fbpx

Confirmado! Cartões Itaú deixarão de pontuar nos aplicativos de pagamento

Notícias

Por Ana Zacaron

Em comunicado ao PP, o Itaú anunciou que todos os cartões de crédito do banco deixarão de acumular pontos originados de transações que não representem compras de bens e/ou serviços. Na prática, isso significa que o uso do cartão de crédito Itaú nos aplicativos de pagamento não pontuarão em seus programas de recompensas. A mudança entrará em vigor a partir do dia 05 de dezembro.


Entenda a mudança 

Desde ontem, os usuários dos cartões de crédito Pão de Açúcar, que são emitidos pelo Itaú, estão recebendo comunicações por mensagem de texto ou e-mail, informando a mudança no item 2 do regulamento do cartão, que dispõe sobre as regras de acúmulos de pontos, que entrará em vigor em 15 dias. Confira o e-mail enviado para os usuários:


Posicionamento do Itaú

Com o comunicado do Itaú por mensagem de texto ou e-mail, o PP entrou em contato com a assessoria do banco, que enviou para a nossa equipe a seguinte nota:

“Com o objetivo de estimular o uso adequado de seus cartões de crédito, os programas de fidelidade vinculados a todos os produtos do Itaú Unibanco deixarão de acumular pontos originados de transações que não representem compras de bens e/ou serviços (ex: transferência de recursos utilizando o limite do cartão de crédito, pagamento de boletos e impostos, além da modalidade de Pix parcelado).

A medida visa evitar um cenário de superendividamento e inadimplência estimulado por esses tipos de transações que, além de usar o limite de crédito para transações de risco, em geral cobra taxas adicionais do portador do cartão. Desta forma, o Itaú Unibanco reforça seu compromisso de transparência e de apoiar seus clientes na utilização consciente de seus recursos financeiros”.

Deste modo, foi confirmado que a mudança não inclui somente os cartões Pão de Açúcar, mas sim todos os outros cartões do banco – inclusive os co-brandred de companhias aéreas, como os cartões Azul e LATAM Pass. Ainda, de acordo a assessoria do Itaú, a mudança entrará em vigor a partir do dia 05 de dezembro – que representa 15 dias úteis.

Assim, as seguintes transações não pontuarão mais com os cartões do Itaú:

  • Transações para carga de moeda estrangeira em cartões específicos;
  • Transferências de valores e pagamentos realizados com o seu cartão de crédito, seja através de carteiras digitais de contas de pagamento ou não, para (i) pagamento de boletos (ex. contas de luz, gás e consumo); (ii) transações de recarga de valores e (iii) outros tipos de transações que não sejam para pagamentos de bens e serviços (exemplo: transferências à vista ou parceladas usando a função crédito do cartão);
  • Os valores pagos a maior, valores lançados na fatura a título de encargos, tarifas, ressarcimento de despesas, prêmios de seguros, títulos de capitalização, serviços vinculados ao cartão, como retirada de recursos e pagamento de contas simples; e
  • Quaisquer outras transações que não representem compras de bens e/ou serviços.

Comentário

Nos últimos dias, observamos muitas mudanças acontecerem envolvendo os aplicativos de pagamento, como o recente aumente de taxas do AME e 99Pay. Agora, o Itaú anuncia uma grande alteração nas regras de acúmulos de pontos dos seus cartões de crédito, que impacta diretamente os usuários que costumavam utilizar os aplicativos de pagamento para pagar suas contas e boletos pessoais.

Você costuma utilizar o cartão de crédito Itaú em transações que não representem compras de bens e/ou serviços? Para saber mais sobre os cartões de crédito Itaú, acesse o site do banco.

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$ 150 de crédito por indicação!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.