fbpx

Conheça o novo passaporte brasileiro

Notícias

Por Igor Tonetti

O governo brasileiro apresentou como serão os novos passaportes – produzidos a partir de setembro. O novo modelo, que mantém o brasão da República na capa, traz uma série de novidades internas e homenageia às regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

Passaporte capa


Novidades presentes no novo passaporte

Os novos passaportes serão produzidos pela Casa da Moeda. De acordo com o governo, entre as novidades do documento estão novos dispositivos de segurança, idealizados em uma parceria entre a Casa da Moeda, a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores.

Ainda segundo o governo, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada dez anos. Os itens de segurança do brasileiro que estavam em vigor eram os mesmos desde 2006.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a capa do passaporte tem um novo estilo da bandeira do Brasil. Nas páginas numeradas do novo documento há um aumento dos números de marcas d’água – que passou de uma para 13 ilustrações diferentes. Essas ilustrações representam a flora e a fauna dos principais biomas do país. Veja abaixo algumas imagens do novo documento:

“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes”, disse o ministro.

“A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, afirmou Torres.

A Casa da Moeda divulgou um vídeo em seu canal do YouTube mostrando as novidades presentes no documento. Veja:


Preços e métodos de emissão

Apesar das novidades presentes na versão atualizada do passaporte, os preços, a procedimento para emitir o passaporte, bem como o valor da emissão e a validade do documento, mantém da mesma forma que o passaporte tradicional. O valor continua sendo R$ 257,25 e o prazo de validade continua de dez anos.


Nova carteira de identidade

O protótipo do novo passaporte foi apresentado durante a cerimônia que divulgou as novas carteiras de identidade nacionais (CIN). O novo modelo já havia sido anunciado em fevereiro deste ano e usará o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como número de identificação.

A partir de 4 de agosto, a carteira de identidade nacional será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado em que seja produzida.

Inicialmente, os brasileiros que têm CPF e moram no Acre, em Pernambuco e Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul poderão solicitar a carteira de identidade aos institutos de identificação de seu estado. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023.

A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Dessa forma, será fácil confirmar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado. Segundo o governo, com essas mudanças, a identidade nacional será o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Além da versão física, que será gratuita, a CIN terá uma versão digital.


Carteira de identidade passará a ser documento de viagem

O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.


O que achou das novidades?

Fonte: Agência Brasil

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.