fbpx

Como usar o site da United para buscar passagens com milhas em companhias da Star Alliance

Guias Programas de fidelidade Tutoriais

Por Fábio Vilela

A United tem uma das melhores ferramentas de busca de “Tarifas Award” (bilhetes prêmio) do planeta. O site da companhia reúne a disponibilidade de todas as aéreas da Star Alliance. Através dele você pode usufruir de uma “visualização de calendário” para descobrir se há lugar no voo antes de ligar no programa de fidelidade que você deseja emitir a passagem.

☞ pular para…


Disponibilidade compartilhada

Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas esta “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo.

A Lufthansa está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas no voo LH507 (São Paulo a Frankfurt) do dia 10 de dezembro. Estes cinco assentos estão disponíveis para emissão no Miles & More, programa de fidelidade da própria Lufthansa, como também estão disponíveis no LifeMiles da Avianca, no MileagePlus da United, no Miles&Go da TAP e qualquer outro programa de fidelidade parceiro da Lufthansa.

Se um membro do Miles&Go emite dois bilhetes e um membro do LifeMiles emite três, a disponibilidade de assentos do voo LH507 acaba. Por isso falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.

Tenha em mente que embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo nenhum.


Classes tarifárias

Toda passagem aérea é classificada por uma letra do alfabeto que define suas características e regras. É o que chamamos de “classes tarifárias”. Quando vários programas de fidelidade enxergam exatamente a mesma quantidade de assentos disponíveis para emissão com milhas é porque todos buscam pela mesma classe tarifária – que no caso de companhias da Star Alliance é a seguinte:

  • Letra X – Classe Econômica
  • Letra I – Classe Executiva
  • Letra O – Primeira Classe

É por essas classes tarifárias que você deverá buscar no site da United para emitir uma passagem aérea no programa de fidelidade que você deseja.


Porque usar o site da United

Programas de fidelidade oferecem experiências distintas. Alguns têm ferramentas robustas e possibilitam que os usuários façam tudo pela internet. Enquanto outros não têm processos digitalizados e exigem que os usuários façam uma ligação para o call center para emitir bilhetes aéreos, por exemplo. A United e o seu programa de fidelidade se encaixa no 1º cenário.

Então nós utilizamos o site da companhia norte-americana para descobrir a disponibilidade de um voo e emiti-lo em outro programa de fidelidade. Por conta disso, todos os valores exibidos pelo site da United devem ser desconsiderados. O programa na qual você irá de fato realizar a emissão tem a sua própria precificação.


Como usar o site da United

O primeiro passo é entrar no site da United. Ao acessá-lo você encontrará um formulário de busca semelhante ao abaixo.

Você deverá preencher os seguintes campos:

  • Voo de ida (repita o processo posteriormente com o voo de volta)
  • Reservar com milhas
  • De/origem
  • Para/destino
  • Data do voo
  • Quantidade de passageiros

Caso você deseje, por exemplo, fazer uma conexão com stopover em Chicago antes de seguir para Nova York, você deverá buscar primeiro pelo trecho São Paulo x Chicago e depois pelo trecho Chicago x Nova York. Você pode aplicar esta mesma lógica caso deseje, por exemplo, voar com certa aeronave em uma rota específica. Se o ponto de conexão ou aeronave são irrelevantes para você, faça a busca direto para o destino final e deixe o sistema montar o itinerário.

Não se preocupe em preencher a classe de cabine porque o sistema vai mostrar todas as disponíveis. Com os demais campos preenchidos, clique em “Encontrar voos”. Será solicitado seu login no programa MileagePlus, você pode fechar este aviso e prosseguir com a busca. O sistema exibirá uma tela semelhante a esta:

Nesta parte vamos fazer alguns ajustes na busca.

  1. Primeiro, vamos solicitar que o sistema mostre tarifas de “Classe Executiva/Primeira Classe”;
  2. Depois vamos clicar em “Exibir calendário de 30 dias”;
  3. E, por último, vamos deixar selecionado apenas a opção “Sem escalas” (atenção! Apenas desmarque a opção “Com escalas” caso você esteja procurando pelo voo direto e/ou não possa fazer conexões).

Ao fazer os ajustes seu calendário ficará assim:

As datas com os menores valores (no caso, 60.000 milhas) são aquelas nas quais há disponibilidade de assentos para 2 pessoas (conforme selecionamos no início da busca). Desconsidere os valores, já que você não vai emitir essa passagem no programa da United.

Selecionamos o dia 04 de fevereiro do nosso calendário.

Para você encontrar a disponibilidade desse voo em específico (UA148 São Paulo x Nova York no dia 04 de fevereiro) em programas de fidelidade da Star Alliance você deverá observar as seguintes colunas:

  • Classe Econômica (prêmio mais baixo)
  • Prêmio Saver na Classe Executiva
  • Prêmio Saver na Primeira Classe

Dentro dessas colunas você precisa buscar pelas classe tarifárias que comentamos no início desse tutorial:

  • Letra X – Classe Econômica
  • Letra I – Classe Executiva
  • Letra O – Primeira Classe

Logo, há disponibilidade de assentos neste voo em Classe Econômica e Classe Executiva.

Vamos mudar agora para o dia 10 de fevereiro do nosso calendário.

site da united para encontrar passagens da united

Observe que a tarifa da “Classe Econômica (prêmio mais baixo)” é HN (e não letra X) – ou seja, programas de fidelidade da Star Alliance não enxergarão disponibilidade neste voo. Além disso, não há resultados para as tarifas “Prêmio Saver na Classe Executiva” e “Prêmio Saver na Primeira Classe”.

Bônus! São Paulo x Frankfurt com a Lufthansa

Nos exemplos anteriores nós buscamos pela disponibilidade da rota São Paulo x Nova York operada pela United. Agora vamos buscar pela disponibilidade da rota São Paulo x Frankfurt operada pela Lufthansa – como explicamos, ambos os trechos podem ser emitidos em programas de fidelidade da Star Alliance como o Miles&Go da TAP, o LifeMiles da Avianca, além dos próprios programas das respectivas companhias.

site da united para encontrar passagens da Lufthansa

Para você encontrar a disponibilidade desse voo em específico (LH507 São Paulo x Frankfurt no dia 18 de outubro) em programas de fidelidade da Star Alliance você deverá observar as seguintes colunas:

  • Classe Econômica (prêmio mais baixo)
  • Prêmio Saver na Classe Executiva
  • Prêmio Saver na Primeira Classe

Dentro dessas colunas você precisa buscar pelas classe tarifárias que comentamos no início desse tutorial:

  • Letra X – Classe Econômica
  • Letra I – Classe Executiva
  • Letra O – Primeira Classe

Logo, há disponibilidade de assentos neste voo em Classe Econômica, Classe Executiva e Primeira Classe.


Comentário

Simples, né nom? 💁🏻‍♂️

Com o número dos voos e datas em mãos basta ligar no call center do seu programa de fidelidade da Star Alliance para realizar a emissão do bilhete ou até mesmo emitir online se tal opção for oferecida. Deixo, porém, uma dica importante!

Jamais diga “eu pesquisei no site da United e tinha lugar”. Você provavelmente vai levar um “não, a disponibilidade não é a mesma”. Comece a ligação dizendo “(…) eu gostaria de viajar e já tenho alguns voos em mente, você poderia checar pra mim a disponibilidade deles em específico?” Não entregue sua tática para o atendente pois quem será prejudicado vai ser você.

O problema do site da United é que às vezes ele mostra disponibilidade fantasma – ou seja, lugares que não existem. Eu sempre “tiro a prova” confirmando a disponibilidade pelo site do Mileage Club da ANA ou LifeMiles da Avianca. Novamente, volto a frisar: embora a disponibilidade apareça e deva ser a mesma para todas as companhias da Star Alliance, determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo nenhum.

Espero que com este tutorial você não precise passar horas no call center para criar o seu itinerário. Monte ele da forma que você desejar e ligue com as informações prontas – assim você terá uma chance enorme de sucesso.

E aí, gostou da dica? Ficou com alguma dúvida?


Esta matéria foi originalmente publicada no dia 13 de setembro de 2016 e atualizada no dia 07 de outubro de 2020.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.