Visitando o novo Airspace Customer Definition Centre da Airbus em Hamburgo

Notícias

Por Fábio Vilela

Para quem está me acompanhando no instagram (Segue lá @fabiovilela) notaram que ontem eu fui visitar a Airbus para conhecer algo totalmente revolucionário e novo no mundo da aviação – porém por causa de um embargo de confidencialidade, só pude compartilhar com vocês hoje.

Bom, mas hoje já posso contar – vamos lá! Em primeira mão pra vocês – conheçam o novo Airspace Customer Definition Centre (CDC) da Airbus em Hamburgo, Alemanha.

O local que foi reformado recentemente (aproveitaram um hangar antigo da fábrica) agora vai ser usado para personalização de cabines, incluindo agora os programas A320 e A330 – e também para complementar as áreas de personalização existentes do A350 XWB.

O que isso significa? Que a partir de agora, as operadoras (ou seja, cias aéreas) de todos esses programas poderão experimentar através de realidade virtual e aumentada as cabines dos aviões.

Com isto, as empresas conseguem otimizar na decisão da cabine de forma mais rápida, fácil e de última geração. A Airbus já tem oferecido isto aos clientes do A350 XWB desde a abertura do CDC original em 2014.

Além disso, o CDC agora adota totalmente a marca de cabine ‘Airspace’, que foi lançada pela primeira vez com o A330neo e estabelece novos padrões de conforto, ambiente, serviço e design para as companhias aéreas e seus passageiros. Consequentemente, o CDC foi renomeado para Airspace Customer Definition Centre.

A nova instalação adiciona aproximadamente 4.500 m² de mais espaço em dois andares dedicados aos clientes A320 e A330 e promoverá a realização de suas soluções integradas de cabine. A extensão do CDC apresenta novas áreas de mock-up específicas do cliente, bem como salas de conferência e apresentação altamente flexíveis em dois pavimentos – como se fosse um ambiente de um loft industrial.

Durante a visita pude conhecer praticamente todas as etapas que uma cia aérea passa por aqui antes de bater o martelo final sobre o layout definitivo da cabine. Aliás, um destaque importante é um novo sistema de projeção de piso inventado pela Airbus que exibe o layout real da cabine no piso – através destes lasers verdes. Vou aproveitar para mostrar pra vocês alguns deles!

A primeira parada foi na sala de realidade aumentada dos programas do A320 e A330.

Agora as empresas aéreas conseguem literalmente conhecer toda a cabine de forma muito mais real e em 3D. Um operador fica no computador (conforme vocês podem ver abaixo) e à medida que ele vai mexendo no mouse passando pelas diferentes seções do avião, você tem a real sensação de como a cabine vai ficar. Além disto a cia aérea pode optar instantaneamente por alterar a cor, modelo de poltrona, etc – tudo para adaptar ao modelo ideal que ela procura.

A primeira imagem estava embaçada, mas esta que coloquei o óculos na frente da câmera você consegue ver a definição – mesmo que pena – que esta projeção enorme consegue fornecer. Ou seja, combinados com os elementos originais da cabine, os clientes podem realizar testes “ao vivo” de layouts e cenários alternativos.

A segunda sala que visitei foi a de Early Digital Mock-up!

Nesta etapa, os engenheiros conseguem ter uma idéia da parte técnica da cabine – como dimensões, especificações de tamanho, posicionamento dos assentos, etc. Por exemplo, em uma situação que eles nos mostraram, eles conseguiram (antes da instalação) descobrir que a cortina da galley, quando fechada, acabava tampando o sinal da “Saída de Emergência” que fica no teto da aeronave – podendo assim consertar à tempo.

Se fosse em “outra época”, isto só seria visto depois da cortina instalada, então este eDMU facilita tanto a certificação quanto evitar pequenos problemas que só seriam notados em um estágio final.

A parte de acabamento final também pode ser toda decidia aqui no CDC.

Há uma enorme variedade de tecidos, texturas, materiais para piso, revestimento para assentos, etc.

Aqui os clientes podem decidir e testar como será o layout de cores misturando os diferentes materiais e cores disponíveis.

 

Uma outra grande novidade é a possibilidade de visitar a cabine – literalmente andando – através do óculos de realidade aumentada.

Em um mockup vazio, você usa o aparelho e vai andando pela cabine – com isto você tem uma noção de espaço entre as poltronas, galley e até do banheiro – isto permite que a cia aérea decida se o layout está adequado de acordo com o que ela quer ou não.

E por último, visitamos este “quarto” que aparentemente parece ser um simples mockup com algumas partes internas de um avião como galley, banheiro, bulkhead, etc.

Mas assim que eles apagam as luzes, um tecnologia projeta em laser no chão todo o layout da cabine e como você pode otimizar o espaço – dependendo do modelo de lavatório, assento ou galley que escolher – tudo em tamanho real. O máximo!

Além dessa inovação, alguns mock-ups de configuração também foram expandidos para incluir uma área de carga para discutir soluções para o uso do espaço no andar inferior e também mostrar diferentes tipos de assentos de fornecedores variados.

Nesta foto abaixo, o novo modelo de bin que cabe 4 malas de bordo por gabinete – O Glória!

Assentos da ACRO.

Modelos diferentes de poltronas da RECARO.

No tour, pude ver também que todas as salas de reunião são atualizadas com as mais recentes tecnologias de realidade aumentada para que os clientes tenham sempre a mais próxima noção de como será a realidade interna do avião.

Confesso que fiquei muito empolgado com esta tecnologia de ponta que a Airbus desenvolveu e instalou no novo CDC – Airspace Customer Definition Centre. A possibilidade de permitir que um operador conheça a cabine do avião de ante-mão antes mesmo dela começar a ser desenvolvida é um grande divisor de águas pois acredito que com isto, a margem e chance de algo sair errado é minimizada de uma forma significativa, além do fato de permitir que a cia aérea tenha uma idéia real do produto que irá entregar para seu público. Well done Airbus!

E aí, gostaram? Vocês tinham idéia de que tudo poderia ser feito de forma virtual?

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.