fbpx

Companhia aérea asiática está oferecendo status match; saiba porque você deve solicitá-lo

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Há pouco menos de um mês para a sua estreia no mercado, a companhia de luxo baseada em Taiwan, Starlux, começou uma campanha oferecendo status match para membros de outros programas de fidelidade ao redor do mundo. Mas antes de falar sobre essa campanha, vamos começar com a Starlux: a companhia que promete ser a Emirates da Ásia Oriental.

A empresa foi criada visando um mercado mais sofisticado e se posiciona como uma “companhia aérea butique”. Ela já começou a receber os primeiros A321neos da sua frota e tem um pedido feito de dezessete A350XWB. As primeiras rotas já foram definidas e são todas de curto e médio curso: a companhia vai operar de Taiwan para Macau (China), Da Nang (Vietnã) e Penang (Malásia). Mas Starlux vai alçar voos [muito] mais longos e tem planos de chegar a Austrália, Europa e Estados Unidos.

O serviço de bordo será especial e as tarifas mais caras que outras companhias aéreas. O luxo é onipresente: estará no interior da cabine projetado pela BMW, nos assentos, nos lounges e até nos uniformes dos comissários – que foram totalmente redesenhados para criar algo não visto desde os anos 50. Tudo isso deverá dar fôlego para a Starlux concorrer no duopólio taiwanês criado pela EVA Air e China Airlines.

Observe na foto abaixo que a companhia tem uma Classe Executiva de verdade com assentos que viram cama mesmo nos seus aviões narrow-bodies (de corredor único):


O Programa de Fidelidade

COSMILE é o nome dado ao programa de fidelidade da companhia – que vem pronto – quando eu digo pronto, é porque ele já chega 100% formado (ou quase isso): tem tabela de acúmulo baseado na distância voada, regras de qualificação, categorias elite e todos seus benefícios definidos. Por ora, o programa não tem parceiros (e nem sabemos se terá, entretanto) e ainda não foi divulgado uma tabela de resgates (que poderá ser fixa ou dinâmica).

  • Tabela de Acúmulo

A tabela de acúmulo não é nada diferente do que já estamos acostumados com as companhias “tradicionais”. É baseada na classe tarifária e na distância percorrida.

  • Categorias Elite

O COSMILE tem quatro categorias elite:

Traveler (categoria inicial, sem prazo de validade)
Adventurer (válida por 12 meses)
Explorer (válida por 12 meses)
Insighter* (válida por 12 meses)

*gostei do nome desse último, btw.

  • Formas de Qualificação

Na próxima tabela temos as formas de qualificação e upgrade de categoria elite (em inglês):

  • Benefícios

Abaixo temos descritos os benefícios de cada categoria (em inglês):


Status Match

A boa notícia é que a companhia está oferecendo status match (ou Card Tier Match, como eles chamam) para quem tem status em outros programas de fidelidade. A Starlux não divulgou quais são os programas aceitos – mas acredito que quem tem status no AAdvantage, MileagePlus, SkyMiles, Executive Club, Iberia Plus e outros “principais programas’, não terá problema nessa equiparação.

Para participar, você deverá:

  1. Se inscrever como um membro COSMILE;
  2. Preencher o formulário de equiparação de status;
  3. Enviá-lo por e-mail para customerservice@cs.starlux-airlines.com, junto a um histórico de voo ou atividade recente.

Essa solicitação pode levar até 30 dias úteis.


Comentário

A primeiro momento a Starlux pode parecer uma companhia distante (até porque inicialmente seus voos se concentrarão no leste asiático), mas não deverá demorar muito até a companhia aterrissar na Europa ou nos EUA e seus voos se tornarem algo mais factível para nós, brasileiros. Seus planos são ambiciosos e a sua proposta é digna dos leitores deste blog, rs. Isto por si só, já torna interessante a possibilidade do status match.

A solicitação dessa equiparação com programas de fidelidade de outras companhias aéreas é fácil e gratuita. Não sabemos o dia de amanhã e poderá ser o seu status no COSMILE que viabilizará outro status match no futuro. Como sabemos, “um status a mais nunca é demais!”

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.