Como emitir passagens da LATAM utilizando Avios do Iberia Plus

Tutoriais

Por Ana Zacaron

Você sabia que é possível emitir passagens para voar com a LATAM utilizando pontos Avios do Iberia Plus, programa de fidelidade da companhia espanhola Iberia? Nesta matéria, nós te ensinamos tudo o que você precisa saber para realizar a emissão!

☞ pular para…


Como funciona o resgate com parceiras no Iberia Plus

O Iberia Plus é o programa de fidelidade da companhia espanhola Iberia. Assim como em outros programas aéreos, nele é possível acumular pontos, que são chamados de Avios, e resgatá-los para voar tanto com a companhia espanhola como com outras de suas parceiras. Dentre os parceiros do programa, estão as companhias membros da aliança oneworld, como British Airways, American Airlines, Qatar Airways entre outros, como também outras companhias parceiras bilaterais, como é o caso da brasileira LATAM.

Para quem não está familiarizado com o programa, no Iberia Plus os resgates possuem valores tabelados, com base na distância entre a origem e o destino. Com base nisso, o programa disponibiliza uma série de tabelas de acordo com a companhia aérea parceira, com intervalos de distância e o custo em Avios para cada um deles.


Precificação de resgate para voos LATAM

Conforme falamos no tópico anterior, o Iberia Plus disponibiliza uma série de tabelas que precifica os resgates com Avios. Essas tabelas variam de acordo com a companhia pretendida e podem ser consultadas acessando esta página. No caso da LATAM, o programa também disponibiliza uma tabela específica, na qual são disponibilizadas 9 opções de faixas de distâncias e logo à frente delas os respectivos custos em Avios para a cabine que você deseja voar. Veja abaixo:

Vale ressaltar que a tabela é válida somente para voos diretos. Caso a emissão desejada seja com uma conexão, o programa somará o valor em Avios do primeiro trecho com o valor em Avios do segundo.


Como calcular as distâncias utilizando o GCMap

Entendendo como funciona a precificação e as respectivas tabelas de resgate, também é fundamental saber calcular a distância entre a origem e destino do seu voo para poder identificar em qual faixa de resgate ele se encaixa. A melhor ferramenta disponível para isso é o GCMap.

Aqui no PP, temos um guia super completo dessa ferramenta. Vale muito a pena ler, pois ele mostra não apenas como calcular a distância entre a origem e destino do seu voo, mas também como usar outras ferramentas que são essenciais para quem utiliza programas de fidelidade que precificam o resgate com base em distâncias.

Por exemplo, é possível utilizar o GCMap para identificar com clareza as regiões do mapa que estão a uma determinada distância fixa a partir de uma origem específica. Com isso, você consegue determinar para qual lugar consegue voar em cada faixa de resgate das tabelas do Iberia Plus. Veja abaixo um exemplo de todas os lugares que podemos ir na segunda faixa da tabela da Iberia para voos LATAM, que precifica resgates entre 651 e 1.151 milhas de distância, com saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Disponibilidade compartilhada

Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas, essa “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo com uma data aleatória.

A LATAM está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com pontos, as chamadas tarifas award, no voo LA8180 (São Paulo a Nova York) do dia 10 de dezembro. Estes cinco assentos vão estar disponíveis para emissão no SkyMiles, programa de fidelidade da Delta, no Mileage Plan, da Alaska Airlines, no Iberia Plus ou em qualquer outro programa de fidelidade parceiro da LATAM.

Se um membro do SkyMiles emite dois bilhetes e um membro do Iberia Plus emite três, a disponibilidade de assentos do voo em questão acaba. Por essa razão, falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.

Tenha em mente que, embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo a nenhum.


Como encontrar disponibilidade de voos com a LATAM

Para encontrar a disponibilidade de tarifas award da LATAM, podemos usar os sites de todas as companhias aéreas parceiras que permitem o resgate de voos com milhas de seus programas. Lembre-se de que utilizamos o site destas companhias parceiras apenas para buscar a disponibilidade, não para emitir. Sendo assim, você deve desconsiderar o valor que aparecerá nestes programas, uma vez que não é o valor cobrado pelo Iberia Plus.

De todos os sites, o da Alaska Airlines é o mais fácil de procurar. Para pesquisar, primeiro, acesse o site da companhia aérea norte-americana. Não é necessário ter uma conta no programa.

Em sua busca, informe os trechos e as datas pretendidas, sempre procurando voos somente de ida, selecionando a opção “One-way”. Feito isso, marque também a opção “Use miles” e avance em “Find Flights”, como no exemplo abaixo, em que pesquisamos o trecho de São Paulo (GRU) para Montevidéu (MVD) no dia 13/07/2023.

Feito isso, o site irá te mostrar os voos disponíveis na data escolhida. Veja que foi encontrado o voo LA8016, com disponibilidade em classe econômica. Novamente, lembre-se de desconsiderar a precificação do Mileage Plan, uma vez que o site da Alaska é usado somente para pesquisar a disponibilidade de assentos.

Caso você queira consultar outras datas, também existe a opção abrir o calendário e visualizar as datas disponíveis em cada mês. Basta selecionar a opção “Calendar”, ao lado esquerdo de onde são mostradas as tarifas:

Feito isso, irá abrir uma tela com a visão mensal, onde você pode filtrar também por tipos de classes. Como nosso objetivo é um voo para Montevidéu e a LATAM opera somente a classe econômica para este destino, neste exemplo selecionamos apenas “Lowest Available”. Veja abaixo todas as datas disponíveis para o mês de julho de 2023:

Assim, fica mais prático para achar a disponibilidade na data pretendida. Com a data em mãos, basta entrar no site do Iberia Plus e realizar sua emissão. Mas atenção: o Mileage Plan permite o resgate de voos com a LATAM apenas entre o continente americano, ou seja, não é possível procurar resgates para voos com destino na Europa ou África do Sul, por exemplo.

No entanto, também consideramos que o programa da Iberia não é vantajoso para esses tipos de resgates, uma vez que para a Europa, por exemplo, os voos da própria Iberia são mais baratos. Enquanto um voo operado pela Iberia entre São Paulo (GRU) e Madrid (MAD) tem o custo em baixa temporada de 21.250 Avios para Classe Econômica ou 42.500 para Classe Executiva, o mesmo voo operado pela LATAM possui o valor de 25.250 e 77.250 Avios, respectivamente. Ainda sim, caso você deseje emitir um voo para esses destinos, sugerimos procurar diretamente no Iberia Plus, ou, ainda, utilizar o site da Delta.


Como realizar a emissão no Iberia Plus

Uma vez achada a disponibilidade, basta entrar no site da Iberia para realizar sua emissão. Para isso, recomendamos altamente que você utilize o navegador Google Chrome, minimizando assim possíveis erros ao carregar. Veja abaixo o passo a passo para realizar a sua emissão com sucesso:

  1. Acesse o site da Iberia;
  2. No menu superior, realize do seu login com usuário e senha, clicando em “Acesso”;
  3. Após realizar o login, no menu “Viaje”, seleciona “Voe com Avios”;
  4. Selecione o trecho e data pretendida para busca, realizando a busca sempre de somente um trecho (somente ida). No caso de uma viagem de ida e volta, faça a emissão dos trechos separadamente, para evitar possíveis erros na emissão.
  5. Selecione o voo pretendido, como no nosso exemplo da viagem entre São Paulo (GRU) e Montevidéu (MVD);
  6. Ao selecionar seu voo, no final da página, ira aparecer o valor em Avios para o trecho pretendido. Escolha dentre as opções (Avios ou Avios + dinheiro);
  7. Pronto! Agora é só prosseguir para o pagamento.

Comentário

Pelo fato de cobrar um valor fixo para emissões, de acordo com a tabela de distância, o Iberia Plus é um ótimo programa para realizar resgates de voos da LATAM, principalmente para voos de última hora dentro do Brasil.

É verdade que o site da Iberia, muitas vezes, pode apresentar alguns erros para carregar, o que pode dificultar a busca de voos online. Pensando nisso, fizemos esse tutorial para conseguir te ajudar nas emissões com a LATAM e tornar o processo mais fácil.

Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Para fazer sua busca, acesse o site da Iberia.


☞  veja também: O Guia Completo do Iberia Plus

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.