidade award é uma das mais cobiçadas entre as companhias aéreas e, nos últimos anos, tem sido um grande desafio conseguir emiti-las. A Emirates não faz parte de nenhuma aliança de companhias aéreas, e a disponibilidade de emissão de assentos awards é restrita a algumas parcerias que a Emirates mantém, através de acordos do seu programa de fidelidade, o Skywards, e os de suas parceiras, dentre elas a Qantas (Frequent Flyer) e Air Canada (Aeroplan). Nessa matéria, daremos foco nas possibilidades de emissão da Primeira Classe Emirates através das opções de acúmulo de milhas aéreas que temos disponíveis no Brasil.
Importante destacar que, atualmente, não existem parceiros bancários no mercado nacional que possibilitem o envio de pontos de forma direta para nenhum dos programas citados. No entanto, utilizando-se dos tradicionais métodos de acúmulos de pontos e milhas nos diferentes programas de fidelidade e recompensas, como Azul Fidelidade, LATAM Pass, Smiles, Livelo e Curtaí, é possível destinar de forma indireta os pontos e milhas utilizando como “ponte” o parceiro de transferência comum a todos eles, o ALL – Accor Live Limitless.
Utilizando o ALL – Accor Live Limitless
O ALL – Accor Live Limitless é o programa de fidelidade lifestyle da Accor. Desde seu lançamento, tornou-se mais do que apenas uma mudança de marca do Le Club AccorHotels e é um novo ecossistema de marcas, com um programa de fidelidade mais simplificado. Para quem não está familiarizado com o programa, a cada 2.000 pontos Reward, tem-se um abatimento de 40 euros no valor da estadia reservada ou, ainda, nos serviços extras, como room service, alimentação nos bares e restaurantes do hotel. Além disso, também é possível utilizar estes pontos para resgatar experiências que não envolvam hospedagem, tais como shows, jogos e demais eventos, sempre em espaços exclusivos para os associados ALL.
O ALL também possui parceria com a maioria dos programas de fidelidade do Brasil e do mundo. Justamente através dessas parcerias, é possível utilizar o programa como uma “ponte”, triangulando as milhas e pontos acumulados nos programas nacionais e nos programas que permitem a emissão de passagens para a Primeira Classe da Emirates. Neste processo, observamos deságios na migração dos pontos para o ALL, assim como do ALL para o Aeroplan e Skywards. No entanto, mesmo assim, resulta ser o melhor meio para realizar o resgate, reduzindo o custo da emissão. Confira abaixo os fatores de conversão entre os programas:
Dos programas para o ALL – Accor Live Limitless
- Azul Fidelidade
- 8.000 pontos Azul (Clube Azul, Diamante e Azul Itaucard) por 1.000 pontos Rewards ALL;
- 10.000 pontos Azul (demais clientes) por 1.000 pontos Rewards ALL.
- Smiles
- 6.000 milhas Smiles (Cliente Clube Smiles ou Diamante) por 1.000 pontos Rewards ALL;
- 7.000 milhas Smiles (Demais Clientes) por 1.000 pontos Rewards ALL
- LATAM Pass
- 6.000 pontos Latam Pass por 1.000 pontos Rewards ALL.
- Curtaí
- 3,5 pontos Livelo por 1 ponto Rewards ALL.
- Livelo
- 3,5 pontos Livelo por 1 ponto Rewards ALL ou 1:1 para portadores do Amex Centurion.
Do ALL – Accor Live Limitless
- Para o Aeroplan da Air Canada
- 4.000 pontos Rewards ALL por 2.000 milhas Aeroplan.
- Para o Qantas Frequent Flyer
- 2.000 pontos Rewards ALL por 2.000 milhas Qantas.
- Para o Emirates Skywards
- 4.000 pontos Rewards ALL por 2.000 milhas Skywards.
Vale lembrar que é possível a existência de campanhas promocionais cujos valores são menores do que a paridade atual.
Emitindo com o Qantas Frequent Flyer
Como mostramos anteriormente, o programa de fidelidade da rede de hotéis Accor permite o envio de pontos para o Qantas Frequent Flyer na proporção de 1:1, o único programa dentre os que emitem Primeira Classe da Emirates que não apresenta um segundo “deságio” ao triangular os pontos com o ALL Accor. Uma vez no programa, podem ser emitidos bilhetes-prêmio para a Primeira Classe da Emirates. É bom ter claro que, para acumular pontos ALL de forma eficiente a partir de programas de fidelidade brasileiros (Azul Fidelidade, Curtaí, LATAM Pass, Livelo e Smiles), é necessário um bom planejamento para que isso resulte em emissões viáveis financeiramente com o Frequent Flyer da Qantas. Nesse sentido, é válido monitorar as campanhas de transferências bonificadas entre os programas nacionais e o ALL Accor. Confira abaixo algumas dessas campanhas divulgadas aqui no PP:
- LATAM Pass oferece 33% de desconto na paridade de pontos para ALL – Accor Live Limitless;
- Smiles oferece desconto no fator de conversão e até 25% bônus na transferência de milhas para ALL – Accor Live Limitless;
- Ganhe 20% de pontos Reward bônus + até 15% de pointsback ao transferir pontos Livelo para o ALL;
- Transfira pontos do TudoAzul para o ALL com conversão especial e ganhe até 25% de bônus.
1. Transferir pontos ALL para o Qantas Frequent Flyer
Uma vez transferidos os pontos/milhas para o ALL Accor, o próximo passo é enviar os pontos do ALL Accor para o Qantas Frequent Flyer. Antes de realizar esse passo será necessário realizar o cadastro no programa de fidelidade da Qantas. Para isso, basta clicar aqui e preencher todos os dados do cadastro.
Em seguida, basta acessar a área logada no site do programa All Accor e percorrer o seguinte caminho: Programa de Fidelidade > Parceiros > Companhias aéreas > Qantas – Qantas Frequente Flyer > Rolar a página para baixo e clicar em Converter pontos:
Vale destacar que o prazo requerido para o crédito dos pontos no Frequent Flyer é de 6 semanas, o que costuma ser seguido rigorosamente pela companhia.
2. Buscar e emitir o voo no Qantas Frequent Flyer
Outro ponto a considerar no planejamento para quem deseja desfrutar da experiência de voar com a Primeira Classe da Emirates é conhecer os requisitos em pontos do Qantas Frequent Flyer para realizar a emissão e extrair o máximo de valor possível, aproveitando os “sweetspots” do programa. Nesse sentido, vale lembrar que a Qantas possui uma tabela de resgate com parceiros divididos por zonas, onde a classificação é baseada na distância voada. Confira abaixo:
O trecho entre Dubai (DXB) e São Paulo (GRU) em Primeira Classe, por exemplo, custa 170.800 pontos Qantas (Zona 7), visto que a distância voada é de 7.592 milhas. Trechos de/para São Paulo vem logo à mente, afinal de contas é o ponto de partida e/ou chegada da maioria dos brasileiros, entretanto é uma emissão “cara”.
Uma boa alternativa a esse custo seria buscar trechos dentro das zonas 3 e 4 que cobrem boa parte da Europa, África e parte da Ásia, com possibilidade de reduzir esse custo à metade, tornando o resgate mais atrativo. Você pode fazer uso da ferramenta FlightConnections na busca pelas rotas de acordo com a distância voada, tendo a tabela fixa da Qantas como referência. Com ele, é possível filtrar as rotas pela companhia aérea, pelo tipo de cabine e até pela aeronave que opera o voo, pois, como falamos anteriormente, a Emirates só possui primeira classe no Airbus A380 e no Boeing 777-300ER.
Uma dica importante para realizar a busca no site da Qantas é alterar o host do site de Brasil para Austrália ou Estados Unidos, pois no site brasileiro não aparece na tela inicial o mecanismo de busca de voos. Para alterar, basta clicar no símbolo do Globo que fica na parte superior do site e selecionar outro país.
Utilizaremos como exemplo a busca pela Primeira Classe da Emirates para o trecho entre Dubai (DXB) e Bruxelas (BRU), considerado um dos melhores “sweetspots” do programa. Para isso, basta digitar a origem e destino nos respectivos campos, clicar em “Search by Points”, selecionar “One Way”, definir uma data e marcar “Flexible with dates”:
O trecho em Primeira Classe operado pela Emirates no Boeing 777-300 ER para o dia 25 de setembro de 2024 custaria 89.800 pontos Qantas (Zona 4), para um voo de aproximadamente 7 horas de duração. Com o quantitativo de pontos necessários na conta do programa Qantas Frequent Flyer, é possível realizar essa emissão seguindo o fluxo de resgate que é intuitivo.
Importante destacar que não é possível realizar buscas ou emitir voos partindo do Brasil diretamente no site da Qantas. Para isso, é necessário ligar para o call center.
Analisando os custos da emissão
Como ponto de partida, vamos levar em consideração o valor do trecho pagante desse mesmo voo em Primeira Classe que custa aproximadamente R$ 30.405,00, desconsiderando as taxas que também seriam pagas na Qantas. A Qantas cobra a famigerada taxa de combustível em suas emissões que onera ainda mais os resgates – leia mais aqui.
Vamos considerar também a hipótese de que o passageiro não tenha os 89.800 pontos Qantas necessários para realizar essa emissão. Para contornar essa situação, é possível comprar pontos Livelo, onde frequentemente há promoções que oferecem 50% de desconto, e o CPM (custo por milheiro) Livelo sairia por R$ 35,00, para, em seguida, serem transferidos para o ALL Accor. Nesse caso, seria necessário comprar 314.300 pontos Livelo, uma vez que a paridade de transferência para o ALL, como falamos anteriormente, é de 3,5:1 e, posteriormente, transferir do ALL Accor para o Qantas Frequent Flyer. O custo final dessa emissão com pontos seria de aproximadamente R$ 11.000,50, uma redução de aproximadamente 64% em relação à tarifa pagante.
Os valores apresentados podem ser considerados “elevados” e estar fora da realidade de muitos, mas o desconto em relação à tarifa pagante é significativo. Para aqueles que alimentam o sonho de um dia poder desfrutar da experiência de voar em Primeira Classe em uma das melhores companhias aéreas do mundo, essa estratégia de resgate torna-se mais acessível.
Emitindo com o Aeroplan
Seguindo a mesma mecânica que apresentamos para o Qantas Frequent Flyer é possível enviar pontos ALL Accor para o programa de fidelidade da Air Canada, o Aeroplan, como também o Skywards da Emirates. Entretanto, a paridade de transferência de pontos ALL para ambas é de 2:1, o que torna os resgates menos vantajosos.
De forma semelhante ao Qantas Frequent Flyer, o Aeroplan possui tabela de resgate com a Emirates baseada em distância voada, porém com a particularidade de ter faixas variáveis de pontuação para um determinado range de distância percorrida, não sendo fixa como na Qantas. Para o mesmo exemplo que utilizamos com o Qantas Frequent Flyer, o voo foi precificado em 298.000 milhas Aeroplan, no range para distâncias de até 5.000 milhas percorridas. Dentro da mecânica que utilizamos com o ponto ALL, essa emissão não é viável financeiramente, superando inclusive o valor da tarifa pagante.
Emitindo com o Skywards
A Emirates não publica uma tabela de prêmios e, por conta disso, é necessário verificar na calculadora de milhas da companhia aérea os valores em milhas Skywards de cada rota desejada. Além de indicar o número de milhas que você ganhará em voos da Emirates, a calculadora exibirá também os valores para o resgate em milhas. Se desejar consultar a calculadora de milhas Skywards, clique aqui. Nesse contexto, sugerimos a leitura de uma matéria publicada aqui no PP, onde apresentamos as 10 melhores emissões em Primeira Classe no programa de fidelidade da Emirates. Confira o link a seguir:
Trazendo novamente o nosso exemplo, para realizar esse resgate diretamente com a Emirates, supondo que o viajante não tenha milhas no Skywards, seria necessária a compra de 714.000 Livelo (50% de desconto) a um custo total de R$ 24.990,00 resultando em uma economia de 18% em relação à tarifa pagante. Mesmo se considerarmos a inclusão da elevada taxa de combustível (aproximadamente R$ 2.000,00) da Emirates e a ausência dessa cobrança pela Air Canada, ainda assim, o resgate com o Skywards acaba sendo mais vantajoso do que com o Aeroplan.
Há também a possibilidade de compra de milhas diretamente no programa Skywards, a um custo de USD 30,00 por 1.000 milhas. Considerando o câmbio de R$ 5,00 por USD 1,00, o resgate do trecho do exemplo que estamos utilizando teria um custo de aproximadamente R$ 15.300,00 (desconsiderando a cobrança de IOF), o que representa uma redução de 56,79% em relação à tarifa pagante. É importante ressaltar que, para ser elegível à compra de milhas Skywards, deve ter havido pelo menos uma atividade de ganho anterior à compra na conta Skywards, obtida por voar na Emirates ou por meio de uma transação com parceiros da Emirates. Além disso, há um limite anual de compra de até 100.000 milhas para clientes da categoria de entrada (Blue) e de até 200.000 milhas para as demais categorias: Silver, Gold e Platinum.
Conheça a Primeira Classe da Emirates
Em 2018, a Emirates começou a operar sua nova Primeira Classe nos novos B777-300ER. Equipada com controle de temperatura e de iluminação, a cabine possui portas que vão do chão até o teto e janelas virtuais com projeções ao vivo do exterior em alta definição. “Seu quarto de hotel no céu”, como diz a companhia.
A bordo, os passageiros têm a privacidade das suítes da Primeira Classe da Emirates, com a garantia dos mais altos níveis de higiene. Os viajantes podem escolher sua refeição on demand ou pedir refeições à la carte com vários pratos (entrada, principal e sobremesa), criados por uma equipe de chefs internacionais. Publicamos uma matéria aqui no PP apresentando as atuais rotas operadas com a nova Primeira Classe da Emirates. Se desejar conhecê-las, clique aqui.
As novas suítes privativas do Boeing 777-300ER da Emirates levam o luxo a um outro nível. Elas oferecem até 3,71 m² de espaço e estão dispostas em um layout 1-1-1 com um número total de 6 suítes privativas. À título de comparação, no restante de seus 777, são oito suítes em layout 1-2-1.
Você pode encontrar a nova Primeira Classe da Emirates em todos os seus novos Boeing’s 777-300ER (a antiga cabine continua disponível nos antigos B777). Além disso, a companhia mantém sua icônica Primeira Classe nos A380’s. a Primeira Classe da Emirates no A380 é uma das melhores e mais luxuosas cabines de Primeira Classe que equipam o superjumbo, contanto com a presença de bar a bordo e banheiro com ducha, para um exótico banho a 40 mil pés de altitude.
Comentário
Voar na primeira classe da Emirates é um desejo compartilhado por muitos viajantes, mas os custos associados podem ser limitantes para alguns. No entanto, o uso estratégico de milhas e pontos pode tornar essa experiência luxuosa mais acessível. Como visto na matéria, aproveitar a tabela de resgate fixa da Qantas é uma maneira inteligente de alcançar esse objetivo, oferecendo aos viajantes uma oportunidade emocionante de voar na primeira classe com um investimento menor. Além disso, para os brasileiros, o programa ALL Accor é uma ferramenta valiosa, permitindo o acúmulo eficiente de pontos que podem ser utilizados como uma “ponte” para transferir indiretamente milhas e pontos entre os diversos programas de fidelidade, ampliando as opções de resgate e tornando mais acessível a realização desse desejo.
E você, já sabia que era possível voar na Primeira Classe da Emirates, usando como base pontos e milhas dos nossos programas de fidelidade nacionais? Compartilhe conosco nos comentários!
☞ Confira também:
- Como acumular milhas no Emirates Skywards;
- Como acumular pontos no Aeroplan;
- As 10 melhores emissões em Primeira Classe no Emirates Skywards;
- Conheça as rotas operadas com a Primeira Classe da Emirates;
- Como viajar para Dubai com milhas e pontos.