fbpx

Como utilizar o CheckMyTrip para gerenciar seus voos

Notícias Tutoriais

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Hoje vamos falar do CheckMyTrip, uma excelente ferramenta para os viajantes monitorarem o status dos seus voos. Através dele é possível gerenciar as suas viagens, verificar se o voo está confirmado, receber alertas toda vez que alguma alteração ocorre em sua reserva, além de diversas outras funções que vamos mostrar para vocês.


O que é?

O CheckMyTrip reúne todos os detalhes da sua viagem em uma única “visualização” – ele é oferecido pelo Amadeus – um dos maiores GDS’s (Global Distribution System) do mundo – ou seja, inúmeras empresas aéreas usam deste mesmo sistema para reservar/emitir sua passagem.

Ele é totalmente grátis, fácil de usar e vem carregado com alertas de viagem, ferramentas de planejamento e muito mais para você ir a todos os lugares com a segurança de ficar ciente caso haja alguma alteração.


Como adicionar uma viagem

Ao acessar o site www.checkmytrip.com pela primeira vez será necessário criar uma conta gratuita. Clique no canto superior da página para fazer seu cadastro:

Feito isso, você será redirecionado para o seu painel, onde poderá começar a adicionar suas viagens. Clique no botão indicado abaixo e em seguida selecione a opção de “Adicionar viagem com número de reserva”:

Agora basta preencher os dados com o número do localizador, nome e sobrenome do passageiro:

Após preencher as informações a viagem será adicionada em sua conta e passará a ser monitorada. Reparem que no nosso exemplo, o voo está com status confirmado:


Adicionando viagem via email

Em alguns casos (companhias que não usam o sistema Amadeus) não será possível adicionar a viagem de forma online utilizando o localizador e dados do passageiro. Porém, o CheckMyTrip oferece a funcionalidade de encaminhar o email de confirmação da reserva e ela será associada a sua conta:


Mais informações da reserva

No seu painel principal, ao clicar sobre alguma das viagens programadas, será possível acessar mais informações como a aeronave programada, franquia de bagagem, serviços de bordo, número no programa de fidelidade, bilhete eletrônico, cabine e assento:


Mapa de assentos

Outra função interessante é que a ferramenta permite acessar o mapa de assentos do voo, bastando clicar na opção “Mapa de assentos” nos detalhes da reserva.


Outras funcionalidades

Ao acessar uma reserva também é possível compartilhar as informações com outras pessoas, adicionar a viagem a um calendário pessoal, imprimir ou excluir essa viagem do seu painel.

Adicionar item de viagem

Através dessa opção você pode associar outros itens a sua viagem, como um outro voo, uma reserva de hotel, carro ou trem, reuniões e outras atividades relacionadas a sua viagem:


Transfer

Outra funcionalidade do CheckMyTrip é de cotar e contratar serviços de transfer, bastando preencher os dados de origem e destino que você deseja:

Após clicar em “Pesquisar” o sistema retorna com opções de transfer:


Como ser notificado das alterações?

A partir do momento que você cadastra uma viagem você será notificado por email ou pelo celular das alterações que venham a ocorrer na reserva. Vejam abaixo um exemplo de email informando sobre uma mudança:

Reparem que no nosso exemplo, o voo sofreu as seguintes alterações:

Informação atualizada:

Partida: 14:20

Chegada: 15:45

Informação anterior:

Partida: 13:55

Chegada: 15:20


Alterando as preferências de notificação

Através do menu “configurações” e selecionando a opção “notificações” você consegue escolher a forma como quer receber os alertas:


Aplicativo de celular

O CheckMyTrip também possui aplicativo para celular, o que torna mais prático o acesso as informações além de permitir receber os alertas por notificação na tela do aparelho.

Para baixar o aplicativo do CheckMyTrip para seu celular clique nos links abaixo:

App Store

Google Play


Conclusão

Esse post foi para dar uma visão geral de como o CheckMyTrip pode te ajudar gerenciar seus voos e viagens.

No Brasil as empresas que emitem diretamente através do Amadeus e que pode sincronizar com o CheckMyTrip são a Avianca Brasil (incluindo o Programa Amigo) e o Smiles (bilhete emitido pela GOL não entra).

No mundo, há diversas outras empresas que sabemos que usam como: TAP, Egyptair, Lufthansa, Thai, British Airways, etc. [Quem souber de mais, favor postar nos comentários!]


Vocês costumam utilizar o CheckMyTrip em suas viagens? O que acham da ferramenta?

Clique aqui para acessar o CheckMyTrip

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.