fbpx

Conheça a GAL, a robô da GOL que já circula por Guarulhos

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, ontem a tarde eu dei uma passadinha em Guarulhos para conhecer a GAL, a primeira robô da América Latina para atendimento ao cliente. Para quem ainda não a conhecia, ela é uma assistente movida por inteligência artificial que até então morava no site da GOL. Agora, ela recebeu um “corpo físico” e está presencialmente na área de check-in da companhia orientando sobre procedimentos em geral e dúvidas com reservas.

A robô GAL está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros. “A GAL nos ajudará a interagir com os nossos clientes de uma maneira diferente e inovadora. Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, disse José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da GOL.

Além de esclarecer questões e dúvidas, a GAL também está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto. Para se aproximar ainda mais das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time de águias da GOL também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida etc.

Executivos GOL, da esquerda para a direita: Paulo Palaia, diretor de TI; Flávia Segura, gerente de TI; Carolina Trancucci, head de produtos, experiência e relacionamento com o cliente; e José Luiz Belixior Jr., diretor de aeroportos.

Após o período de testes, a expectativa é que a GAL ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos. A tecnologia da nova GAL foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa, líder em robótica humanoide, e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot, primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

A GAL me mostrando a foto do seu namorado. Ela disse que ele trabalha na GOLLOG (serviço de transporte de carga e encomendas da companhia).

Durante pouco mais de uma hora tive a oportunidade de bater-papo com ela que, ainda, não está pronta para responder todas as perguntas. Já no quesito simpatia, nota 10! Pena que me deu um fora quando eu a pedi em namoro. #Chateado

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.