fbpx

Conheça o modelo impresso e digital da nova CNH

Notícias

Por Equipe

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CHN) começou a ser emitida – fisicamente e digitalmente – na última quarta-feira (01). O título do documento, agora em português, inglês e espanhol, facilita a identificação dos condutores brasileiros em outros países. A nova CNH foi aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


A nova CNH

Elaborado por meio de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura e o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, a nova CNH poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez.

A nova carteira aproximará o país dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena. Trará as cores verde e amarela e identificação das categorias com equivalência internacional nos três idiomas: português, espanhol e inglês. A inclusão das categorias e subcategorias de habilitação permitirá que o condutor possa ser facilmente identificado quando estiver dirigindo fora do Brasil.

Com relação à segurança, o documento terá o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. Também contará uma tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações. No verso, a CNH continua trazendo a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.


Modelo impresso

Confira o novo modelo da CNH na versão impressa, com suas atualizações de segurança:


Modelo digital

Confira também como ficará a nova CNH em sua versão digital:


CNH atual continuará válida

A entrada em vigor da nova CNH, porém, não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade. As regras de pontuação continuam as mesma que vigoram atualmente.

A validade também permanecerá a mesma:

  • 10 anos para condutores até 49 anos;
  • 5 anos para condutores de 50 a 69 anos;
  • 3 anos para condutores acima de 70 anos.

Com as informações do Ministério da Infraestrutura.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 na Conta Americana da Nomad!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.