fbpx

Como uma aeronave é montada?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A KLM disponibilizou um texto mostrando o passo-a-passo de como é montada uma aeronave. A companhia aérea holandesa usou o Boeing 787-10 para mostrar como que um avião toma suas formas, antes de fazer o voo teste. Confira conosco!


Como montar uma aeronave?

Assim como todo quebra-cabeça, uma aeronave também chega às mãos da montadora totalmente desmontada. Ainda mais um 787-10, que tem seis metros a mais de extensão que seu antecessor, o 787-9.

  • Começando do zero

É nesse momento que a fuselagem traseira e dianteira são unidas à fuselagem do meio do corpo. Após isso, as asas são montadas e o trem de pouso é instalado. O mais curioso, é que todo esse processo leva apenas três dias!

As seções da fuselagem são conectadas por dentro e são instalados sistemas como fiação, dutos de ar condicionado e estruturas de piso. As paredes laterais e algumas das cozinhas e banheiros estão instaladas. A energia elétrica e hidráulica são ativadas.

Fuselagem pronta, hora de colocar as poltronas!

  • Assentos

Após a instalação das asas, trem de pouso, dutos de ar e etc, é a vez de colocar os assentos. O B787-10 possui novos assentos na Classe Executiva e Econômica, que foram remodelados e são mais leves do que os antigos. As partes mais caras de toda a aeronave – os motores – são instaladas no final do processo. A maior parte do trabalho de teste do sistema é realizada antes da aeronave sair da fábrica. Além do mais, os novos 787-10 possuem 344 poltronas, enquanto o antigo possuem 50 lugares a menos, com 294. 

Com o avião montado e os assentos para os passageiros, falta apenas uma coisa para fazer o avião voar – os motores.

  • Motores

A parte mais cara da aeronave é uma das últimas coisas a serem adicionadas à lataria. Feito isso, é a vez da aeronave passar por uma série de testes, ainda na fábrica da Boeing, para, só assim, o avião alçar voos.

  • A primeira vez a gente nunca esquece

Após a bateria de testes a aeronave é posta à prova. Ela é então preparada para o seu primeiro voo executando outro teste de sistemas, no qual os motores são testados e os testes de vazamento são executados nos sistemas de combustível e hidráulica. Se tudo ocorrer conforme o planejado, a aeronave conclui o chamado “vôo B1”, onde B significa “Boeing”, o que é adequado porque apenas os pilotos da Boeing estão a bordo. Se necessário, um voo B2, B3 e B4 pode ser operado (ou mais, se necessário), mas geralmente um B1 é suficiente.

Depois que o programa de voo B é concluído com êxito, a aeronave é preparada para atividades relacionadas ao cliente, como o voo Customer Walk e Customer 1 (C1). O Walk oferece aos clientes, a chance de verificar se tudo foi construído de acordo com seus desejos e especificações. Uma vez concluído, há uma transferência formal de título, tornando a companhia proprietária oficial do avião.


Gostaram das curiosidades?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.