O primeiro dos oito Airbus A350 encomendados pela SAS entrou oficialmente na frota da companhia. A partir de 28 de janeiro de 2020, os passageiros poderão experimentar uma das aeronaves mais modernas e com baixo consumo de combustível do mundo.
O A350 da SAS
O A350 conta com novos modelos de assento além de soluções personalizadas e exclusivas para a SAS. Os projetistas e engenheiros da companhia examinaram todos os elementos da aeronave e projetaram um interior que oferecesse um alto nível de conforto, além de minimizar o peso e reduzir as emissões de carbono.
O teto da cabine do A350 é o mais alto do setor, com paredes laterais que oferecem mais espaço para os ombros e compartimentos de bagagem maiores. A aeronave possui uma câmera traseira de alta definição que oferece vistas da aeronave durante o voo através do entretimento de bordo
- SAS Business
No total, são 40 assentos com entretenimento de bordo com uma tela de 18,5” de alta resolução, além de tomada e entrada USB. O assento na posição cama tem a partir de 196 cm, já que alguns deles chegam a ser ainda maiores.
A SAS desenvolveu ainda uma nova área de boas vindas na entrada na aeronave, onde os viajantes são recebidos em um espaço elegante, com luzes embutidas e outros recursos exclusivos de design. Durante o voo, esta área servirá como um bar para os viajantes da business da SAS.
- SAS Plus
Essa classe conta com 32 assentos que incluem apoio para as pernas e suporte para os pés, telas de alta resolução de 13,3”, tomada, USB e um divisor que separa a cabine do resto do avião.
- SAS Go
A classe econômica da companhia conta com 228 assentos com telas de 11,6”, USB e mesa com suporte para bebidas. O avião também possui uma passagem de “corredor transversal” no meio da cabine para benefício de passageiros e tripulação.
- Tripulação
O A350 também oferece um novo ambiente de trabalho para a tripulação. Além de oito camas espaçosas para tripulação da cabine e pilotos, as galleys foram redesenhadas para oferecer melhores e maiores superfícies de trabalho. Além disso, o A350 possui iPads para ajudar na personalização do serviço e facilitar para a equipe relatar automaticamente falhas na manutenção, por exemplo.
Rotas
Batizado de Ingegerd Viking, o primeiro A350 da companhia entrará em serviço no dia 28 de janeiro. Ele ficará baseado no hub da SAS no aeroporto de Copenhague e operará em sete rotas durante o primeiro ano, incluindo Chicago, Pequim, Nova York, Tóquio, Xangai, Hong Kong e São Francisco.
Emitindo com milhas
Lembrando que a SAS faz parte da aliança Star Alliance, ou seja, é possível emitir passagens para voar com a companhia utilizando milhas de programas de fidelidade como o TAP Miles&Go, LifeMiles, MileagePlus entre outros.
Abaixo um exemplo de data disponível para emissão tanto em Executiva quanto em Econômica na rota entre Chicago e Copenhague com a nova aeronave.
- MileagePlus
- LifeMiles
- TAP Miles&Go
A emissão de parceiros Star Alliance utilizando milhas da TAP deve ser feita via call center. Lembrando que só é possível emitir ida e volta, e não apenas o trecho. O programa cobra 160.000 milhas (executiva) 90.000 milhas (econômica) uma ida e volta entre Estados Unidos e Europa.
Comentário
Muito bom ver as companhias oferecendo produtos mais modernos e eficientes para os passageiros. Gostei muito dessa classe executiva, linda demais!
No total, como parte da modernização da frota de curta e longa distância, a SAS receberá novas aeronaves Airbus A320neo (80), Airbus A330 Enhanced (5), Airbus A350 (8) e Airbus A321LR (3) antes do final de 2023.
Alguém já voou com a SAS? Como foi sua experiência com a companhia da Escandinávia?