Como obter passagens para tratamento médico na LATAM

Notícias

Por Felipe Alimari

Nesse post, nós vamos mostrar como obter passagens para tratamento médico na LATAM. Essa é uma importante ferramenta para garantir aos passageiros que viajem para receber os cuidados necessários, obtendo descontos ou até mesmo bilhetes gratuitos, quando necessitarem de um procedimento de saúde fora da sua cidade.

☞ pular para…


A importância desse programa

Vamos mostrar uma das principais importâncias desse programa e o quanto é possível ajudar um paciente que necessita se deslocar para outra cidade ou país, com o intuito de realizar um tratamento médico. Confira:

  • Salvar vidas: Em alguns casos, o tratamento médico que um paciente precisa é urgente ou crítico, e, com esse programa, é possível garantir ajuda para que chegue aos hospitais ou centro médicos o mais rápido possível, aumentando assim as chances de sobrevivência.
  • Acesso a cuidados médicos de qualidade: Em alguns casos, o tratamento médico que um paciente precisa pode estar disponível apenas em um hospital ou centro médico localizado em outra cidade ou país. Com esse programa de passagens aéreas, é possível garantir ao usuário uma oportunidade de receber o cuidado necessário, mesmo que signifique viajar para outros locais.
  • Reduzir os custos: O tratamento médico para pacientes que, de outra forma, não poderiam pagar por suas próprias passagens aéreas são um dos grandes beneficiários desse programa, sendo extremamente importante para pacientes de baixa renda ou que não possuem um seguro médico.

Como funciona

O programa concede bilhetes de forma gratuita a pessoas que necessitam deslocar-se de avião, dentro do território nacional, para tratamento de saúde especializado (consultas e/ou procedimentos). A LATAM ainda oferece possibilidade de passagem cortesia para um acompanhante. Vale destacar que as taxas aeroportuárias precisam ser pagas pelo usuário.

O que é necessário

Será necessário preencher o formulário de solicitação de passagem para tratamento médico. Os campos poderão ser preenchidos pelo hospital ou instituição em que a pessoa será recebida para tratamento, pelo médico responsável ou, ainda, pelo próprio passageiro. O prazo de resposta da LATAM é de 20 a 30 dias úteis.

Além do documento acima, o Formulário MEDIF também deverá ser preenchido, assinado e carimbado pelo médico, atestando as condições de saúde do paciente. Os dois formulários deverão ser enviados, após preenchimento, para o email passagem.social@tam.com.br, com o assunto “Passagem para tratamento médico”.


Documentação adicional

  • Relatório médico datado, com data de até 90 dias antes da apresentação da solicitação, que comprove a necessidade da viagem;
  • Comprovantes de agendamento na cidade em que se pretende realizar os procedimentos ou tratamento, conforme o caso (cópia de documento oficial);
  • Comprovante de residência e cópia do RG do paciente e do eventual acompanhante.

Informações importantes 

  • O pedido de passagem para tratamento médico estará sujeita a análise da LATAM Airlines Brasil, que poderá solicitar uma documentação adicional;
  • Após o envio da documentação completa, o prazo para análise é de 20 a 30 dias úteis;
  • Após a concessão e a marcação dos voos, não será possível solicitar remarcações;
  • A concessão de passagens cortesia e o embarque estarão condicionados à autorização da equipe de medicina aeroespacial após a validação do formulário MEDIF;
  • O embarque está condicionado à disponibilidade de lugares no voo desejado no momento do Check-in, podendo o passageiro e o eventual acompanhante serem realocados para um próximo voo de mesmo destino;
  • A passagem é cortesia e as taxas de embarque deverão ser pagas pelo passageiro por meio do cartão de crédito.

Comentário 

Os programas de passagens aéreas para tratamento médico desempenham um papel vital em garantir que pacientes tenham acesso a tratamentos especializados, reduzindo custos e facilitando a logística associada a viagens médicas. Essas iniciativas são um testemunho do compromisso em proporcionar cuidados abrangentes e acessíveis a pacientes que realmente necessitam.

E aí, o que achastes deste post?  Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais com a hashtag #PassageiroDePrimeira 😊

Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.