A companhia aérea vietnamita, VietJet, anunciou que está preparada para pagar até US$8.566 a passageiros que se contaminarem com coronavírus após viajarem em uma de suas aeronaves.
O pagamento será parte do “SKY COVID CARE insurance”, um “seguro de coronavírus” criado por eles que irá cobrir todos os voos domésticos até 30 de junho de 2020. O seguro será oferecido sem custo para todos os passageiros elegíveis, independente de idade ou nacionalidade.
Em um comunicado anunciando o lançamento do seguro, a companhia informou que “com o seguro, passageiros estão elegíveis para a cobertura nos 30 dias seguintes começando às 00h01 do dia do voo, independente de como o passageiro foi infectado”. A companhia disse que reservou boa parte do seu orçamento para cobrir esse novo seguro, que foi pensado para oferecer segurança aos passageiros.
Para se qualificar para a cobertura, a companhia informou que os clientes devem fornecer todas as informações de acordo com os temos e condições da Vietjet ao comprarem suas passagens. Essas informações incluem nome completo, documento de identificação, data de nascimento, número de telefone e email. Além disso, o passageiro deve “cumprir todos a regulamentação de prevenção e controle de doenças do Vietjet, Ministério da Saúde e autoridades”.
Porém, não estão elegíveis passageiros com epilepsia, doenças mentais ou comportamentos suicidas. Os clientes que desejam fazer uma reclamação de contágio, podem fazê-la através do formulário no site da companhia e precisarão comprovar que testaram positivo para COVID-19 e também comprovarem o tratamento.
O Vietnã tem 134 casos confirmados de COVID-19, até a data de 25 de março, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.