fbpx

Como funciona o sistema de bagagens do Floripa Airport?

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Você já se perguntou o que acontece com a sua bagagem depois que você a despacha no balcão de check-in da companhia aérea e só a reencontra no seu destino? Recentemente eu tive a oportunidade de conhecer todo o Sistema de Manuseio de Bagagens do Floripa Airport, também conhecido como BHS – Baggage Handling System.

Floripa Airport


O que é e como funciona um BHS?

Os Sistemas de Manuseio de Bagagens utilizados nos aeroportos são formados por um conjunto de esteiras que transporta, de forma automatizada, os itens despachados pelos passageiros desde os balcões de check-in até locais específicos para, enfim, serem carregados nas aeronaves que irão operar cada voo.

Basicamente, esses sistemas são equipados com esteiras, tomógrafos para detecção de explosivos e outros itens proibidos e muitos sensores que fazem várias vezes a leitura dos códigos de barras localizados nas etiquetas das bagagens para garantir que elas cheguem ao voo certo no menor tempo. Afinal de contas, na aviação, tempo é dinheiro (literalmente).

Quanto maior for o aeroporto, maior e mais complexo precisará ser o seu BHS. Imagine, por exemplo, o Aeroporto de Heathrow, em Londres: o aeroporto tem 4 terminais e, em tempos normais, processa cerca de 80 milhões de passageiros por ano (2019) e aproximadamente 150.000 bagagens despachadas por dia. Cerca de 35% do número total de passageiros são pessoas em conexão para outros destinos, exigindo ainda mais do sistema de manuseio de bagagens do aeroporto para que as malas não sejam extraviadas. Isso faz com que Heathrow tenha um dos BHS mais modernos e maiores do mundo: são quase 50 km de esteiras cobrindo todo o aeroporto.

O novíssimo terminal do Aeroporto de LaGuardia, em Nova York, pode não ter um dos maiores BHS do mundo quando comparado com outros grandes aeroportos (são aproximadamente 5 km de esteiras), mas tem um dos sistemas mais modernos: por lá quando uma bagagem precisa de uma inspeção mais detalhada por um agente de segurança ela é retirada do sistema e levada até esse agente por um robô. Sim, você leu corretamente, há 55 robôs à espera para que todo esse processo aconteça da forma mais rápida possível.

Sistema de Bagagens La Guardia

Robôs operando no BHS do Aeroporto de LaGuardia. Imagem: The Points Guy / Zach Griff.


O BHS do Floripa Airport

O novo Aeroporto de Florianópolis dispõe de um BHS  bastante moderno, guardadas as devidas proporções e demanda do terminal. Ele é formado por 2 linhas de esteiras capazes de escanear, rastrear e direcionar automaticamente 1800 bagagens por hora pico com três níveis de controle de inspeção de segurança. O sistema garante maior agilidade e diminui drasticamente o número de bagagens extraviadas no aeroporto.

Além disso, o sistema de bagagens facilita a vida das empresas aéreas que já recebem os itens que deverão ser embarcados em seus voos por meio de esteiras exclusivas. A partir daí é só colocar tudo nos tratores e encher os porões das aeronaves.

Melhor do que simplesmente ler sobre o assunto, eu te convido a assistir o vídeo que eu produzi mostrando cada uma das etapas para que as bagagens cheguem até as aeronaves por meio do BHS do Floripa Airport:


Me conta: o que você achou do BHS do Floripa Airport? Imaginava que havia tanta tecnologia envolvida no despacho da sua bagagem nos aeroportos?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.