fbpx

Conheça o novo recurso de pagamentos no WhatsApp lançado hoje no Brasil

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Depois de dois anos de desenvolvimento, o Brasil se tornou o primeiro mercado do mundo a receber o novo recurso de pagamentos no WhatsApp – a partir de hoje é possível enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos diretamente em conversas pelo aplicativo.

Impulsionado pelo sucesso da funcionalidade no WeChat, o WhatsApp começou seus testes com uma versão beta limitada a 1 milhão de pessoas na Índia – onde ainda deverá ser oficialmente lançado.

Em nota, o WhatsApp disse que “enviar dinheiro para seus amigos e familiares vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem, o que é muito útil quando estamos fisicamente distantes”. 


Destaques

Configuração simples para transferências rápidas: adicione uma única vez um cartão com função débito emitido por um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro.

Proteja-se de atividades não autorizadas: use o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular para aprovar todo envio de dinheiro. Os dados do seu cartão são protegidos por criptografia, conforme os requisitos do PCI, e por diversas camadas de segurança.

Faça pagamentos no comércio local: use um cartão de débito ou crédito emitido por um dos bancos participantes para pagar suas compras no mercado ou no salão de beleza do bairro. Os dados do seu cartão são confidenciais e não serão compartilhados com os comerciantes. Se você é um comerciante, saiba mais sobre o recurso de pagamentos no WhatsApp Business.

Tudo em um só lugar: visualize o status de suas transferências diretamente nas conversas e acesse o histórico das transações passadas nas configurações do recurso de pagamentos.

Parceiros de pagamento confiáveis: as transferências são feitas com segurança de um banco para outro. O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay e processado pela Cielo no Brasil.


Como configurar, como enviar e como receber

O recurso está sendo liberado para brasileiros de forma gradual. Quando liberado, para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e verificar um cartão de débito emitido por um dos bancos participantes ou um cartão múltiplo com a função débito. Você também precisa de um cartão de crédito das bandeiras participantes para enviar pagamentos para empresas.

Como configurar o recurso de pagamento no WhatsApp (vídeo):

Como enviar dinheiro no WhatsApp (vídeo):

Demais tutoriais em texto:


Bancos e cartões elegíveis

O recurso de pagamentos no WhatsApp pode ser utilizado com cartões de débito, de crédito ou cartões múltiplos (crédito e débito) emitidos pelos seguintes bancos e bandeiras participantes:

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Observação: cartões de crédito podem ser usados somente para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay configurado para receber pagamentos por vendas.


Limites e Taxas

Você pode enviar até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação e receber até 20 (vinte) transações por dia, ou R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês. Ao atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos.

Embora não divulgado oficialmente, o Valor Econômico disse que o pagamento para empresas não tem limite, desde que seja para estabelecimentos no país e em moeda nacional. Não haverá taxas para o usuário individual, contudo, para as empresas, a taxa é de 3,99% sobre transação.


Tão fácil quanto compartilhar fotos

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse agora há pouco em uma postagem na rede social (tradução livre):

“Hoje estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos fazendo enviar e receber dinheiro tão fácil quanto compartilhar fotos. Também estamos permitindo que pequenas empresas façam vendas dentro do WhatsApp.

Para fazer isso, estamos utilizando o Facebook Pay, que fornece uma maneira segura e consistente de fazer pagamentos em nossos aplicativos. Quero agradecer a todos os nossos parceiros por tornar isso possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para lojistas no Brasil.

O Brasil é o primeiro país onde estamos lançando o recurso de pagamentos no WhatsApp. Mais por vir em breve!”


Comentário

Confesso que, como heavy user de apps de pagamento, há muito tempo aguardo este recurso no WhatsApp – que, embora tenha capacidade para puxar grande parte dos usuários do iti e PicPay, não me animou muito. Isso porque o recurso de pagamentos no WhatsApp não permite no momento a transferência de dinheiro para amigos utilizando cartão de crédito (apenas débito) – e a funcionalidade que eu mais prezo nos apps que mencionei é justamente o envio de dinheiro a amigos utilizando o crédito.

Em outras palavras, por ora, não me vejo utilizando o WhatsApp para enviar dinheiro. Apenas para pagar comércios e lojistas.

Você pretende abrir mão de aplicativos que permitem a transferência de dinheiro a amigos utilizando o cartão de crédito (e logo, o acúmulo de milhas) em prol do recurso do WhatsApp?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.