fbpx

Como emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 de Nova York

Notícias

Por Raimundo Junior

Embora estejamos, felizmente, avançando bastante nos índices de vacinação, muitos brasileiros, como aconteceu com esse editor, acabaram indo se vacinar nos Estados Unidos.

Vacina COVID-19


Inexistência de controle uniforme

Como todos sabemos, o federalismo americano se caracteriza por uma maior autonomia dos estados federados, e isso repercute, inclusive, na gestão das políticas públicas de saúde.

Em decorrência disso, embora o CDC – Center for Disease Control and Prevention, venha coordenando os esforços contra a COVID-19, cada estado tem dado um tipo de tratamento para a implantação de comprovantes  eletrônicos de vacinação. Aliás, até o presente momento, ainda há poucos estados americanos com ferramentas eletrônicas de controle de vacinação contra a COVID-19, como acontece em Nova York e na Califórnia.


Vanguarda do Excelsior Pass

Nova York foi o primeiro estado americano a instituir um “passaporte digital” para a vacina contra o COVID-19, o Excelsior Pass.

Trata-se de uma plataforma digital e gratuita, que foi desenvolvida pela IBM, com características similares a um cartão de embarque, que tanto pode ser impresso, como armazenado no wallet do smartphone do titular.


Como cadastrar a vacina e obter o comprovante eletrônico

O processo de cadastramento da vacina e obtenção do comprovante no Excelsior Pass é extremamente simples, prático e rápido. Vá até este endereço e estará na página inicial do Excelsior Pass.

Ao selecionar a opção “GET MY EXCELSIOR PASS”, você será redirecionada para uma primeira página onde precisará incluir o nome, data de nascimento, CEP e telefone, exatamente como informado no processo de agendamento da vacina. Lembrando que o CEP e telefone, devem ser preenchidos com o formato americano, então inclua o zip code do seu hotel, assim como telefone, acaso não possua um número americano.

Marque “não sou robô” e clique em continuar. Passará para página seguinte, onde precisará apenas indicar a data em que tomou a segunda dose da vacina (ou a data da dose única, no caso da J&J), o condado da unidade em  que se vacinou, além do tipo de vacina recebida (Pfizer, Jansen ou Moderna, que são as vacinas aplicadas em Nova York).

Ao clicar em “Verificar identidade”, irá direto para o seu passe (cartão ) eletrônico de vacinação, que contém as seguintes informações:

COVID-19 Vaccination, seu nome completo (conforme cadastro), QR-Code, data de nascimento e a data da expiração do passe, que é de um ano a contar da segunda dose/dose única.

Por fim, você poderá imprimir o seu passe (cartão, que virá com um QR-Code e as demais informações acima descritas), ou incluir no wallet nativo do seu smartphone.

É possível, ainda, baixar o app do Excelsior Pass e incluir o passe no wallet do aplicativo.


Diferença entre Excelsior Pass e Excelsior Pass Plus

O Excelsior Pass Plus é um passe bem mais completo, contendo todas as informações da carteira física do CDC, como o tipo de vacina aplicada, além de local e data da vacinação, enquanto o Excelsior Pass não contém a informação precisa sobre a data da vacinação, nem o tipo de vacina aplicado.

Além disso, o Plus foi pensado para ser um verdadeiro passaporte digital de saúde do nova-iorquino.


Infelizmente, no momento, apenas indivíduos selecionados são elegíveis ao Excelsior Pass Plus, como se infere da informação do FAQ do aplicativo, que você pode conferir aqui. Lamentavelmente, tive que me contentar com o Excelsior Pass.

E você, já expediu seu certificado digital de vacinação, seja no Conecte SUS, ou em outro aplicativo, acaso tenha se vacina fora?


☞ veja também: Como emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 em inglês, espanhol e português

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Supermercado
Supermercado
30% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.