Oi Pessoal,
Sou o Henri, irmão do Ale! Alguns de vocês já me conhecem pois na Copa da Rússia eu assumi o perfil do Insta dele para mostrar um pouco da viagem.
Mas hoje quero me apresentar como o Pai do Pedro, meu filho caçula que há 8 meses nasceu com Síndrome de Down. Eu e minha esposa fomos “pegos de surpresa”, uma vez que a descoberta se deu apenas um dia após o nascimento (clique aqui caso queira ver o vídeo da nossa historia). Desde então, nossa família se engajou na causa de pessoas com deficiência intelectual.
Éramos um casal que não tinha contato com o tema e que, consequentemente, não teve a oportunidade de conhecer os benefícios que a convivência com a inclusão oferece. Não se tratava de preconceito, apenas falta de informação. Achávamos, por exemplo, que a escola que matriculava uma criança Autista ou a empresa que empregava um adulto com Síndrome de Down, estava fazendo um favor a estas pessoas. Não sabíamos o quão benéfica é a coexistência inclusiva para todos que com ela se envolvem.
Por estas razões criamos uma conta de Instagram (@PepoZylber): inicialmente para dividir o dia-dia familiar, nossas novas experiências e aprendizados com o Pedro. Esperávamos fazer com que pessoas que não conheciam o assunto passassem a ter algum contato, testemunhando que levávamos uma vida normal e feliz – mais até do que antes da chegada do nosso Pequeno. A ideia era quebrar alguns tabus ainda existentes no universo da diversidade.
Este perfil ganhou um alcance acima do esperado e uma série de oportunidades nos foram apresentadas pelos seguidores. É muito gratificante ver que existe muita gente querendo fazer o bem! Fui convidado a integrar o comitê de inovação e tecnologia da APAE-SP, uma organização assistencial de referência em deficiência intelectual. Lá, além ter contato com casos de pessoas com necessidades semelhantes às do meu filho (mas que infelizmente não possuem as condições de proporcionar os tratamentos, terapias e estímulos para o desenvolvimento adequado), conheci outros voluntários – pessoas que se dedicam à causa com muito afinco, há anos, SEM TER UM FILHO OU PARENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FAMÍLIA. E a nobreza desta atitude me tocou demais! Fiquei arrepiado.
A partir de então, eu e minha esposa criamos o Projeto SERENDIPIDADE: uma iniciativa que atua para que a “INCLUSÃO não seja encarada como um favor, mas como um processo de EVOLUÇÃO do MUNDO para TODOS e para que a DIVERSIDADE seja vista como uma FORTALEZA e não uma fraqueza” (Lau Patrón). Para quem não conhece a palavra, SERENDIPIDADE é o “ato de descobrir coisas boas por acaso” – assim como aconteceu conosco quando o Pepinho nasceu!
A APAE-SP é uma das instituições que o Serendipidade procura apoiar. Para conhecer mais sobre a entidade, clique aqui.
Como ajudar a causa através da doação de pontos
O projeto SERENDIPIDADE apoia a APAE-SP e não sei se todos sabem, mas é possível contribuir para a entidade através da doação de Pontos LIVELO e MULTIPLUS. A doação pode ser feita a partir de 1.060 pontos, inclusive aqueles que estão prestes a vencer.
Tenham a certeza de que este pequeno gesto fará a diferença na vida de muitos que realmente precisam!
Como Doar pontos para APAE-SP através da LIVELO
A doação é feita diretamente no site da LIVELO . É possível contribuir a partir de 1.700 pontos através deste link –> http://www.pontoslivelo.com.br/categoria/doacoes/apae-de-sao-paulo
Como Doar Milhas para APAE-SP através da MULTIPLUS
A doação é feita diretamente no site da MULTIPLUS. É possível contribuir a partir de 1.060 pontos através deste link –> https://www.pontosmultiplus.com.br/troque/apae
Muito obrigado de coração pela atenção.
Um abraço/beijo a todos!
Henri – @PepoZylber
APAE-SP –> http://www.apaesp.org.br
PROJETO SERENDIPIDADE –> http://serendipidade.org/