A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) está testando uma nova tecnologia que promete facilitar a locomoção nos aeroportos tanto para funcionários quanto para passageiros.
O ônibus elétrico autônomo será testado pela companhia em parceria com SoftBank Corp. subsidiária SB Drive Corp., Advanced Smart Mobility e a BYD no Aeroporto Internacional de Haneda (HND), no Japão.
A ANA e SB Drive fizeram os primeiros testes de ônibus sem motoristas em 2018 e recentemente começaram a testar a versão elétrica do ônibus.
“Uma vez totalmente implementado, o ônibus elétrico autônomo nos permitirá proporcionar uma experiência de trânsito mais conveniente para nossos passageiros, além de melhorar a eficiência da equipe do aeroporto. Como a sustentabilidade sempre foi uma prioridade para a ANA, continuaremos procurando oportunidades para tornar nossos produtos e serviços mais ecológicos” disse Shinzo Shimizu, vice-presidente executivo sênior da ANA.
Como a segurança é a principal prioridade da companhia, a ANA está esperando que a tecnologia atinja altos padrões de desempenho, e os testes são projetados especificamente para replicar cenários comuns do mundo real. Se o teste prosseguir como esperado, a ANA planeja implementar os ônibus elétricos autônomos no Aeroporto Internacional de Haneda até o final deste ano.
E você, gostou dessa tecnologia no aeroporto? Será que chega no Brasil?