Nesse último final de semana a KLM iniciou a contagem regressiva de cem dias para o seu centésimo aniversário – é a aérea mais antiga do mundo que ainda opera com o mesmo nome. Estive em Amsterdã a convite da companhia para conferir a festa que ocorreu em um hangar nas proximidades do seu hub no Aeroporto de Schiphol.
Do lado de trás do palco estrategicamente posicionado estava o Boeing 777-300ER “Nationaal Park De Hoge Valuwe” da companhia. Todas suas aeronaves 777-300ER possuem nomes de parques nacionais. O que apareceu por lá tem a pintura Orange Pride, combinação de laranja com azul que enfatiza suas raízes holandesas e o orgulho na cor nacional dos Países Baixos.
Do lado de trás do público estava posicionado o Boeing 787-9 “Bougainvillea”. As aeronaves do tipo 787-9 Dreamliners da KLM são batizadas com nomes de flores.
A cerimônia começou às 10h com a ministra holandesa Cora van Nieuwenhuizen, que fez o discurso de boas-vindas. Poucos minutos depois ela passou a palavra para Pieter Elbers, CEO da KLM.
Elbers fez um retrospecto dos cem anos da companhia – da sua inauguração em 7 de outubro de 1919 aos dias atuais.
Após o discurso de Elbers, uma equipe de tripulantes foi chamada ao palco para iniciar a contagem regressiva oficial.
No final da cerimônia o diretor executivo separou um tempinho para conversar e tirar dúvidas de jornalistas e convidados do mundo todo.
Durante o evento foram servidos lanches, chocolates, bebidas, picolés, e outros snacks.
No final todos os convidados receberam uma bolsa especial #KLM100 com um pacote de café Douwe Egberts, um hidratante para mãos e corpo Rituals, uma Coca-Cola e Heineken personalizada, um pendrive e… uma miniatura do novíssimo 787-10 da companhia.
O primeiro 787-10 da KLM
O primeiro Boeing 787-10 Dreamliner de uma companhia europeia não chegou a tempo. A aeronave, prefixo PH-BKA, foi recebida com jatos d’água no Aeroporto de Schiphol dois dias depois. Foi nomeada de “Oranjebloesem” (ou Flor de Laranjeira). Está em operação nas rotas para a Tanzânia.
Foi empolgante estar presente em uma data tão importante para a KLM. E parece que não foi só da minha parte – estava todo mundo muito animado! Funcionários, tripulantes, diretores e convidados. E muitas crianças se divertindo! Foi um lindo momento de uma companhia que está prestes a completar 100 anos de vida.
E você? Acompanhou comigo através das redes sociais? O que achou do evento?