Como ir do Aeroporto Internacional de Roma ao centro da cidade

Dúvidas Tutoriais

Por Ana Zacaron

O Aeroporto Internacional de Roma é um dos principais pontos de entrada da Europa, com um fluxo de mais de 29 milhões de passageiros por ano. Nessa matéria, vamos te mostrar as principais alternativas para que você possa se deslocar do Aeroporto Fiumicino ao centro da cidade. Confira!

☞ pular para…


Onde fica o Aeroporto Internacional de Roma?

O Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci (FCO), também conhecido como Aeroporto Fiumicino, está localizado a cerca de 32 quilômetros do centro da capital italiana, em Fiumicino, uma cidade costeira próxima aos arredores de Roma. É o principal aeroporto do país, de onde operam grandes companhias aéreas, como a ITA Airways, empresa italiana que possui voos diretos para o Brasil. Vale ressaltar que a região metropolitana de Roma possui um segundo terminal, o Aeroporto Roma Ciampino (CIA), localizado a 15 quilômetros do centro da cidade.


Opções de transporte entre aeroporto e centro de Roma?

Existem diversas formas de se locomover entre o Aeroporto Fiumicino (FCO) e o centro de Roma. Nessa matéria, vamos abordar os três principais meios de transporte, sendo eles:

  • Trem;
  • Ônibus;
  • Aplicativo de mobilidade urbana.

Como ir de trem entre o aeroporto e o centro de Roma?

Dentro do Aeroporto Internacional de Roma, possui uma estação de trem de onde parte uma linha direta para Roma Termini, principal estação ferroviária da cidade que tem um metrô integrado, ou seja, de lá você pode se deslocar para qualquer ponto da cidade. A linha, chamada de Leonardo Express, opera todos os dias com partidas a cada 15 minutos. O serviço funciona de Roma Termini das 05h20 às 22h35 e do Aeroporto de Fiumicino das 06h08 às 23h23. O percurso entre os dois pontos tem uma duração de 32 minutos.

O bilhete para a linha Leonardo Express pode ser comprado na hora ou através do site da operadora ao custo de 14 euros. Se você estiver viajando com um grupo, pode aproveitar a tarifa para mini grupos, comprando 4 ingressos em uma única transação pelo preço de 40 euros. Crianças de até 4 anos não pagam desde que acompanhadas de um adulto.

Para chegar à estação, não é preciso sair do aeroporto. Após as esteiras para retirada de bagagem despachada, basta observar as placas de sinalização que indicam como chegar aos principais ponto do terminal, dentre eles, a direção para o trem.


Como ir de ônibus privado entre o aeroporto e o centro de Roma?

No Aeroporto Internacional de Roma, existem ônibus de empresas privadas que operam linhas diretas para o centro da cidade. Os ônibus são a forma mais barata de se deslocar, com tarifas a partir de 6 euros que podem ser compradas no próprio local. Os veículos oferecem segurança e conforto para os passageiros, com comodidades como Wi-Fi, ar condicionado e tomadas USB.

Ao contrário da linha de trem Leonardo Express, dentre as linhas de ônibus, existe opção 24 horas por dia, inclusive às madrugadas, sendo uma alternativa para deslocamento até o centro da cidade para voos que chegam após o horário de funcionando dos trens. Se eventualmente este for o seu caso, confira abaixo nossas indicações de empresas que operam na área de desembarque do Terminal 3 do Aeroporto Fiumicino:

TAM Bus

  • Linha: Fiumicino – Roma Termini
  • Preço: a partir de 6 euros;
  • Ponto de embarque: Plataforma 13, aérea de desembarque, Terminal 3
  • Horário de funcionamento: 24 horas por dia. Consulte o intervalo através do site da operadora.

Terravision

  • Linha: Fiumicino – Roma Termini
  • Preço: a partir de 6 euros;
  • Ponto de embarque: Plataforma 14, aérea de desembarque, Terminal 3
  • Horário de funcionamento: Consulte através do site da operadora. Esta linha não opera durante a madrugada.


Quanto custa os aplicativos de mobilidade urbana em Roma?

Aplicativos de mobilidade urbana também estão disponíveis no Aeroporto Internacional de Roma. O mais popular deles, a Uber, opera no terminal tanto para táxi quanto para carros particulares, sendo este último a maneira mais cara. Para chamar um táxi, também é possível utilizar o aplicativo FreeNow. Ambos os apps cobram uma tarifa fixa de 52,50 euros para ir até o centro da cidade.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.


Comentário

Escolher como se deslocar entre o aeroporto de Roma e o centro da cidade é uma decisão pessoal que deve ser avaliada de acordo com as necessidades individuais de cada um. No entanto, ressaltamos que a forma mais barata de forma direta é, sem dúvidas, através das empresas de ônibus privados, com tarifas avulsas a partir de 6 euros.

Ao definir a sua opção, lembre-se de considerar que as opções rodoviárias, como o táxi e o ônibus, estão sujeitos aos tráfego do dia e, por isso, a duração do percurso pode variar para mais ou para menos. Sendo assim, a forma mais rápida para realizar o percurso aqui apresentado é através do trem Leonardo Express, conectando o terminal ao centro em apensar 32 minutos.

Gostou da dica? Para saber mais, acesse o site do Aeroporto de Roma.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.