fbpx

Como resgatar o Travel Voucher da LATAM

Notícias Tutoriais

Por Dérek Arakaki

Você sabe como funciona o Travel Voucher da LATAM? Para quem tem passagens para voar com a companhia e solicita o reembolso, a LATAM está oferecendo vouchers. Nesse post vamos explicar mais sobre este documento e como você faz para resgatá-lo.


O que é o Travel Voucher da LATAM?

O Travel Voucher da LATAM é um documento de compensação que, segundo a companhia, pode ser entregue em algumas situações de contingências (como COVID). Este crédito pode ser utilizado na própria LATAM ou ser revertido em dinheiro, através de uma transferência bancária.


Como receber o Travel Voucher da LATAM?

Ao solicitar o reembolso de uma passagem, você receberá por e-mail o seu voucher. Por exemplo, eu havia emitido uma passagem com pontos LATAM Pass, porém esse voo foi cancelado. Solicitei o reembolso dos pontos (que apesar do prazo de 7 dias foram creditados de imediato) e das taxas de embarque, que vieram em forma de Travel Voucher:

Travel Voucher da LATAM


Como consultar o Travel Voucher da LATAM?

Também é possível consultar seu Travel Voucher da LATAM de forma online. Para fazer isso siga os passos abaixo:

  • Acesse o seu Travel Voucher através desse link;
  • Preencha os dados do seu Travel Voucher;
  • Preencha os dados do seu documento de identificação.

Feito isso, você terá acesso ao seu Travel Voucher e os detalhes, como o valor em reais do seu crédito, por exemplo:

Travel Voucher da LATAM


Qual a validade do Travel Voucher da LATAM?

A página que informa mais detalhes sobre o Travel Voucher está apresentando duas informações em relação a validade do documento.

“A partir da data de emissão do Travel Voucher, você tem até 6 meses para trocar o valor indicado por uma transferência bancária, voos ou serviços, ao comprar na LATAM.com, segundo o valor de compensação entregue.”

“Você pode fazer uma solicitação de reembolso, que daremos a você na forma de um Travel Voucher, que você poderá resgatar dentro dos próximos 12 meses.”

Bom, o Travel Voucher que eu recebi possui validade de 12 meses. De qualquer forma, vamos averiguar essa divergência com a LATAM e atualizaremos essa postagem.


O que posso resgatar com o Travel Voucher da LATAM?

Como dissemos, você tem duas opções de resgate do seu Travel Voucher da LATAM:

1 – Por voos ou serviços adicionais em voos operados pela LATAM Airlines*

2 – Por dinheiro, através de transferência bancária

*Opções de uso do Travel Voucher na LATAM

De acordo com o helpdesk da companhia, o voucher poderá ser utilizado para:

  • Comprar uma passagem ou usar o Travel Voucher como parte do pagamento no site latam.com ou ligando para a nossa Central de Vendas e Serviços;
  • Pagar multas ou diferenças tarifárias, à exceção de taxas e impostos;
  • Pagar pelo excesso de bagagem;
  • Pagar por malas adicionais ou assentos LATAM+;
  • Pagar serviços adicionais como transporte de animais de estimação ou assistência de menor desacompanhado.

Como resgatar o Travel Voucher da LATAM?

O resgate do seu Travel Voucher da LATAM vai depender do uso que você deseja, abaixo mostro as duas opções:

1 – Por voos ou serviços adicionais em voos operados pela LATAM Airlines

Neste caso, basta entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM para utilizar seu Travel Voucher.

2 – Por dinheiro, através de transferência bancária

Aqui temos duas situações, a transferência para uma conta bancária própria ou para um terceiro.

  • Conta própria

Como titular do Travel Voucher, você pode solicitar o resgate por transferência diretamente para a sua conta bancária, além de verificar o status da sua solicitação ao longo de todo o processo.

  • Conta de um terceiro

Coso você deseje solicitar o resgate para um terceiro, será necessário ligar para a Central de Vendas e Serviços da LATAM, enviar os documentos (do titular e do terceiro) e aguardar o prazo de até 48 horas para análise da solicitação.


Como resgatar o Travel Voucher da LATAM por dinheiro

Para quem não tem planos de utilizar voucher com a LATAM e deseja reverter o valor em dinheiro, é possível fazer isso de forma 100% online, desde que a transferência seja para a conta do próprio titular do voucher. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse o seu Travel Voucher através desse link.
  • Preencha os dados do seu Travel Voucher;
  • Preencha os dados do seu documento de identificação.

Feito isso, certifique-se que seu Travel Voucher esteja válido e clique em “Resgatar por valor em dinheiro”:

Em seguida, selecione o país de origem do seu banco, informe seus dados bancários e pessoais.

Feito isso, basta aceitar os Termos e Condições da Transferência Bancária e prosseguir, a tela seguinte apresentará um resumo da solicitação. Se estiver tudo correto, basta continuar e uma mensagem de confirmação aparecerá em sua tela.

Recomendamos que você salve essas informações, porém, um e-mail de confirmação também será enviado com os detalhes da solicitação.

Termos e Condições da Transferência Bancária:

  • A solicitação de transferência bancária de um Travel Voucher deverá ser realizada única e exclusivamente pelo titular do documento entregue pela LATAM Airlines S.A. a uma conta bancária também de sua titularidade e com documentos Travel Voucher que correspondam ao estado de vigência, além de ter um valor disponível para resgate em dinheiro.
  • O gerenciamento do pagamento será realizada com as informações que o titular tiver inserido no formulário de solicitação de transferência bancária, gerando uma alteração, no estado do Travel Voucher, de “Válido” a “Solicitação aceita” e, adiante, a “Em processo de transferência”. Por essa razão, a LATAM Airlines S.A. não será responsável por eventuais inconvenientes ocasionados por erros ou inconsistências nos dados registrados pelo titular por meio do formulário online
  • O pagamento será realizado apenas no tipo de conta selecionado pelo cliente no formulário de solicitação. Se o titular do Travel Voucher decidir informar dados que não correspondam às contas disponíveis no formulário, não será possível realizar a transferência. Por exemplo, no Brasil a única opção disponível é a de conta corrente. Se o cliente escolher esse tipo de conta e informar dados de uma conta poupança, por exemplo, o pagamento não poderá ser feito.
  • A transferência por resgate do Travel Voucher pode ser solicitada até a data de vencimento indicada no documento, inclusive. O vencimento corresponde a 6 meses a partir da data de emissão da compensação. O resgate só pode ser feito no valor total disponível para resgate em dinheiro.
  • A transferência será realizada na moeda local do solicitante do resgate, de acordo com o país de origem do titular do Travel Voucher, e a taxa de câmbio aplicável será a da data da solicitação. No caso de titulares com contas bancárias no Brasil, a taxa de câmbio aplicável corresponde à data de emissão do Travel Voucher.
  • O serviço de resgate por transferência bancária no site LATAM.com está disponível apenas para o titular do Travel Voucher cuja conta de destino também seja de sua titularidade. Para transferência a terceiros, a solicitação de transferência bancária deve ser feita por meio da Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, apresentando a documentação necessária para validar o pagamento.
  • Os prazos de pagamento da solicitação de transferência bancária podem variar de país a país e de acordo com as condições bancárias, considerando, de forma geral: 7 dias úteis para titulares de Travel Vouchers no Brasil, 15 dias úteis para clientes na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e na União Europeia; 30 dias úteis para outros países não mencionados anteriormente.

Comentário

Em um cenário normal, quando ocorre uma alteração/cancelamento de voo e o passageiro opta por receber o reembolso, esse valor costuma ser devolvido diretamente no cartão utilizado para realizar a compra. Com a implementação do Travel Voucher a LATAM acaba criando situações positivas e negativas ao mesmo tempo:

Positivas:

  • O cliente tem a opção de receber o dinheiro direto na conta;
  • É possível solicitar a transferência para a conta de um terceiro;
  • Muitas vezes não utilizamos mais o cartão de crédito ou não queremos o crédito na fatura.

Negativas:

  • A LATAM acaba criando um passo adicional para que o cliente consiga receber o dinheiro de volta e imagino que muita gente vá se esquecer! Nós não – e vamos lembrar nossos leitores no futuro!

Bom, sabemos que a situação é atípica e nessa situação de contingências, o Travel Voucher foi a opção escolhida pela companhia. O importante aqui é entender como funciona o processo para conseguir a solução mais adequada para cada um. Espero ter te ajudado nisso!

E você? O que fez com seu Travel Voucher da LATAM? Já sabia deste procedimento?

  • Para mais informações sobre o Travel Voucher da LATAM, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.